O poder da arte na cura

O último fim de semana foi super envolvente para a equipe do CAPS I – Centro de Assistência Psicossocial de Caculé, já que a arte predominou nas atividades durante um curso de capacitação em artesanato ministrado pela artista plástica Lúcia Freitas, filha de Caculé, e muito conceituada no Estado da Bahia, especialmente em Vitória da Conquista, onde reside há 22 anos e desenvolveu sua carreira.

A capacitação durou três dias, com carga-horária de 24 h e teve o objetivo de renovar as técnicas praticadas nas oficinas terapêuticas do CAPS. No encerramento, que aconteceu no dia 09 de novembro, foi realizada uma Vitrine Cultural, com exposição dos objetos confeccionados, que encantaram o público.

Os participantes aproveitaram cada momento dedicado à arte. Para o psicólogo do CAPS, Dr. Arthur Marques, a arte como forma de expressão e manifestação da individualidade vem desempenhando um papel fundamental dentro das atuais práticas de Saúde Mental. “A oficina terapêutica tem a missão de resgatar a auto-estima e desenvolver ao portador de sofrimento mental o direito de se expressar dentro do contexto familiar e social.” (Fonte: Ascom da Prefeitura de Caculé)