Campanha pretende vacinar mais de 25 mil animais contra a raiva

A Secretaria de Saúde de Itabuna espera vacinar até o próximo sábado (26) – Dia Nacional de Vacinação Anti-Rábica - mais de 25 mil cães e gatos contra a raiva animal. Para alcançar a meta prevista, a Divisão de Vigilância à Saúde, através do Centro de Zoonoses, está intensificando desde o início deste mês a vacinação na zona rural do município.

O diretor de Vigilância à Saúde, Florentino Souza Filho, ressalta que, para o Dia Nacional de Vacinação Contra a Raiva, a Secretaria de Saúde está mobilizando mais de 400 profissionais em todas as unidades de saúde do município, incluindo os técnicos do Centro de Zoonoses e da Vigilância Sanitária, acadêmicos do curso de veterinária da Uesc, voluntários do Grupamento de Bombeiros Militares e do Tiro de Guerra. No sábado, a vacinação acontece das 8 às 17 horas.

Ao destacar que o último caso de raiva humana registrado na região foi registrado há 12 anos, Florentino lembra que para manter este indicativo a vacinação de cães e gatos é imprescindível. “A população deve estar atenta porque a raiva pode levar a pessoa infectada à morte e os principais transmissores da doença para o humano são justamente estes animais domésticos”, argumenta.

A imunização faz parte da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Raiva, coordenada pelo Ministério da Saúde. Devem ser vacinados apenas cães e gatos com mais de dois meses de idade, bem como as fêmeas que estiverem prenhas ou recém-paridas. Também precisam ser imunizados os animais já vacinados na campanha anti-rábica do ano passado. Os que tomaram apenas uma dose da vacina, desde o seu nascimento, devem receber um reforço 30 dias após a primeira dose. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)