Governo e Comunicação: unindo administração e sociedade

Criada na gestão de Capitão Azevedo para unir duas vertentes importantes da sociedade, a Secretaria de Assuntos Governamentais e Comunicação Social cuida do relacionamento com todas as entidades do município. De um lado, as instituições civis, políticas, militares ou de qualquer origem, como clubes de serviço, maçonaria, dentre outras, e do outro os veículos e profissionais de comunicação, funcionado como elo entre o município e a população.

Antes, era apenas a Secretaria de Governo e a ela estava englobada a Assessoria de Imprensa. Mas, nem sempre havia um entrosamento perfeito entre as duas instâncias. O secretário de Assuntos Governamentais e Comunicação Social, Walmir Rosário, explica que essa dinâmica de trabalho possibilita que a informação inicie nas entidades chegando à população sem nenhuma distorção.

“A criação desta Secretaria neste governo possibilita fazer esta comunicação de maneira especializada. Aqui nós articulamos o relacionamento do Executivo com as instituições e montamos uma agenda do prefeito com a sociedade. Por fim, fazemos chegar todo o resultado dessa interação à população”. Segundo o secretário, esta “ponte” facilita o trabalho da comunicação, porque há um contato permanente com os representantes de cada instituição.

Walmir Rosário ressalta que é através da Secretaria de Assuntos Governamentais que a administração busca estabelecer parcerias e captar recursos para a Prefeitura, seja na esfera estadual, federal ou até fora do país, podendo, ainda, facilitar os contatos destes organismos com as demais secretarias do governo.

Pacto contra a violência - Um dos resultados do trabalho de articulação desenvolvido pela Secretaria de Assuntos Governamentais, a pedido do prefeito Azevedo, é o Pacto Municipal Contra a Violência. “Mantivemos contatos com as entidades e realizamos um grande encontro de mobilização. A partir daí, foram criados dois grupos de trabalho voltados para a segurança pública e para a sociedade. Estes grupos se reúnem de forma independente e analisam o que existe hoje em Itabuna de violência e quais são as ações para este combate”, ressalta.

“Em seguida, sob a coordenação desta secretaria, será feita a sistematização destas sugestões e o diagnóstico. Com base nestes dados, nossa Secretaria trabalha para materializar essas ações”. Walmir Rosário.

Imprensa - Ao comentar sobre o relacionamento com a Imprensa, o secretário revela que a interação entre o governo e os veículos de comunicação é muito saudável. “A Imprensa tem que ser tratada como uma atividade empresarial e social. Ela tem o dever de informar as pessoas, mas antes disso ela também é uma empresa e nós poderemos fornecer os meios necessários, para que este relacionamento seja perfeito”, declarou.

Quanto ao material informativo produzido pela Secretaria de Assuntos Governamentais e Comunicação Social, Walmir informa que todas as matérias e peças publicitárias veiculados nos meios de comunicação são elaborados dentro dos critérios constitucionais, conforme previsto na legislação, sendo voltados para a informação, educação e a divulgação de obras no município.

“Dentro deste princípio, a Secretaria tem um rendimento muito importante que é o respeito dos meios de comunicação e da sociedade. Isto tem sido facilitado pela postura inovadora do governo Azevedo que pauta suas ações na austeridade, transparência e criatividade, diferentemente das administrações passadas”, justifica.

Walmir cita o exemplo da atitude assumida pelo governo no início da administração quando, diante de uma crise financeira e orçamentária muito grande, buscou trabalhar intensamente e gastando menos. “Daqui pra frente, as pessoas vão se conscientizar de que a administração pública não é um trabalho feito somente pela Prefeitura, mas com a participação popular, respeitando o princípio do relacionamento sadio com o Legislativo, com a sociedade civil organizada e a imprensa”,

O secretário acrescenta que nestes sete primeiros meses de governo, as dificuldades foram muitas, mas no total, Itabuna ganhou avanços, como por exemplo, a organização da Prefeitura. “Hoje, tudo tem que ter suporte aqui na prefeitura. Como uma grande empresa, a prefeitura tem investido na capacitação dos mais de cinco mil servidores municipais, para que os munícipes e contribuintes sejam tratados como clientes”. Walmir observa que mantendo uma atitude de respeito a todos como cidadãos, a eficiência do serviço público é inevitável. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)