Cerca de 80 agricultores de Uruçuca estão aprendendo técnicas para o plantio das mudas de seringueira distribuídas pela Secretaria Estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri). O treinamento está sendo ministrado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), com a realização de um Dia de Campo na última quinta-feira (06). A atividade, que tem como responsável o gerente regional Paulo Araújo, conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Os participantes da capacitação são de associações e assentamentos das regiões do Rochedo, Vavá e Jacarandá. Eles estão inseridos no Programa Mata Verde, da Seagri, que proporciona a distribuição de mudas de seringueira para pequenos produtores da agricultura familiar. “A assessoria será oferecida em todas as fases da implantação da nova cultura agrícola. E, no dia 21 deste mês, acontecerá o plantio das mudas também com o acompanhamento da EBDA”, informou o secretário Fernando Filgueiras.
De acordo com o prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite, o cultivo da seringueira no município será uma oportunidade para o fortalecimento da agricultura familiar. “A seringa permite a inserção de outras culturas, como o cacau, mandioca, banana, mamão e abacaxi. Assim, os pequenos produtores não ficarão dependendo apenas de um tipo de produção, diversificando suas fontes de renda”, reforçou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Uruçuca)