A Prefeitura Municipal de Juazeiro, representada pelas Secretarias de Saúde (Sesau), Cultura, Defesa Social (SDS) e Desenvolvimento e Igualdade Social (Sedis), esteve presente no último final de semana no bairro Antônio Guilhermino para a ação continuada do Programa “Paz nas Comunidades”, uma parceria entre a gestão municipal com as Polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária e Corpo de Bombeiro. O projeto que tem o objetivo de promover uma cultura de paz permanente na cidade atraiu uma multidão que aproveitou o sábado (08 de agosto) para cuidar da saúde e se informar sobre os vários serviços e programas do município.
Os profissionais da Sesau ofereceram gratuitamente teste de glicemia, exames de tipagem sanguinea (através do Lacen), aferição de pressão e vacinação. A equipe da Secretaria também orientou a população sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS) e deu dicas com relação à Saúde Bucal, distribuindo respectivamente preservativos e kits de higiene bucal para a comunidade.
A moradora do Antônio Guilhermino, Maria Eunice Gomes (popularmente conhecida por Nicinha), que faz parte da Associação do bairro e do Clube de mães, elogiou a iniciativa da prefeitura e aproveitou para fazer o teste de glicemia. “O projeto é muito bom, pois visa melhorar a assistência em saúde no bairro, além de oferecer segurança para os moradores. Isso nos tranqüiliza e nos devolve a esperança de termos mais qualidade de vida. Precisamos de um bairro mais tranquilo. Aqui tem muitos jovens carentes e é preciso que a prefeitura dê continuidade no projeto para reduzir os índices de violência”, informou.
Nicinha disse ainda que a comunidade já passou por muitas dificuldades e que agora a situação está bem melhor, principalmente na saúde. “Antes para fazermos alguma consulta tínhamos que ir ao João Paulo II e agora temos aqui os serviços. A nossa expectativa é que o secretário de saúde continue sensível às necessidades da nossa comunidade”, comentou. A adolescente Rafaela Souza de Oliveira, 9 anos, participou com sua avó e seus irmãos das aulas práticas para uma melhor higiene bucal. “É bom cuidar da nossa boca. Estou aprendendo com os profissionais a limpar melhor os dentes”, explicou.
O secretário de saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa, visitou o evento e deixou seu recado para a população. “A prefeitura pretende inicialmente levantar a autoestima da comunidade levando todos os serviços de promoção e educação em saúde, além das atividades de outras Secretarias. A ação será continuada através de uma eficiente segurança, de um atendimento mais humanizado nas unidades de saúde e do apoio permanente dos parceiros do projeto”, enfatizou.
A Sedis marcou presença com informações do bolsa-familia e do PETI, além de realizar o cadastramento do Programa Minha Casa Minha Vida. Os profissionais também orientaram os idosos sobre o Programa Melhor Idade. “Um projeto muito interessante e que nos tira da rotina uma vez por semana com várias atividades de pintura e informações sobre a saúde e os direitos dos idosos”, falou Luzia Maria da Silva, 71 anos.
A gerente de Proteção e Cidadania da Sedis, Marli Carvalho, explica que o Programa “Paz nas Comunidades” é importante devido à aproximação da prefeitura com a comunidade. “Vamos visitar todos os bairros, ouvindo, aconselhando e indicando o Programa da Secretaria que a pessoa pode fazer parte. Aumentamos, com isso, nossa cobertura e promovemos uma maior satisfação popular. A vida tranqüila do cidadão passa primeiro pela educação e depois pela assistência”, concluiu.
Os profissionais da Secretaria de Cultura de Juazeiro realizaram as inscrições para as oficinas de dança e teatro que acontecerão no próximo sábado (15 de agosto), em mais uma ação do “Paz nas Comunidades” no bairro. A Guarda Municipal e a Polícia Militar promoveram blitz ostensiva, e os agentes de trânsito ficaram de prontidão nas ruas do Antônio Guilhermino realizando trabalho educativo. O poder Judiciário, através do Juizado de Menores, deu apoio também ao Programa este fim de semana, com orientações sobre os direitos da criança e do adolescente. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro)