SEC promove debate sobre Fundeb, piso salarial e plano de carreira

A Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna promoveu, na quinta-feira (22), no auditório da FTC, um encontro com os profissionais da rede de ensino do município, com o objetivo de discutir sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), piso salarial e plano de carreira para o magistério. O evento contou com a participação do deputado federal Severino Alves, que ministrou palestra sobre o tema “Educação: direito de todos”.

O parlamentar destacou a presença e o interesse do prefeito em incentivar o debate sobre questões importantes para os professores da cidade. Ao comentar sobre o piso salarial e plano de carreira, Severiano Alves observou a necessidade de valorizar o magistério, “alinhando e aliando” a formação e a carreira, o que será definido com a formatação do plano.

A expectativa é que em 2010 o piso salarial nacional aumente de R$ 950,00 para R$ 1.132,40. Com o intuito de adequar os salários dos professores ao novo piso, o secretário Gustavo Lisboa enviou uma solicitação fundamentada ao ministro da Educação, Fernando Haddad. No documento, foram expostos dados estatísticos que apresentam o cenário da educação no município como o quadro funcional formado totalmente por professores concursados, com 90% enquadrados no regime de 40 horas.

Lisboa mencionou os dados financeiros que comprovam os reajustes salariais realizados e o custo com a merenda escolar, dentre outras informações. “Nós pretendemos conservar as gratificações e adicionais independentes do piso, ou seja, não queremos incorporar as vantagens ao valor do piso salarial, por isso devemos observar os recursos financeiros disponíveis, de modo que possamos honrar nossos compromissos”, frisa Lisboa.

Também estiveram presentes o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, o vice-prefeito e secretário da Saúde, Antônio Vieira, secretário da Educação de Itabuna, Gustavo Lisboa, secretários municipais de Educação de cidades circunvizinhas e profissionais da rede de ensino de Itabuna. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)