Moema chama professores a pensar a educação em Lauro de Freitas

A prefeita Moema Gramacho, durante a solenidade de abertura da XXI Jornada Pedagógica e a VI Jornada Participativa, realizada na manhã de quarta-feira (3), na Escola Municipal Dois de Julho, exortou os professores e demais profissionais da educação da rede municipal a pensar juntos com o governo os rumos da educação este ano. Sob o tema “A educação numa perspectiva emancipatória – Planejar, ensinar e aprender: sistematizando a prática pedagógica”, a Jornada busca apresentar e debater com o educador novas bases epistemológicas e metodológicas que subsidiem a construção de estratégias pedagógicas inovadoras e condizentes com os desafios contemporâneos.

Em seu discurso, a prefeita elogiou o quadro de cerca de três mil professores do município pelo nível de presença ao evento, que prossegue até o dia 5 nas escolas. “O nosso quadro de professores constitui um exército importante, e o queremos cada vez mais qualificado”, ressaltou Moema, que assegurou que serão realizados mais cursos e palestras de qualificação do quadro. A prefeita lembrou que a escola deve estar ligada às problemáticas existentes na sociedade, e que o ensino oferecido deve preparar os estudantes a enfrentar as adversidades sociais, apontando caminhos que, por exemplo, passem distante do rumo das drogas. “Pesquisas recentes do governo do Estado mostram que 80% dos homicídios têm relação com o crack, e a educação tem papel fundamental para a redução deste índices”, apontou Moema.

Durante a solenidade, na qual estavam presentes os secretários Ápio Vinagre (Governo), Lourdes Lobo (Assistência Social) e Paulo Aquino (Educação), foi ressaltada ainda a importância de as ações educacionais estarem ligadas às das demais áreas de governo. “Temos que garantir que realmente todos os estudantes cujas mães recebem os benefícios do Bolsa Família estejam nas escolas”, disse a prefeita. Ela lembrou que, antes desta gestão, eram apenas 400 beneficiados pelo programa em Lauro de Freitas. Hoje são 16.650 famílias, que correspondem a cerca de 66 mil pessoas atendidas. Estavam ainda presentes vereadores, como o presidente do Câmara, Fausto Franco, de quem a prefeita lembrou a necessidade de apoio para aprovar o Estatuto do Magistério. Os vereadores Zé Augusto, Carluxo e Jorge Bahiense também compareceram.

Palestra – A abertura da Jornada foi ainda brindada com a fala da professora Zita Lago, doutora em Educação e doutoranda em Administração, que insistiu junto aos professores que a educação deve ser realizada em comunhão e de forma sistêmica. “Nós educamos em comum ação, e o pensamento sistêmico é que possibilita a modificação da realidade”, disse a professora. Ela ressaltou ainda que o planejamento da educação deve levar em conta os recursos que se têm disponíveis, ressaltando que o processo educativo, de acordo com a pedagogia desenvolvida por Paulo Freire, não deve estar descolada da realidade do educando.

Zita Lago atestou que a educação deve ser um processo amancipador. “A educação emancipadora é aquela através da qual o sujeito torna-se capaz de compreender os mecanismos de manutenção do poder que o sufocam e impedem o seu crescimento”, considerou. Neste processo, ela apontou que os professores precisam ser “cúmplices positivos”, dispostos a se colocar na condição de “aprendentes” e não apenas de “ensinantes”, como colocou o doutora em Educação. “Se o ensino não mexer com o aluno, se não tiver significado, se não mexer com todos os seus sentidos, não podemos chamar de ensino. Não há, nestes casos, aprendizagem, apenas treinamento”, salientou a Zita Lago.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas)