Banzaê realiza 3ª Conferência das Cidades

Aconteceu no dia 13 de janeiro, na Escola José Benevides na Sede do município, a 3ª Conferência Municipal das Cidades em Banzaê. A composição da mesa que foi formada por Antonio Jackson (Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico), Fabiane Gama (Secretária Municipal de Ação Social), Renivaldo Santos (Assessor Especial) que representou a prefeita Jailma Dantas e Rita Simone (Coordenadora Educacional) que representou a secretária municipal de Educação Jailsa Gama.

Após as falas, o locutor fez uma introdução sobre as conferências e apresentou os Eixos Temáticos e seus palestrantes.

O EIXO I: Criação e Implementação de Conselhos das Cidades, Planos, Fundos e seus Conselhos Gestores nos níveis federal, estadual, municipal e no Distrito Federal foi abordado pela coordenadora Rita Simone.

O EIXO II: Aplicação do Estatuto da cidade e dos plenos Diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano foi abordado pelo secretário Antonio Jackson.

O EIXO III: A integração da política urbana no território: Política fundiária, habitação, saneamento e mobilidade e acessibilidade urbana foi abordado pela psicóloga do CRAS Renata Ramos.

O EIVO IV: Relação entre os programas governamentais, como PAC e Minha Casa, Minha Vida e a política de Desenvolvimento Urbano foi abordado pelo assessor Renivaldo Santos.

Para realizar as propostas, foi feito a divisão dos EIXOS em quatro grupos com os representantes de todas as classes presentes, após debate foi feito a deliberação das propostas com dimensão nacional, a plenária e a aprovação das propostas prioritárias com dimensão nacional.

As propostas aprovadas na plenária foram: Propiciar espaços de lazer e praticas esportivas em maior quantidade e qualidade; Capacitar os membros do conselho municipal das Cidades; Criar o fundo nacional para manutenção dos conselhos municipais das Cidades; Melhoria nas condições estruturais do fornecimento e tratamento de água para os povoados, comunidades e área indígena; Promover campanhas educativas sobre o uso constante da água e destino do lixo produzido. (Prefeitura de Banzaê)