Floresta Bahia Global é lançado em Wenceslau Guimarães

Para contribuir com a preservação da biodiversidade da região e gerar alternativa de emprego e renda para a população que mora na região do município de Wenceslau Guimarães, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), lançou, na segunda-feira (26), o Programa Floresta Bahia Global. A iniciativa reduz as emissões de gases causadores do efeito estufa com o plantio de árvores em áreas degradadas.

Mais de 80 por cento da população do município, localizado no sul do estado, mora na zona rural e sobrevive da agricultura irrigada com a produção de banana, feijão, milho, cacau, dentre outros. O município se destaca não só pela potencialidade do clima e do solo, mas pela riqueza ambiental que existe no local.

O programa vai ajudar a conservar espécies endêmicas (que só existem na região) e espécies ameaçadas de extinção, como o tamanduá-mirim, o bicho-preguiça e o quati, além de manter a cobertura vegetal, a exemplo do jacarandá, pau-brasil, sucupira, jussara, entre outros. A reserva ambiental ainda protege mananciais hídricos da bacia do Rio das Almas, responsável pelo abastecimento da população local.

O Floresta Bahia Global foi lançado em 2007 e também alia conservação e geração de renda, ao incentivar que comunidades locais produzam e comercializem as mudas utilizadas no reflorestamento. (Agecom)