Iniciado um amplo diagnóstico sobre o Sistema de Iluminação Pública de Ilhéus

Um amplo diagnóstico foi iniciado em Ilhéus para avaliar as condições gerais do sistema de iluminação pública da cidade. O estudo está sendo realizado pelo engenheiro Marco Antônio Santos, um dos responsáveis pelo Programa “Banho de Luz”, trabalho que, em pouco mais de dois anos, recuperou cerca de 100 mil pontos de iluminação em Salvador. Levantamento preliminar, realizado nas áreas centrais e em bairros periféricos do município, já identificou que estão comprometidos 30 por cento do parque de iluminação pública de Ilhéus.

Segundo Marco Antônio Santos, que explicou em detalhes ao prefeito Newton Lima o trabalho que está sendo feito na cidade, a proposta do “Banho de Luz” é oferecer à população uma iluminação de qualidade, “avanço fundamental para melhorar a vida das pessoas, uma vez que um sistema eficiente repercute em várias outras áreas governamentais, como o turismo, a segurança pública e uma significativa economia para o Erário”, comenta. Além de uma melhor manutenção de lâmpadas, relês e reatores, o Programa defende ainda uma série de intervenções, como a modernização dos postes e a instalação de fiação subterrânea em algumas áreas.


A partir deste diagnóstico, a Prefeitura Municipal vai elaborar, no prazo máximo de 60 dias, um plano emergencial para a troca de lâmpadas nos pontos mais críticos da cidade. Numa segunda etapa, o trabalho de melhoria do sistema de iluminação pública de Ilhéus será complementado pelo Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente (Reluz), do Ministério de Minas e Energia. Durante reunião em Salvador, quando foram apresentados detalhes técnicos do projeto, o governo municipal antecipou toda a documentação necessária para aderir ao Programa, cujo principal objetivo é tornar mais eficientes os pontos de iluminação pública com a substituição das antigas lâmpadas à mercúrio pelas modernas lâmpadas à vapor de sódio. Com essa medida, o município poderá economizar cerca de 30% no consumo de energia.


Mesmo com as dificuldades econômicas do município, o prefeito Newton Lima determinou a conjugação de esforços visando minorar as deficiências do sistema de iluminação. Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Carlos Freitas, a Prefeitura está dando início ao cadastro de postes com a finalidade de pontuar as áreas que mais consomem energia. Através desse cadastro, será possível organizar melhor a distribuição de lâmpadas e reatores por todo o município. O governo intensificará a troca e a manutenção de lâmpadas e luminárias, além de promover a instalação de novos pontos de iluminação. Um exemplo desse esforço é a ladeira de acesso ao Alto da Boa Vista (Alto do Pacheco), que, ao lado de melhorias no calçamento, também vai receber oito novos pontos de iluminação, dando mais segurança aos moradores da região. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)