Ilhéus apresenta dados da Campanha contra Osteoporose

Durante o mês de setembro e parte deste mês, a Prefeitura Municipal promoveu em Ilhéus uma programação intensiva para a detecção da osteoporose, doença crônica caracterizada pela diminuição da massa óssea que atinge pessoas acima de cinquenta anos e, principalmente, do sexo feminino. A I Campanha Municipal de Prevenção a Osteoporose foi deflagrada pelo município em parceria com as secretaria de Saúde e de Assistência Social e Trabalho, e percorreu as principais unidades básicas de saúde e sedes do Programa Saúde da Família (PSF) realizando gratuitamente o diagnóstico precoce da doença.

Na noite da última quinta-feira (22), o vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, apresentou o balanço da campanha, ressaltando a importância da prevenção. A realização do exame, que conta com tecnologia de ponta e indica o diagnóstico em poucos minutos após o ultrassom do calcânio, foi possibilitada graças ao apoio do laboratório farmacêutico internacional Eli Lilly, que disponibilizou a máquina. Além de Ilhéus, as cidades de Guananbi, Caitité, Brumado, Jequié, Vitória da Conquista e Camaçari também realizaram a campanha de prevenção com a máquina trazida pelo laboratório com sede nacional em São Paulo.

Segundo explicou o vice-prefeito, foram realizados em Ilhéus 1.513 exames, que apontaram a manifestação da doença em 122 pessoas. Outro dado do diagnóstico mostrou que 380 pessoas possuem osteopenia – que seria o primeiro passo de evolução para a osteoporose, de acordo com Mário Alexandre. O relatório mostrou ainda que dos exames realizados, 1.011 deram negativo para a presença da doença, o que, para o vice-prefeito, representa a conscientização da população ilheense sobre a importância em manter bons hábitos de saúde e em realizar exercícios regulares que ajudam a prevenir a doença. A diretora da 6ª Dires, Sonilda Melo, lembrou que o tratamento necessário para combater a osteoporose é gratuito e pode ser solicitado, após diagnóstico da doença.

Além das unidades de saúde e PSFs, o exame também foi disponibilizado na sede da Secretaria de Assistência Social durante cadastramento para acesso ao transporte público gratuito de idosos e deficientes. Mário Alexandre considerou ainda que o trabalho integrado entre as secretarias garantiu um resultado bastante positivo “porém, o objetivo do prefeito Newton Lima é que no próximo ano a campanha estenda a disponibilidade do exame para um maior número de pessoas, inclusive para a zona rural”. O representante do laboratório Eli Lilly, Aldanir Lopes Machado, também destacou que a prevenção é a maneira mais eficaz de combater a doença. “Além de possibilitar o exame gratuitamente à população, a campanha também forma novos agentes multiplicadores das ações preventivas que podem ser feitas para evitar a doença”.

Presenças - Estiveram presentes à reunião médicos, os vereadores Alcides kruschewsky, Marcos Flávio, Aldemir Almeida, Tarcísio Paixão, Dinho Gás, e os secretários municipais Paulo Goulart (infra-estrutura e Planejamento), Carlos Freitas (Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito), Sebastião Maciel (Educação), Antônio Olímpio (Meio Ambiente), Augusto Macedo (Assistência Social e Trabalho), além do presidente da Universidade Livre do Mar e da Mata, Geerdson Ribeiro. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)