Secretaria de Saúde e 20ª Dires orientam a população de Poções sobre a Gripe Influenza A

Uma palestra proferida na quinta feira (6), na Câmara de Vereadores de Poções, pela equipe de Vigilância Epidemiológica da 20ª Dires de Vitória da Conquista, Coordenada por Silvia Pessoa, explicou como se evita a propagação da gripe suína (influenza A N1H1). No plenário a presença de médicos, enfermeiros, agentes de saúde, professores, estudantes, diretores da rede de ensino e populares interessados em saber tudo sobre a gripe que está matando e que na maioria das vezes exige preocupação das autoridades de saúde e calma, pois com mais informação para a população pode prevenir a doença.

O encontro foi iniciado pelo médico pediatra Dr. José Schettini Neto, Vice Prefeito e Secretário Municipal de Saúde, que agradeceu a vinda da equipe, mostrando assim a preocupação do Governo Municipal em proteger a população de Poções e tranqüilizou a todos dizendo que não há registro de suspeita da gripe no município, e afirmou: “desde janeiro quando assumimos, estamos mostrando que a saúde está mudando e eu sei que não é fácil para os opositores do povo carente aceitar o nosso trabalho, vou continuar fazendo a saúde de qualidade que o povo precisa e neste período da administração há um respeito do Ministério da Saúde, Sesab, 20ª Dires e dos demais Secretários Municipais da região pelo trabalho implantado aqui em Poções”, concluiu Dr. José.

Em sua palestra, Sylvia Schettini da 20ª Dires, mostrou dados da gripe no Brasil, que hoje está na fase de transição na pandemia, explicou que a Bahia vem registrando casos suspeitos e o registro de uma morte, que ainda falta o laudo do laboratório para a confirmação. A influenza A é uma gripe diferente da comum e, somente os médicos, podem diagnosticar, e, Poções está pronta para fazer este procedimento e somente os casos graves serão encaminhados através da central para o Hospital de Base, que destinou uma ala somente para o tratamento das pessoas infectadas. Para Sylvia as crianças são os principais meios de comunicação direta da informação, pois atinge os pais que são alertados da doença.

Segundo Aline palestrante do evento, não existe vacinas ainda, apesar dos estudos em vários países. O Brasil recebeu 18 milhões de dozes, que devem ser distribuídas apartir de setembro e somente em 2010 ela estará nos postos à disposição da população. Aline explicou também que para evitar à gripe, a pessoa deve lavar as mãos com sabão e água com frequencia e o álcool em gel pode combater o vírus. Procedimentos simples como levar à mão a boca ou nariz para tossir ou espirar, pode evitar a propagação do vírus, outra medida é está sempre em ambiente arejado e com pouca circulação de pessoas.

Durante a palestra o plenário fez perguntas às palestrantes sobre o atendimento ao paciente com febre alta, a Coordenadora da 20ª Dires Silvia Pessoa, respondeu que as unidades darão prioridade as pessoas com suspeita de gripe, mesmo que depois de passar pelo médico, seja detectada uma gripe comum. Em resposta a pergunta sobre o deslocamento de pacientes para Vitória da Conquista, Silvia disse que todo o foco da gripe vem no estágio da doença respiratória aguda e considerada grave. Já para a pergunta sobre a capacidade de atendimento do Hospital de Base que atende os 73 municípios do Sudoeste, Silvia voltou a afirmar que a 20ª Dires vem orientando as secretarias de cada município para usar a central de regulação como meio de obter as vagas necessárias.

O coordenador dos PSFs, Flávio, apresentou o modelo de orientação que será apresentado as unidades apartir de segunda feira (10), como forma de ajudar a diagnosticar os casos suspeitos de gripe comum e influenza A.

A Coordenadora Municipal de Saúde, Jaquilene Santos, encerrou a palestra agradecendo a presença de todos e pediu que cada um seja multiplicador das informações sobre a gripe suína, e afirmou: “queremos fazer a coisa certa, antes de sair dizendo que é gripe suína, precisamos primeiro da informação. Há um respeito pela dignidade e preservar a vida é um dever não só do pessoal de saúde, mas de toda a população”, concluiu Jaquilene. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções)