Antonio Cruz Fala de Relações Institucionais do Governo Municipal de Poções

O professor Antonio Lima Cruz, Coordenador de Relações Institucionais da Prefeitura de Poções, recebeu no gabinete do prefeito a reportagem do Decom para falar dos 60 dias a frente do órgão. Para Cruz o mais importante são os passos que vem dando o prefeito Luciano Araújo Mascarenhas em busca de benefícios para a população e o município, “não é fácil com a crise e os cortes de verbas os municípios realizarem o desejo da população, aqui em um trabalho de formiguinha o prefeito está encontrando o caminho e abrindo estradas para a chegada das obras, e as portas estão se abrindo devido o seu carisma, a força jovem de um político firme desta nova geração que abre seu próprio espaço para defender o seu povo e a sua terra”, afirmou Cruz.

Fazendo um balanço destes sessentas dias como assessor do prefeito, Cruz citou para a nossa reportagem: Com a chegada da CIRETRAN, Poções fortalece não só o setor, mas todos os demais seguimentos do município e da região; Negociação de uma nova fábrica, um novo marco importante para 2010, caso seja fechado o acordo nas bases do governo e do empresário haverá um salto grande na geração de emprego; Saneamento básico, o desejo do prefeito Luciano em sanear a cidade, obra que não aparece politicamente, mas é considerada vital para a melhoria da saúde e na prevenção de doenças; Calçamentos, Praças e Jardins, mudar a estrutura urbana da cidade, principalmente em novas Praças, com respeito a natureza; Ampliação da habitação, casas populares para o povo carente viver melhor e projetos já estão tramitando no governo com ajuda da Caixa Econômica Federal; Colocar em funcionamento a estação de tratamento dos afluentes líquidos e dejetos que hoje servem apenas de depósito para acúmulo de muriçoca e de odor; Com a parceria do Ministério da Integração através do Ministro Geddel Vieira Lima, que já contemplou Poções com verbas para a barragem de Morrinhos e agora um novo projeto foi solicitado para revigorarão de toda a área, visando oferecer novas opções junto a barragem. Uma conversa do Professor Cruz com a Drª. Flávia, do Fundo Nacional do Meio Ambiente, reforça a parceria do Governo Municipal com o Ministério.

Segundo o profº Cruz, o prefeito Luciano Mascarenhas por ser uma liderança emergente, forte e respeitada, um dos políticos da nova geração com uma linha séria, é respeitado e recebido por todos. “Estive com ele nas audiências com João Leão, secretário de Infraestrutura, para discutir as obras da pasta e fazer as devidas solicitações e uma delas foi firmada no ofício 332/2009, um acordo por 90 dias para o transporte alternativo atender as normas da Agerba. O prefeito Luciano atualizou o secretário da real situação do terminal Rodoviário, que necessita de uma ampla reforma. A possibilidade de implantação de uma ciclo via de Poções a Morrinhos. Outra questão, foi os acessos do centro da cidade a BR 116, agora com a chegada da privatização pela Via Bahia. A estrada de Bom Jesus da Serra a Mirante, onde já se tem o projeto e foi solicitado pelo Padre Estevam este ano durante a Festa do Divino ao Governador Wagner”, afirmou Cruz.

Com o Secretário Edmon Lucas do Desenvolvimento e Integração Regional, muitas obras solicitadas, visando atender as associações e Cruz relatou estas obras ao Decom: “para garantir renda e emprego uma preocupação do prefeito Luciano Mascarenhas, uma casa do mel para a associação dos apicultores; as hortas comunitárias, projeto que vem sendo tocado pelo município com recursos próprios e em uma visita a Condeuba, onde existe um trabalho de horta feita pelo Programa Voluntários do Sertão de Ribeirão Preto em São Paulo, que tem as mesmas características e com a ajuda do secretário o projeto poderá ser ampliado para outras localidades do município de Poções; foi também discutido os programas da pimenta, cachaça e flores, que vem dando certo em outros municípios e para Poções estudos e visitas já foram feitas pelo Secretário Mateus Cruz; estamos elaborando para Poções um projeto da capinocultura, voltar a ser forte como antes no programa Cabra Forte e nesta conversa de Edmon e Luciano, ficou claro a intenção de fazer do sertão uma fonte de renda e emprego para o produtor familiar”, concluiu o assessor Cruz.

Antonio Cruz falou também de um projeto importante que será feito com a participação de todos os seguimentos do governo e irá envolver a sociedade organizada e a população, trata-se de um Book (um Livro) mostrando o potencial do município em todos os aspectos e meios de atrair os empresários e setores públicos para o desenvolvimento de Poções. Na conversa com o Decom, Cruz falou da visita que fez ao Hospital São Lucas em companhia do Presidente Nacional das Santas Casas, Antonio Brito, recebido pelo provedor Ciro Letos que obteve de Brito a proposta de estudar um refinanciamento das dívidas do Hospital e a possibilidade de obras como a maternidade, pronto socorro e a pediatria. Cruz disse que Antonio Brito gostou muito do que viu no Hospital. Agora, Cruz deverá ter uma conversa com o Dr. José Schettini, secretário de saúde para relatar a visita que fez com Brito ao Hospital. (Ascom Poções)