Obras da Cinquentenário serão Intensificadas depois do Natal

As obras de reurbanização da Cinquentenário serão intensificadas após o período natalino, para não atrapalhar as vendas do comércio, e deverão estar concluídas em julho de 2010, durante os festejos do centenário de Itabuna. A informação é do secretário de Planejamento e Tecnologia (Seplantec), Mauricio Athayde, que tem o cuidado de definir todo o detalhamento do projeto, elaborado em conjunto com técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Ele explica que as obras foram iniciadas pela Coelba e Emasa. A Coelba, por exemplo, vem trabalhando nos finais de semana na transferência dos transformadores para as transversais da Cinquentenário. O trabalho também vai incluir a substituição da fiação e de alguns postes ao longo da avenida, que receberão um moderno sistema de iluminação à base de leds.

Já a Emasa iniciou a padronização das áreas de serviço, um espaço especifico para cabeamento das redes de telefonia, internet, televisão a cabo, além de caixas de luz, de água e de esgoto, ao longo de toda a extensão da avenida. As obras serão executadas no trecho compreendido entre o Centro de Cultura Adonias Filho até o canal da avenida Amélia Amado.

Outro aspecto ressaltado por Athayde é a elaboração do plano altimétrico das fachadas de cada imóvel, que vão ser adequados para definir a cota dos passeios. “Também finalizamos o projeto conceitual das calçadas e das passagens elevadas para pedestres e cadeirantes, para oferecer acessibilidade e segurança para deficientes”.

O secretário explica que o edital de licitação para a compra de 4 mil metros de meio fio e de 900 mil pedras intertravadas, um material facilmente montável e desmontável, sem necessidade de uso de cimento ou reajunte e que tem sido amplamente utilizado em projetos de urbanização contemporâneos. O projeto incorpora ainda um piso tátil em linha reta ao longo de toda a avenida, que tem uma extensão de 1.600 metros.

A inovação, segundo ele, fica por conta da humanização da avenida, que terá em cada esquina áreas de convivência com mobiliário – bancos, lixeiras e áreas verdes -, equipamentos planejados por técnicos da Seplan e da Sedur. “As faixas de pedestres não serão pintadas, mas coloridas com pedras vermelhas e brancas, oferecendo maior segurança aos pedestres, que terão passagens com elevação nas faixas específicas”.

Athayde ressalta ainda as intervenções urbanísticas e mudanças que serão implementadas no Jardim do Ó (Praça José de Almeida Alcântara), praças Camacã (Otávio Mangabeira) e Adami, onde será instalado o Relógio do Centenário, e Santo Antônio, um projeto arrojado e que dará um novo visual à principal Avenida de Itabuna, que é um importante polo de comércio e serviços, recebendo diariamente milhares de visitantes. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)