Conquista integra comissão que decide políticas de saúde do país

“Fazer parte dessa instituição é um reconhecimento à qualidade alcançada pelo sistema de saúde conquistenseO reconhecimento de Vitória da Conquista como uma referência em saúde pública está permitindo que o Município integre entidades de peso na área. O mais novo espaço conquistado pela Secretaria Municipal de Saúde é a Comissão de Intergestores Tripartite (CIT). Essa instância, composta por gestores da União, dos estados e dos municípios, atua na direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e define as políticas de saúde do Brasil, inclusive no que diz respeito ao financiamento e à distribuição dos recursos por todos os estados.

O Município vai representar toda a região Nordeste do país na Comissão Tripartite a partir de fevereiro. A representante será a secretária municipal de Saúde, Suzana Ribeiro. “Fazer parte dessa instituição é um reconhecimento à qualidade e à importância alcançadas pelo sistema de saúde conquistense e também demonstra a força do SUS em tudo o que diz respeito à saúde da população brasileira”, afirmou Suzana.
A Comissão de Intergestores Tripartite é integrada por representantes do Ministério da Saúde e dos órgãos de representação dos conjuntos dos Secretários Estaduais de Saúde - CONASS - e dos Secretários Municipais de Saúde - CONASEMS. “A presença de Vitória da Conquista nesta entidade é importante porque estaremos em condições de levar as demandas da Região Nordeste e contribuir para uma melhor distribuição dos recursos da saúde”, disse Suzana Ribeiro.
REPRESENTAÇÃO EM CONSELHOS - A Secretaria Municipal de Saúde já faz parte de outras importantes entidades de formulação e deliberação de políticas públicas de saúde. O Município compõe o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), desde 2003, e o Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-BA), desde 2006.
Em 2007, a secretária de Saúde, Suzana Ribeiro, assumiu a presidência do COSEMS-BA e a vice-presidência da Região Nordeste do CONASEMS. Como presidente do COSEMS-BA, também está à frente da Coordenação Adjunta da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-BA), instância deliberativa da definição das políticas de saúde no Estado da Bahia. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Vitória da Conquista)