Mostra de Artes do Cepei marcará Semana da Pessoa com Deficiência

Ensaios de dança e música, finalização de trabalhos de pintura em tecido e artesanato. Esta tem sido a rotina para dezenas de estudantes e pais de alunos assistidos no Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (Cepei), que prepara à II Mostra de Artes em comemoração a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, em Itabuna, no próximo dia 26 de agosto.

A partir do tema “Itabuna e Eu, Uma História de Conquistas!”, com o evento o Cepei pretende promover o uso da arte como ferramenta de inclusão social, criando oportunidades de aprendizado e ambientes inclusivos que beneficie as pessoas com necessidades educacionais especiais. Durante a Mostra, os estudantes subiram ao palco do Centro de Cultura Adonias Filho para recitar poesias, apresentar danças, coreografias e interpretar sucessos da MPB.

No foyer do teatro, os pais estarão expondo seus trabalhos produzidos em oficinas promovidas no Cepei. Ao avaliar a importância do evento, a assessora psicopedagógica da SEC, Milene Dantas, lembrou as políticas de inclusão social estão cada vez mais direcionadas para o desenvolvimento de ações afirmativas e de valorização da pessoa, independente de sua condição humana e social.

“Desta forma, as instituições que trabalham com pessoas com necessidades educacionais especiais possuem o compromisso de criar mecanismos de estímulo ao desenvolvimento das potencialidades de cada um, tanto na sua trajetória acadêmica, quanto social”, afirma Milene. Ela acrescenta que nesta perspectiva, e considerando a diversidade de talentos e habilidades que as pessoas possuem, a equipe multidisciplinar do Cepei vem investindo em atividades artísticas e culturais como estratégias de motivação e reconhecimento da sensibilidade independente da condição de deficiência que cada um tem.

Para a diretora do Cepei, Tatianny Oliveira de Sousa, a Mostra de Artes também é uma forma de conhecer as demandas sensoriais e estimular a sensibilidade artística das pessoas com necessidades educacionais especiais. Fundado em julho de 2006, o Cepei já realizou mais 25 mil atendimentos nas áreas de dificuldades e distúrbios da aprendizagem, deficiência intelectual, auditiva e visual, além de psicologia e fonoaudiologia. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)