Saúde substitui medicamentos fornecidos pela rede pública

A Divisão de Assistência Farmacêutica (DAF), vinculada à Secretaria da Saúde de Itabuna, vem ajustando a lista de medicamentos distribuídos pelas unidades de saúde do município. Já foram aprovados, pela Comissão Municipal de Farmácia e Terapêutica, cerca de 120 medicamentos, tendo como base para as adequações a Relação Nacional de Medicamentos (Rename) e a Relação Estadual de Medicamentos (Resme).

De acordo com a diretora da DAF, Cristina Câmera, em fevereiro será feita a pauta de atividades de 2010 e ainda a seleção do restante da lista que deve incluir oito medicamentos fototerápicos e aproximadamente 200 remédios para diversas áreas da saúde. “Acredito que em menos de seis meses a lista será encaminhada para consulta pública, quando profissionais da saúde podem solicitar a inclusão ou exclusão justificada de medicamentos, sendo o pedido examinado pela Comissão de Farmácia e terapêutica”, explica Cristina.

Na primeira etapa de mudanças, foram incluídos na área cardiológica: Enalapril, Hidralazina, Metoprol, Sinvastatina, Vasfarina e Varapamil. Outros medicamentos tiveram o uso restrito, como é o caso do Captopril utilizado apenas em situações de emergência. A diretora da DAF ainda informa que o Clonazepan 2 miligramas foi excluído por ter o mesmo efeito terapêutico do Diazepan. “O Clonazepan somente será disponível em solução oral para casos de convulsão”, frisa Cristina.

Outros medicamentos foram retirados da relação, como é o caso da Nifedipina, que pode causar riscos aos pacientes, e a Acarbose (receitada para pacientes diabéticos), que apresenta pequeno efeito terapêutico. Os novos produtos estão sendo incluídos nos processos licitatórios, para que possam ser disponibilizados na rede de unidades de saúde. A expectativa é de que em seis meses o município já ofereça todos os medicamentos substituídos.

Cristina Câmera ressalta que a lista de medicamentos é aprovada pela Comissão Municipal de Farmácia e Terapêutica (colegiado interdisciplinar), composta por médicos, enfermeiros, farmacêuticos e odontólogos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)