Melhoria do sistema vai da estrutura à qualificação

Uma educação de qualidade se faz com bons profissionais, propostas pedagógicas, ferramentas educacionais e estrutura física adequada. Ciente disso, a Prefeitura planeja os investimentos no sistema de ensino de Camaçari para atender a todas as necessidades. Iniciativa que, inclusive, rendeu vários prêmios de reconhecimento ao Município.

Por entender que o profissional é uma peça fundamental para a melhoria da qualidade de ensino, a Prefeitura de Camaçari investe na qualificação dos professores como o curso de pedagogia gratuito, oferecido para os docentes das séries iniciais, cursos de formação continuada, vagas para projetos de mestrado e a inclusão digital dos professores com a cessão de mais de mil computadores aos profissionais que estão em sala de aula.

Outro ponto crucial para obter uma educação de qualidade é a prática pedagógica. Em Camaçari foram formulados sete eixos estruturantes que integram as políticas públicas educacionais do Município. Educação inclusiva, ambiental, esporte, robótica, informática, arte-educação e ciências experimentais representam as linhas mestras de ações nas escolas.

A estrutura também reflete diretamente no ensino. Escolas reformadas e bem equipadas ajudam a elevar a auto-estima dos profissionais e alunos, que se sentem mais motivados à frenquentar a escola. Além das reformas, como construção de refeitórios, quadras poliesportivas e laboratórios, os centros ganharam ferramentas educacionais, a exemplo de computadores e mesas educacionais, o que contribui consideravelmente para o processo de aprendizagem.

O ensino superior também recebe atenção especial. Além do sistema de educação à distância, implantado em 2006, que atualmente atende mais de 370 pessoas através de cinco cursos oferecidos por quatro universidades, a Prefeitura de Camaçari beneficia mais de 2 mil estudantes com as bolsas universitárias e estagio, geridas pela Secretaria de Governo. A Secretaria de Serviços Públicos também garante transporte gratuito aos alunos que estudam em faculdades de Lauro de Freitas e Salvador. Os estudantes carentes que cursam o ensino fundamental no Município também são beneficiados com o serviço de transporte gratuito.

Os cursos técnicos ganharam mais espaço em Camaçari. Hoje, os moradores podem contar com as aulas oferecidas através de parceria com a IFBA (Instituto Federal de Ensino Tecnológico) - antigo Cefet, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Ceteb (Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia). Atualmente, cerca de 700 pessoas participam de oito cursos nas três instituições. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).