Ilhéus é escolhida para integrar o projeto nacional “Secretaria Eficiente”

Ilhéus e mais dezenove municípios brasileiros foram escolhidos para sediar um projeto pioneiro na área de agricultura. A iniciativa da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) visa dotar as secretarias municipais de Agricultura de condições propícias para o funcionamento eficiente, auxiliando na estruturação do planejamento de ações para promover o fortalecimento do setor agropecuário no município e criar formas de estimular o consumo da produção local. Intitulado ‘Secretaria Eficiente”, o programa conta também com o apoio dos Sindicatos Rurais e das prefeituras de cada cidade.

Para fazer a apresentação do projeto ao vice-prefeito de Ilhéus Mário Alexandre e ao secretário municipal de Agricultura e Interior, Isidoro Gesteira estiveram presentes ao Palácio Paranaguá na tarde desta terça-feira (14) o Superintendente do Senar/Bahia, Mário Sabino; vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia, José Mendes Filho; Chefe de gabinete do Senar Central, Vitor Ferreira e a técnica do Senar/Bahia, Liziane Rocha. Durante a reunião eles explicaram que “além da significativa atuação do Sindicato Rural local o perfil agrícola de Ilhéus, foi decisivo para que o município pudesse ser escolhido para fazer parte do projeto”.

De acordo com Chefe de gabinete do Senar Central, Vitor Ferreira a “Secretaria Eficiente” já foi implantada em três municípios do Mato Grosso do Sul, fazendo de Ilhéus a quarta cidade a receber o programa. O objetivo da equipe é de estabelecer a primeira etapa, de diagnóstico, após a apresentação do projeto para o prefeito Newton Lima – que cumpre agenda em Brasília onde participa da Marcha dos Prefeitos –, para os demais secretários e representantes de entidades e associações que serão convidadas para ser parcerias do projeto, que está marcada para os dias 13 e 14 de agosto no salão nobre do Palácio Paranaguá.

O secretário municipal Isidoro Gesteira avaliou como positivo o projeto e afirmou que Ilhéus tem tudo para iniciar as etapas do programa ainda neste semestre. “Além de evitar o êxodo rural, o programa vai auxiliar na melhoria da produção e também aproximar a população dessa zona rural das áreas social e de saúde, já que ele prevê um entrosamento entre as secretarias”. Outro ponto positivo do projeto foi avaliado pelo vice-prefeito Mário Alexandre. “Os recursos para colocar o projeto em prática são oriundos das instituições que o promovem, necessitando apenas dos municípios o apoio operacional e logístico”, considerou. (Fonte: Ascom da Prefeitira de Ilhéus)