Com a realização das conferências municipais de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ibicaraí concluiu o ciclo das atividades voltadas para a elaboração de propostas para o setor social. Na conferência de Assistência Social foi debatida a política de assistência social do município, visando a garantia da participação popular e controle social no SUAS – Sistema único de Assistência Social.
Já a Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente discutiu a construção de diretrizes da política e do plano decenal. A palestrante Rosana Bandeira abordou o tema “Proteção e defesa no enfrentamento das violações”. Ela é coordenadora do Grapiúna Cidadão – Centro de Execução de medidas Sócio Educativas. Na platéia, representantes da comunidade, do município e do Conselho Tutelar, puderam interagir e fazer questionamentos a fim de aperfeiçoar as políticas públicas para a criança e o adolescente em Ibicaraí. A palestrante mostrou a realidade social das crianças que necessitam de um acompanhamento do poder público, no sentido de prover suas necessidades básicas de educação, lazer, cultura e esporte a fim de que não trilhem o caminho da delinqüência e do conflito com a lei.
Assistência social - O Conselho Municipal de Assistência Social, em parceria com a prefeitura, reuniu centenas de pessoas no Clube dos Quarenta em Ibicaraí, na Conferência Municipal de Assistência Social. Participaram da atividade gestores da assistência social, conselheiros tutelares, representantes de órgãos públicos, trabalhadores da assistência social e da sociedade civil organizada.
O prefeito Lenildo Santana destaca a importância da conferência como um momento de contribuição para construção de políticas públicas para a assistência social. “A promoção do debate em torno dos direitos e dos deveres dos usuários do sistema é o que garante a melhoria do serviço e a conscientização de toda comunidade”.
Para a secretária de Assistência Social, Ângela Santana, Ibicaraí precisa avançar cada vez mais em políticas públicas voltadas para área social, e os conselheiros devem estar sempre disponíveis para trabalhar pelos usuários. Os dois eventos resultaram na apresentação de propostas de ações a serem adotadas em Ibicaraí no âmbito social, nas políticas públicas voltadas para o social no município. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ibicaraí)