Itapetinga assina contrato para maior programa habitacional do município

O prefeito de Itapetinga, José Carlos Moura, assinou com a Caixa Econômica Federal (CEF), através do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, contrato para a construção de 500 unidades habitacionais. É o maior projeto nos 57 anos de história do município do sudoeste baiano. Serão investidos R$ 20.479,000 nas obras e cada unidade terá um custo de R$ 40.900,00, gerando 700 postos de trabalho durante o processo de edificação dos imóveis.
O contrato do Programa “Minha casa, Minha Vida” foi assinado na manhã da última sexta-feira (06), no auditório da Cooperativa do Rio Pardo (COOPARDO), com a participação de centenas de membros da comunidade e autoridades, a exemplo do deputado federal Geraldo Simões. O superintende da CEF, Paulo Nery, disse que este é um dos maiores contratos que a instituição assina na Bahia e o segundo da região sudoeste, ficando atrás apenas de Vitória da Conquista, cidade com população cinco vezes maior.
O residencial 12 de Dezembro, na Vila Érika, será executado pela construtora Gráfico Empreendimentos. Os recursos virão do Fundo de Arrendamento Residencial da CEF. Durante a fase de cadastramento, nove mil pessoas se inscreveram. O secretário do Planejamento de Itapetinga, André Dantas, disse que o município fez todo o empenho para que o processo fosse o mais democrático possível. Ele agradeceu ao deputado Geraldo Simões pelo esforço para a liberação dos recursos.
O deputado Geraldo Simões afirmou que o prefeito de Itapetinga vem priorizando todas as áreas da administração. Lembrou que, quando o acompanhou em audiência com o governador Wagner durante o mês de abril, José Carlos Moura realizou pesquisa para definir quais obras deveria pedir ao governo estadual. E entre as solicitações prioritárias estava a construção de um hospital, que serviria para atender os 13 municípios do Território de Identidade de Itapetinga.
“O prefeito acerta ao investir em habitação para a baixa renda. Não tem coisa pior que viver de aluguel. Parece que a gente trabalha para o dono da casa. Chega uma pessoa na porta e diz: estou precisando da casa”, lembrou Geraldo Simões.
Esperança - A dona de casa Judith Coelho Sampaio é uma das inscritas no Programa. Ela mora de aluguel em uma casa no bairro Nova Itapetinga e paga R$ 200 todo mês. “Estou rogando a Deus para comprar essa casa e saber que vou poder colocar minha cabeça no travesseiro sabendo que estou na minha casa”, disse ela.
Assim como dona Judith, outra dona de casa, Genir Moreira Rocha, sofre para pagar R$ 100 mensais de aluguel. Ela mora em um imóvel na Quintas do Sul . “Ë duro saber que pago todo mês e essa casa nunca será minha”, reclama resignada. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itapetinga).