Pernambuco, Bahia e Ceará foram os primeiros Estados do País a participarem de uma série de mobilizações durante o mês de novembro para reforçar o combate à dengue. A conscientização da sociedade por meio de ações executadas pelos Municípios brasileiros promoveu redução de 46,3% dos casos da doença, segundo o Ministério da Saúde (MS).
Até o fim do mês, outros seis Estados devem participar do ato. Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são os próximos da lista. O governo irá capacitar os gestores e profissionais da Saúde destas localidades para que executem as ações.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reconhece a importância de políticas públicas voltadas para o combate e prevenção da doença. O tema, tratado com gestores municipais desde a XI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios em 2008, deve ser uma das prioridades das prefeituras, principalmente neste período de chuva em boa parte do país.
O alerta é para que os gestores municipais se unam aos demais entes no combate à epidemia que anualmente causa transtornos, casos graves e até alguns registros de morte em determinados estados.
Sistema de notificação on-line - Nos próximos meses, o ministério implantará a notificação on-line de casos e mortes pela doença e divulgará os resultados nacionais do Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) em 169 municípios. Os Estados de Pernambuco, Amapá, Tocantins, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraná não registraram óbitos por dengue em 2009, mesmo com registro de casos graves. (Fonte: CNM)