Empregos verdes: nova tendência será discutida em encontro em Manaus

À medida que cresce a preocupação da sociedade civil com a preservação do meio ambiente, surge a necessidade de buscar novas alternativas para frear o aquecimento global, rumo ao desenvolvimento sustentável. Diante deste quadro, os empregos verdes – aqueles relacionados às novas tecnologias ambientais – ganharam destaque e figuram na lista das principais tendências na área para os próximos anos.

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) confirmam o crescimento: apenas no setor de energias renováveis, por exemplo, existem 2,3 milhões de empregos. A expectativa é que 20 milhões de postos sejam criados até 2030. Na agricultura, 12 milhões de vagas podem surgir da produção de biomassa e o mercado para produtos ecologicamente corretos pode movimentar R$ 2,7 bilhões até 2020.
No Brasil, a área mais promissora para a criação de empregos verdes é a reciclagem, onde 500 mil trabalhadores já exercem a atividade. “Além de garantir emprego e renda, os trabalhadores deste setor contribuem para o desenvolvimento sustentável do planeta”, afirma o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.
Atenta à importância deste tema e de outros relacionados ao meio ambiente, a CNM – em parceria com a prefeitura de Manaus (AM) e a Associação Amazonense de Municípios (AAM) – realizará na capital amazonense a I Cúpula Amazônica de Governos Locais, entre os dias 7 a 10 de outubro.
De acordo com Ziulkoski, o encontro é uma excelente oportunidade para que gestores discutam alternativas de preservação ao meio ambiente, inserindo os Municípios nesta luta. “Podemos investir nos empregos verdes. Eles podem ser importantes aliados, neste cenário de crise econômica, para a criação de posto de trabalho, além de serem sustentáveis”, completa.
Na Cúpula, o tema empregos verdes será debatido no painel Trabalho Decente e Empregos Verdes. A moderadora da mesa é Cristina Montenegro, representante no Brasil do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnuma). Também debatem Jean Benevides, gerente nacional de meio ambiente da Caixa Econômica Federal, e Paulo Sérgio Muçouçah, coordenador do Programa de Trabalho Decente e Empregos Verdes da OIT.
Cúpula Amazônica de Governos Locais - Representantes dos governos municipais, estaduais e federais, especialistas em meio ambiente, órgãos internacionais e sociedade civil estarão reunidos em Manaus para discutir a inclusão da Amazônia nas Negociações de Mudanças Climáticas.
A Cúpula representa mais uma oportunidade para preparação dos gestores municipais antes da Conferência Climática das Nações Unidas em Copenhague (COP 15), maior evento internacional que discute mudanças climáticas. O evento está agendado para dezembro de 2009. (Fonte: CNM)