Bloco da Saúde vai levar às ruas de Ilhéus educação e diversão

Além da animação dos trios elétricos que tomarão conta da Avenida Soares Lopes entre os dias 21 e 24 deste mês, o Carnaval de Ilhéus também contará com a presença de diversos blocos de arrasto e afro. Entre os que já se tornaram tradição está o Bloco da Saúde, que deve reunir dezenas de profissionais que atuam nas diversas áreas da saúde, além de convidados, no primeiro dia da folia, o sábado. Assim como nos anos anteriores, além de animar os foliões, o bloco também chamará a atenção da comunidade para uma campanha educativa.

Este ano, o bloco será animado pela cantora Márcia Alencar e banda e o tema da campanha dá continuidade às ações realizadas no Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado no dia 1º de dezembro, e é uma resposta à maior tendência de crescimento da epidemia entre mulheres com idade acima de 50 anos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a incidência da doença nessa faixa etária praticamente dobrou nos últimos dez anos – de 7,3 em 1996 para 14,5 em 2006. A taxa de mortalidade também aumentou, indo de 5,5 em 96 para 6,1 em 2006.

De acordo com a secretária Marleide Figueiredo, o intuito é conscientizar a população de maneira educativa e divertida “aproveitando o carnaval para abordar a importância do uso de preservativos e de outras práticas de conscientização sobre os perigos da Aids”, afirmou. Incentivar o amadurecimento da mulher no sentido de conversar mais sobre sexualidade, estimulando a informação entre o sexo feminino, também são objetivos da campanha que será intensificada durante a folia momesca. Ainda de acordo com Marleide, também será feita a distribuição de preservativos masculinos, além de material informativo. Os setores da saúde municipal interessados em participar do Bloco da Saúde deverão encaminhar as listas dos funcionários para a secretaria de Saúde até a próxima semana. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)