Em Brasília, nova diretoria assume CNM no triênio 2009/2012

Em solenidade realizada na última quarta-feira, 27 de maio, em Brasília, a nova diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM) foi empossada para dirigir a entidade no triênio 2009/2012. Lideranças municipalistas de todo país, deputados, senadores e representantes do governo federal prestigiaram a cerimônia que oficializou a reeleição do presidente Paulo Ziulkoski.


“A luta só vai continuar se os novos membros da diretoria nos ajudarem. Nós temos o dever de formular estratégias para fortalecer, ainda mais, o movimento municipalista” afirmou Ziulkoski, ao iniciar seu discurso. Ele também agradeceu o empenho e a dedicação dos membros da antiga diretoria em defender, nos últimos três anos, os interesses dos Municípios. “Ninguém trabalha sozinho. Nossas conquistas são resultado da união de todos”, destacou.

Após a leitura do termo de posse, Ziulkoski lembrou as dificuldades dos primeiros anos de atuação da CNM, época em que os representantes do municipalismo ainda não haviam conquistado a credibilidade junto ao governo que hoje possuem. “Este resultado é fruto de muito trabalho”, disse, enumerando conquistas do movimento municipalista nos últimos anos. Entre as metas da diretoria para o próximo triênio, Ziulkoski afirmou que uma das principais bandeiras da CNM será trabalhar pela aprovação da Emenda Constitucional n.º 29, que regulamenta a distribuição de repasses para a área da Saúde, além de dedicar importância ao tema previdenciário e à luta por uma melhor distribuição dos recursos.

O presidente da CNM também afirmou que outra reivindicação da nova diretoria será a aprovação da PEC dos Precatórios – no modelo em que o texto foi aprovado no Senado – e o aumento do valor/aluno dos repasses da União para ajudar os Municípios a financiar a merenda escolar. Sob aplausos, Ziulkoski finalizou a cerimônia reafirmando o compromisso da nova diretoria em trabalhar em prol dos interesses dos Municípios. “Vamos continuar nesse caminho, buscando debates produtivos com o governo federal e sempre em defesa do municipalismo”.

Ao lado de Ziulkoski, formaram a mesa de autoridades: João Guerino Balestrassi, novo vice-presidente da CNM; Leonardo Azeredo Bandarra, Procurador Geral de Justiça do Distritos Federal e Territórios; Manoel Paulo de Andrade, representante da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); Alexandre Padilha e Gilmar Dominici, da subchefia da Secretaria de Assuntos Federativos (SAF); Wilson Santos, 1.º vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP); Edson Brum, deputado estadual (PMDB-RS); Manoel Junior, deputado federal (PSB-PB); Valter Pereira (PMDB-MS) e Renato Casagrande (PSB-ES), senadores;

Confira o nome dos integrantes empossados: No Conselho Diretor foram eleitos: Paulo Ziulkoski, Presidente; João Guerino Balestrassi (ES), como 1º Vice-presidente; Luiz Benes Leocadio de Araújo (RN), 2º Vice-presidente; Pedro Ferreira De Souza (MT), 3º Vice-presidente; Valtenis Lino Da Silva (TO), 4ºVice-presidente; Vicente De Paula Souza Guedes (RJ) para o cargo de 1º Secretario; Rubens Germano Costa (PB), 2º Secretario; Joarez Lima Henrichs (PR) como 1º Tesoureiro e Gilmar Alves Da Silva (GO), 2º Tesoureiro.

Para o Conselho de Representantes Regionais assumirão: na Região Norte, Jair Aguiar Souto (AM), como titular e Rildo Gomes de Oliveira (AP), suplente. Região Sul, Glademir Aroldi (RS), titular e Mauri Heinrich (RS), suplente. Região Sudeste, David Loureiro Coelho (RJ), titular e Elbio Trevisan (SP), suplente. Região Nordeste, Renilde Bulhões (AL), titular e Eliene Leite Araújo Brasileiro (CE), suplente. Região Centro Oeste, Simone Nassar Tebet (MS) como titular e Abelardo Vaz (GO) como suplente.

No Conselho Fiscal, assumirão como Titulares: Helder Zahluth Barbalho (PA), Luis Coelho da Luz Filho (PI) e Orlando Santiago (BA). Para suplentes, Evandro Bazzo (MS), 1º Suplente, Liberato Rocha Caldeira (SP), 2º Suplente e Jose Maria Bessa de Oliveira (AP) como 3º Suplente. (Fonte: CNM)