CNM coordena debate no Fórum Urbano Mundial que discutirá acesso à moradia

Com o tema “O direito à cidade: unindo o urbano dividido”, está programado para o período de 22 a 26 de março, no Rio de Janeiro, o V Fórum Urbano Mundial (FUM5). Os participantes vão tratar do acesso equitativo à moradia, diversidade cultural nas cidades, governança e participação, inclusão e urbanização sustentável e avançando no direito à cidade. A programação do evento está dividida em Diálogos, (onde especialistas internacionais convidados falam sobre algum tema específico), Mesas Redondas (espaços de discussão sobre experiências de sucesso), Eventos em Rede (atividades propostas em por diversos sócios) e Eventos de Treinamento, além de atividades culturais e de lazer.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) irá coordenar uma mesa interativa no Evento de Rede, eixo Governança e Participação, em parceria com o Instituto Pólis. O encontro visa compreender as várias ações, desafios e perspectivas no âmbito da governança, através de um debate entre poder público e sociedade civil, representada por entidade de pesquisa e organização não governamental voltada para o fortalecimento da capacidade de ação autônoma da sociedade civil – dos movimentos sociais, suas entidades e redes.
Desse modo, a proposta é construir uma mesa interativa na qual os convidados e demais presentes terão a chance de expor e conhecer as atividades desenvolvidas em diferentes lugares do mundo. As mesas redondas irão contar com a participação de diversas autoridades, como ministros, governadores, prefeitos e parlamentares de diversas cidades do mundo. Desse modo a CNM destaca a importância da participação efetiva dos representantes de governo local, para fortalecer a representatividade do Brasil e as discussões sobre as problemáticas urbanas. (Fonte: CNM)