Programa reduz violência escolar em Lauro de Freitas

Nos últimos três anos, a Escola Municipal Pedro Paranhos, em Portão, reduziu em 96% a violência, resultado do Programa “Escola que Protege” promovido pela Secretaria de Educação. Até 2006, a escola registrava nove ocorrências mensais de agressão entre alunos ou contra professores. “As salas sempre cheias e alunos com a idade acima da sua respectiva série contribuíam para o alto índice de violência. Agora a realidade é outra, trabalhamos com ações educativas e com o apoio dos professores estamos vencendo a violência e a defasagem escolar”, afirma a diretora Inês Simões.


Os dados foram apresentados durante o “Dia D da Família na Escola”, realizado nas 66 unidades da rede municipal de ensino e conveniadas, quando foram avaliadas as ações desenvolvidas nas escolas com a participação de alunos, pais, Polícia Militar e Civil, Conselho Tutelar e Juizado de Menores. Essas instituições integram a Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente.

A prefeita Moema Gramacho participou dos debates e disse que a educação começa em casa, por isso a presença da família na escola é tão importante. “A presença dos pais ou responsável nos auxilia a conhecer mais o aluno, além de traçar um perfil para ajudá-lo”, reforça.

O secretário municipal de Educação, Paulo Aquino, lembra que o “Escola que Protege” conta com reforço do Programa Escola Aberta nos finais de semana. “Os professores estão preparados para identificar o problema e encaminhar os casos à rede de proteção local. Com isso, a temática violência contra crianças e adolescentes passa a ser tratada em tempo integral pelas escolas”, completa.

O Programa Escola que Protege foi implantado em 2006 no município e trabalha diretamente com a Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente. Cerca de 60 profissionais foram capacitados para identificar na sala de aula as crianças ou adolescentes, vítimas de violência física ou sexual e sabem o encaminhamento que deve ser dado a cada caso. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas).