A I Conferência Municipal de Educação é um espaço destinado ao encontro entre Governo e Sociedade Civil Organizada, no sentido de discutir o Sistema Nacional Articulado de Educação: Diretrizes para o Plano Nacional de Educação e pretende estabelecer um processo de construção conjunta de políticas públicas, integrando poder público e sociedade civil nos níveis municipais e estaduais. A secretaria municipal de educação em parceria com a prefeitura municipal de Itapé promoveram uma a Conferência com a presença de representantes do governo, gestores públicos estaduais e municipais, educadores e demais trabalhadores da educação, sindicatos, pais, estudantes, representantes de organizações da sociedade civil, com objetivo de refletir sobre os desafios da educação básica.
O prefeito Jackson Rezende, afirma que ações como essa em todo o território nacional e na Bahia, estão reduzindo as deficiências na educação como um todo. “Como forma de garantir uma educação de qualidade, a partir das demandas da própria sociedade”. Na avaliação da secretária municipal da educação de Itapé, Conceição Aguiar, a Conferência foi um momento singular na perspectiva de construir um Sistema Nacional de Educação que, de fato, possa assegurar a democratização da educação e a universalização do acesso à escola de qualidade.
O objetivo de apresentar propostas para melhoria da educação básica municipal discutindo o papel do estado na garantia do direito à educação de qualidade e os financiamentos da educação e controle social. Além de refletir proposições de democratização de acesso, permanente e sucesso escolar. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itapé)