Vacinação contra a poliomielite prossegue em Ilhéus até o dia 17

Prossegue até o próximo dia 17 em Ilhéus a Campanha contra a Poliomielite (paralisia infantil), trabalho que tem como meta vacinar 18 mil e 805 crianças de zero a quatro anos. De acordo com a secretária de Saúde, Marleide Figueiredo, além de uma equipe que segue visitando a zona rural, principalmente as áreas de difícil acesso, os postos e unidades do município continuam vacinando normalmente. A campanha, que teve início no dia 9 de junho, imunizou até o momento cerca de 15 mil crianças.

Segundo as autoridades públicas, a poliomielite, comumente chamada de pólio, está erradicada no Brasil desde 1994. Em 1989, foi registrado o último caso da doença no país, mas ainda há casos em outros países, principalmente no continente africano. “Por isso, é fundamental que este trabalho continue sendo realizado, visando evitar que ocorra a reintrodução do poliovírus no Brasil”, explica Kátia Chagas, coordenadora de Imunização da secretaria municipal de Saúde. No Brasil, que teve como Dia Nacional de Mobilização o ‘20 de Junho’, o objetivo é imunizar 1 milhão e 200 mil crianças
A poliomielite, doença causada por um enterovírus, denominado poliovírus (sorotipos 1, 2 e 3), não tem tratamento específico. A única medida eficaz é a vacinação. Há dois tipos de vacina: a Salk e a Sabin. Nos países onde a poliomielite ainda existe deve ser usada a Sabin porque o chamado risco baixo é mais que contrabalançado pelo risco real da verdadeira poliomielite. Nos países onde ela já foi erradicada, a vacina Salk é suficiente e os riscos de paralisia, menos aceitáveis. (Fonte: ascom da Prefeitura de Ilhéus)