Municípios receberão centros odontológicos em programa de saúde bucal

Durante o I Encontro Nacional de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e Equipes de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família, na noite de quarta-feira, 7 de outubro, foi anunciada a criação de 96 centros de especialidades odontológicas (CEO) para Municípios de todo país. O objetivo do evento é promover melhor estrutura na rede de Atenção à Saúde e ampliar o acesso aos serviços de Atenção Básica em Saúde Bucal. As reuniões do encontro iniciaram na terça-feira, 6, e encerram no dia 10, em Brasília.

Os CEOs estão distribuídos entre Municípios de 18 Estados. Segundo o Ministério da Saúde (MS), promotor do evento e autor do projeto, os centros serão divididos em três grupos. Os CEOs serão manejados de acordo com a quantidade de cadeiras odontológicas implantadas em cada Município.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta as secretarias municipais de Saúde para que desenvolvam projetos para fortalecimento da Atenção à Saúde Bucal no Brasil; e ressalta que os CEOs são responsáveis pelo suporte em média e alta complexidade às equipes de saúde bucal.

Segundo a CNM, o custo destes centros para a gestão municipal deve ser avaliado levando-se em consideração as despesas com remuneração dos profissionais, manutenção da unidade, aquisição de insumos e o valor dos incentivos financeiros da União e do Estado. É preciso, então, analisar se o projeto é viável para a gestão local.

Outras ações

Além dos centros odontológicos, foi anunciado no encontro que 160 unidades móveis de saúde serão distribuídas para Municípios de 21 Estados. Próteses dentárias e equipamentos mais modernos também estão inclusas nas metas de investimento do ministério. (Informações do CNM)

Municípios beneficiados com os CEOs na Bahia
Canápolis, Candeias, Ilheús, Ipiaú, Iraquara, Itajuípe, Lauro de Freitas, Morro do Chapéu, Paulo Afonso, Ruy Barbosa e Teixeira de Freitas