A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira, dia 12, uma audiência pública para debater o projeto da Funai de delimitação de terras indígenas no Sul da Bahia, envolvendo os municípios de Ilhéus, Una, Buerarema e São José da Vitória. O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, que já havia confirmado com antecedência a sua presença, viaja nesta terça-feira, dia 11, acompanhado pelo vereador Alcides Kruschewsky, que será o principal expositor da audiência, que ocorre a partir das 10 horas da manhã no plenário 6 do Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Para que todos os participantes da audiência pública tenham uma real dimensão das potencialidades turísticas e econômicas da Estância Hidromineral de Olivença, que será duramente atingida com a possível demarcação de terras indígenas, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura elaborou um documentário mostrando detalhes daquela localidade, a exemplo de patrimônio arquitetônico, hotéis e pousadas, além de apresentar as fazendas dos pequenos produtores, que se encontram naquelas terras há mais de 30, e até mesmo 50 anos.
No projeto elaborado pelos técnicos da Funai, 47 mil hectares dos cinco município – sendo Ilhéus o mais afetado de todos os envolvidos – passarão para o total controle indígena, o que, no entender do prefeito Newton Lima, pode causar uma crise sócio-econômica sem precedentes. “E como gestor público, temos o dever e a obrigação de zelar pela integridade dos nossos municípios que podem ser atingidos não só no aspecto econômico como também na área social, cujo impacto não se pode prever antecipadamente”, afirmou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)