Lauro de Freitas inaugura laboratório com capacidade para 3 mil atendimentos/mês

Com capacidade para atender 3 mil pacientes ao mês, o que equivale a uma média de 12 mil exames, o Laboratório Municipal de Análises Clínicas de Lauro de Freitas já está em funcionamento, no Loteamento Jardim Metrópole, nº 488, Qd. E, Lote 27, em Itinga, próximo ao Largo do Caranguejo. Totalmente informatizado, a nova unidade realiza 62 tipos de exames, do mais simples sumário de urina às dosagem de hormônios, com uma equipe de químicos, bioquímicos, técnicos de laboratório e pessoal administrativo, coordenados pela médica Márcia Castelo Branco.

O secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Galvão, destaca que o novo laboratório representa mais conforto e qualidade para a população e economia para o município. Segundo ele, o custo médio de um exame ficará em R$0,50, cerca de um terço do que é pago pelo SUS às clínicas conveniadas. Com a inauguração dessa unidade, o Laboratório do Hospital Jorge Novis, que antes atendia a todo o município, passa a processar exclusivamente os exames solicitados pelos médicos do próprio hospital, agilizando resultados.

Química e bióloga, a prefeita Moema Gramacho visitou as instalações, acompanhada de secretários e do vereador Fausto Franco, durante a inauguração da nova unidade na última sexta-feira (08) e lembrou os tempos em que atuava em laboratório, em meio às provetas. "Esse equipamento aumenta a responsabilidade da equipe com a saúde da população. O paciente tem que sair daqui certa de que tem em mãos o resultado correto". A prefeita destacou a importância de um bom laboratório para a prevenção de doenças, quando identifica o problema no início, permitindo a cura.

O Laboratório Municipal, instalado no coração de Itinga, um bairro com mais de 80 mil habitantes, é o primeiro desse porte fora da capital. (Ascom Prefeitura de Lauro de Freitas)