Secretaria de Educação discute aceitação do proteinado de soja na merenda escolar

Técnicos da Secretaria de Educação de São Desidério realizaram atendimento a Escola Municipal Pedro Alvino da Rocha no povoado de Sítio Novo, na quarta, 22. O objetivo foi orientar os funcionários na conscientização dos alunos para que aceitem alimentos derivados da soja no cardápio da merenda escolar. Na visita o diretor de apoio ao Fundo Monetário Educacional, Ivo Cezar de Moraes, identificou aversão desses derivados por parte de alunos de 5ª a 8ª séries, com faixa etária entre 14 e 17 anos. “Entendemos que a adolescência é uma fase especial, por isso estudaremos métodos de incentivo para que esses alunos experimentem a merenda antes de rejeitá-la”.

Segundo o diretor da escola, Luiz Paulo da Silva, os estudantes do turno da manhã foram os únicos que apresentaram resistência em provar a merenda. Já com os alunos matriculados à tarde, a exemplo de Flávio de Santana, a alimentação foi bem recebida. “A merenda é gostosa e bem preparada, eu como todos os dias e até repito”, comentou o aluno. Das 54 escolas municipais ativas, apenas a de Sítio Novo apresentou alunos com resistência aos derivados da soja. No povoado de Almas, por exemplo, a merendeira, Edivânia Soares, explica que no início existe uma reação adversa, mas é o tempero que define o sabor. “Aos poucos adicionamos a carne de soja no lanche, 90% dos alunos aprenderam a gostar”.

A nutricionista da Secretaria de Educação, Marciana Paulino, acompanhou a visita a Sítio Novo e deu dicas de preparação do alimento. Para ela é de fundamental relevância o acompanhamento dos técnicos. “Quando estamos presentes nas escolas conhecemos a realidade. Tenho certeza que essa visita surtirá efeito, principalmente porque tenho consciência da qualidade da alimentação escolar”, afirma. Na oportunidade a nutricionista marcou uma palestra com pais, funcionários e alunos de Sítio Novo para debater a importância da merenda balanceada e nutritiva nas escolas do município.

Benefícios - De acordo com a nutricionista Marciana, o consumo de soja é garantia de muitos benefícios à saúde, por este motivo foi incorporado no cardápio escolar. “A soja é um dos alimentos produzidos na região que apresenta muitas características nutricionais”. O grão é rico em proteínas, ajuda na prevenção contra a osteoporose, previne alguns tipos de câncer, auxilia na redução das taxas de colesterol e apresenta uma baixa quantidade de gorduras. Pertence ao grupo das leguminosas que inclui o feijão, a lentilha e o grão de bico. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)