Equipe da Educação define livro didático para o Proeja

Diretores e coordenadores das escolas da rede municipal de ensino do período noturno participaram de reunião, na terça-feira (05), na Casa do Educador, com o intuito de orientar os profissionais para a seleção do livro didático para as turmas do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja I), classe de alfabetização da rede, considerando que o Ministério da Educação determinou o período de 14 de dezembro a 22 de janeiro para o processo de escolha.

O secretário da Educação, Gustavo Lisboa, explica que a definição do livro para os próximos anos se dá por meio do Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLD). “Recebemos o material selecionado pela nossa equipe, em contrapartida o município se compromete com a manutenção e conservação dos livros durante três anos e, após esse tempo, eles podem ser doados aos alunos ou às instituições”, pontua Lisboa.

O secretário destaca a relevância do livro didático na formação dos estudantes e no trabalho dos professores. “O livro auxilia o dia-a-dia dos professores e o aluno tem a oportunidade de aprofundar seus estudos com um material produzido por autores renomados”, afirma.

A assessora do Departamento da Educação Básica da Secretaria da Educação de Itabuna, Conceição Lagariça, observou que, no plano de ação de 2010, constam outras reuniões para assessorar e acompanhar as equipes das diversas escolas da rede. “A nossa primeira reunião está sendo destinada a escolha do material didático, que é de extrema importância para a construção de todo o processo de aprendizagem. Também orientamos a respeito da conservação e utilização dos livros, que é um bem público e precisa de cuidados para sua melhor utilização”, frisa Lagariça. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)