Newton Lima participa de passeata e decreta ponto facultativo hoje

O prefeito Newton Lima decretou ponto facultativo nas repartições internas e externas da administração municipal para esta terça-feira, dia 28 de abril, ressalvados os serviços e atividades considerados de natureza essencial, especialmente nas áreas de saúde, educação, coleta de lixo e segurança pública. A medida atende a resultado de assembléia realizada pela União dos Municípios da Bahia (UPB), onde os chefes de Executivo, cerca de 300, aprovaram, por unanimidade, o fechamento das prefeituras e, também, a realização de uma grande passeata, amanhã, 28, na cidade de Salvador.

A passeata pelas ruas da capital do Estado pretende marcar o protesto dos prefeitos contra a queda da arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e de outras receitas, realidade que vem afetando duramente as administrações municipais nesses primeiros meses de 2009. Movido pela grande insatisfação dos prefeitos, o Governo Federal estuda a possibilidade de efetuar o repasse dos mesmos valores transferidos em 2008. Para isso, todavia, a União precisará do aval do Congresso Nacional e, além disso, pagar a diferença do primeiro trimestre até o dia 15 de maio.

As repartições da administração direta e indireta de Ilhéus também não estarão funcionando nesta sexta-feira, 1º de maio, quando se comemora em todo o país o Dia do Trabalhador. A data comemorativa, também observada em várias partes do mundo, é usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. No Brasil, a data foi consolidada em 1925, no governo do então presidente Rodrigues Alves. A partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas neste dia. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)