Conheça a história da prefeita e do município de Cabaceiras do Paraguaçu

Romildes Oliveira Rios Machado é a prefeita do município de Cabaceiras do Paraguaçu-BA. A gestora é professora, esposa de Aurino Machado - o primeiro prefeito da cidade, ex-Secretária de Ação Social e de Educação. Filha da familia Rios de Retirolândia na Região Sisaleira e tem parentes em Conceição do Coité. Ela foi candidata pela primeira vez numa situação igual a de Benvinda Oliveira do município de Gavião. O candidato, em 2008, era o marido dela que tinha problemas na prestação de contas da última das duas gestões que realizou.

A historia do Município está centrada na história do Poeta Castro Alves e de sua família. Por volta de 1840, o Tenente Coronel José Antonio da Silva, avô de Castro Alves, mandou construir uma fazenda na freguesia de Muritiba titulada de Fazenda Cabaceiras nas terras que rodeavam a casa. Em 1843, veio morar na fazenda o casa. Dr. Antonio José Alves, doutor em medicina e D. Clélia Brasília da Silva Castro, dona de casa. Em 1847 neste local, nasceu Antonio Frederico de Castro Alves, o Cecéu, como era chamado pela família e amigos do Poeta; era o segundo dos seis irmãos.

Com o passar dos anos, a feira de Cabaceiras foi atraindo compradores de outras regiões, fato que ajudou o povoado a crescer passando à condição de Distrito em 1953, pela Lei Municipal nº 628, sancionada pelo Município de Muritiba ao qual pertencia. A luta pela autonomia política da população cabaceirense, durou aproximadamente 36 anos, quando o povoado de Cabaceiras se tornou distrito, até 13 de junho de 1989, quando através da Lei Municipal nº 5010 elevas-se a categoria de Município, conquistando a tão sonhada liberdade política.

O Município denominado de Cabaceiras do Paraguaçu, teve a partir de sua emancipação os seguintes prefeitos:

Aurino Machado Filho (1990 – 1992);

Antonio Martins Gonçalves (1993 – 1994);

Heraldo Gomes da Silva (1995 – 1996), eleito vice-prefeito, tendo que assumir o cargo, por motivo de morte do titular do executivo municipal (Antonio Martins);

Aurino Machado Filho (1997 – 2000);

Heraldo Gomes Santana (2001-2004);

João Batista Gomes Santana (2005-2008)

Romildes Oliveira Rios Machado (2009-2012) - Atual Prefeita.

Dados - Área 213,550 km²; População 18.569 hab. est. IBGE/2009; Densidade 76,3 hab./km²; Altitude 210 m; Clima Semi-árido; IDH 0,592 médio PNUD/2000; PIB R$ 36.513 mil IBGE/2005;
PIB per capita R$ 2.255,00 IBGE/2005

Localização: O município encontra-se localizado em uma distancia de 150 km da capital (Salvador), fica na região metropolitana de Salvador, microrregião de Santo Antonio de Jesus, tendo como município limítrofes Governador Mangabeira, Santo Estevão, Cruz das Almas, Muritiba, Castro Alves e Sapeaçu.

Atrativos: Cabaceiras é um município composto por belas paisagens e pontos turísticos, dentre elas pode-se encontrar a nascente de Olhos D'água, que apesar do aquecimento global, do desmatamento e dos diversos tipos de degradação, ainda continua viva e transbordando de beleza para os moradores e turistas.

Rio Paraguaçu - O Rio Paraguaçu tem 600 km de extensão, nasce na Serra no Morro do Ouro, na Serra do Cocal, no Município de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, toma direção no norte passando por vários locais. Mudando de posição oeste, entre outros passa pelos municípios de: Santo Estevão / Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira e São Felix.

Em Cabaceiras do Paraguaçu, sua visão panorâmica é vislumbrada devido a Barragem PEDRA DO CAVALO, barragem construída no Município de São Felix / Cachoeira, tornando-se então a Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo.

Sendo o município de Cabaceiras do Paraguaçu, banhado por essa imensa beleza, o mesmo (Rio Paraguaçu), proporciona como principal meio de subsistência a pesca, porém o turismo atrai muitos visitantes.

Prefeitura compra produtos da agricultura familiar

Ao falar para o Calila Notícias.com, a prefeita, Romildes Oliveira Rios Machado, disse que tem apoiado os agricultores familiares e 30% dos produtos utilizados na merenda escolar são da agricultura familiar. "A solução do país, esta na agricultura familiar e temos que manter o homem do campo e gerando renda, quando compramos beiju, aipim, farinha de tapioca, iogurte para os quatro mil alunos da rede municipal", falou a prefeita.

Ainda segundo a chefe do executivo, mesmo antes de tornar lei, o município já adquiria, porém, ficou mais fácil, pois não necessita de processo licitatório, para comprar, segue regras como preços praticados no mercado, entrega de nota fiscal, regularidade e controle de qualidade do alimento, a partir de critérios da Anvisa e do Ministério da Agricultura. (Fonte: Calila Notícias e Sitio oficial: www.cabaceirasdoparaguacu.ba.gov.br)