Juventude discute políticas públicas para Itabuna

Com o objetivo de discutir políticas públicas direcionadas à juventude, principalmente relacionadas ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, a Secretaria da Assistência Social de Itabuna, através da Divisão da Juventude, realizou no sábado (12), na Escola Profissionalizante, a primeira reunião do Conselho Municipal de Juventude, composto por jovens das faculdades da cidade, de grêmios, representantes de movimentos sociais, do executivo e legislativo.

Para apresentar a temática, participou do encontro o articulador do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Contra a Criança e Adolescentes do Território Brasileiro (Pair), Gilson Assis, que debateu sobre os elementos caracterizadores da violência sexual, formando jovens multiplicadores de informações que podem ajudar a comunidade no combate a esse problema social.

Outro tema abordado foi a organização de intervenções para reduzir o risco de vulnerabilidade juvenil em Itabuna. A proposta é mobilizar a juventude e diversos setores para a realização de ações em benefício dos jovens da cidade. O departamento está organizando uma caminhada pela paz, visando chamar a atenção da sociedade para esta problemática.

Durante o evento foi anunciada a implantação de três projetos direcionados aos jovens no município: Projovem Trabalhador, que oferece 21 cursos profissionalizantes; o Paz nas Escolas, que apresenta ações integradas para o protagonismo juvenil, e o programa Meu Primeiro Emprego, que encaminha os jovens para o mercado de trabalho.

A pauta ainda incluiu a estruturação de um plano de ação para a Comissão Municipal Pró-Grêmio Intercolegial, que pretende reestruturar grêmios estudantis nos estabelecimentos de ensino da cidade. Já foram reestruturados quatro grêmios nos colégios Modelo Luiz Eduardo Magalhães, Josué Brandão, Centro Integrado Oscar Marinho Falcão (Ciomf) e Presidente Médici. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)