Salvador recebe terceira edição do Prêmio ODM

O Governo Federal lança, no dia 13 de agosto, às 9 horas da manhã, na Casa do Comércio (Av. Tancredo Neves), em Salvador, a terceira edição baiana do Prêmio ODM Brasil 2009 - Objetivos de Desenvolvimentos do Milênio, com oito metas: acabar com a fome e a miséria; oferecer educação básica de qualidade para todos; proporcionar a igualdade entre os sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a AIDS, a malária e outras doenças; conceder qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, e fazer com que todos trabalhem pelo desenvolvimento de seu país.

Esses objetivos são resultado de reuniões de líderes de 191 países, que decidiram firmar um pacto que incluiu, na pauta internacional de prioridades, temas fundamentais de direitos humanos sob a perspectiva do desenvolvimento econômico e social.
No lançamento do prêmio, que deverá contar com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner, será realizado seminário, em cuja programação constam diversas atividades durante todo o dia 6 de agosto. Pela manhã, às 9h, ocorre apresentação dos Objetivos do Milênio e, às 11h, acontece a Oficina do Prêmio. À tarde, às 14h, será a vez da Oficina de Municipalização e, às 15h30, a Oficina de Mobilização. O encerramento será às 17h e será debatido a formação e o fortalecimento do Núcleo Estadual para a disseminação dos Objetivos.
O Brasil tem sido um dos países que mais avançaram no alcance das metas estabelecidas, tendo como expectativa o alcance e resultado esperado na maioria dos oito objetivos. Contudo, os índices não estão uniformizados em todo o país. Para diminuir esta disparidade, o Governo Federal, em conjunto com a sociedade civil, vem adotando ações com foco que estimulem a universalização do desenvolvimento econômico e social em todo o Brasil.
Coordenado pela Secretaria Geral da Presidência da República, PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o evento conta com o apoio do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobrás e Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Essas organizações estão se articulando com diversas entidades parceiras para a organização local do seminário.
Na primeira edição, que ocorreu em 2005, foram premiadas oito prefeituras, nove organizações, dez personalidades e instituições. Na segunda, que aconteceu 2007/2008, foram premiadas oito prefeituras e 12 organizações. Mais informações e contatos: www.odmbrasil.org.br (Fonte: Ascom do BB)