Itapetinga foi um dos 33 municípios baianos a assinar o Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil, durante a comemoração da Semana Mundial de Amamentação no Brasil. A solenidade foi realizada na manhã da última sexta-feira (07), em Salvador, contando com a presença do governador Jaques Wagner e do ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
De acordo com a secretária de Saúde de Itapetinga, Kally Cristina Soares, o compromisso firmado visa a elaboração de estratégias para diminuir o número de óbitos de bebês através do incentivo do aleitamento materno. “O leite do peito é uma vacina natural e oferece os nutrientes necessários para o bebê. Nossos profissionais estão incumbidos de conscientizar as mães sobre a necessidade de amamentar seus filhos até os dois anos, além de combater o uso excessivo de mamadeiras e chupetas”, disse a secretária.
Outra novidade anunciada para Itapetinga foi a inclusão do município na lista de cidades que serão beneficiadas com as Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h). Com financiamento total do Ministério da Saúde, a UPA terá consultórios de clínica médica, pediatria, ortopedia e odontologia, laboratório de análises clínicas e serviços de radioterapia. O custo estimado para implantação da unidade é de R$ 2 milhões para construção e equipamento.
Para o prefeito de Itapetinga, José Carlos Moura (PT), a instalação da UPA 24 horas ajudará a salvar milhares de vidas e prevenir complicações por falta dos primeiros atendimentos. “A unidade ajudará a desafogar os hospitais e as unidades básicas de saúde, com a oferta de serviços especializados e equipamentos modernos. Agradecemos ao governo federal por trazer um investimento tão importante para o município”, afirmou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itapetinga)