CNM destaca importância da adoção de ciclovias nos Municípios
Postado por UPB2009 às 05:33Prefeitura de Itacaré disponibiliza contas do município
Postado por UPB2009 às 05:33Sapeaçu conta a história do beiju de coco
Postado por UPB2009 às 05:32São João da Bahia poderá ter patrocínios de empresas privadas
Postado por UPB2009 às 05:31Campanha incentiva educação física nas escolas
Postado por UPB2009 às 05:30Paulo Afonso ganha unidade de semiliberdade para adolescentes
Postado por UPB2009 às 05:29Secretaria de Educação oferece curso de capacitação para professores
Postado por UPB2009 às 05:29Comitê Gestor do Simples Nacional realizará seminários regionais
Postado por UPB2009 às 05:28Campus da UESB será Implantado em Itororó
Postado por UPB2009 às 05:27Mutirão traz benefícios à estrada Taboquinhas – Aurelino Leal
Postado por UPB2009 às 05:274ª Caminhada pelo Combate a Violência Sexual infanto-juvenil
Postado por UPB2009 às 05:26
Segundo o secretário de Assistência Social, José Antonio Formigli Rebouças, a mobilização está sendo organizada pela Comissão Municipal de Enfrentamento e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com o apoio do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), do Governo do Estado, do Governo Federal e de entidades parceiras. O objetivo da Caminhada é informar e sensibilizar a comunidade itabunense para a responsabilidade de todos no combate a uma das mais graves formas de violência contra crianças e adolescentes.
Dia Nacional - Rebouças lembra que a Lei Federal nº 9.970/2000 instituiu o 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil para perpetuar a história de Araceli Cabrera Saches, que em 18 de maio de 1973, aos oito anos de idade, foi sequestrada da escola em que estudava para nunca mais ser vista viva. A menina foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma família tradicional da cidade de Vitória, no Espírito Santo.
A morte de Araceli se tornou um marco na luta contra o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil. A data é lembrada com mobilização do governo e da sociedade contra essa forma de violação de direitos de meninas, meninos e jovens brasileiros. Em Itabuna, além de mobilização de 18 de maio, o trabalho de sensibilização da comunidade para o enfrentamento e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, conta com a participação de diversas entidades a exemplo do Juizado da Infância e da Juventude, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), do Conselho Tutelar, da Pastoral da Criança e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A assistência as vitimas é assegurada por meio do Creas, que conta com uma equipe multidisciplinar. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)
Vereadores conhecem as dificuldades dos gestores
Postado por UPB2009 às 05:25Os vereadores Nelson Machado Correia e João Alves dos Santos fizeram parte da comitiva que estive em Brasília, acompanhando o prefeito Luciano Araújo Mascarenhas, reivindicando mais verbas para os municípios. Conheceram a realidade de outros municípios em conversa com vários prefeitos e sentiram as mesmas dificuldades dos gestores da região.
Para o vereador Nelsão, os gastos feitos pelos gestores em serviços de obrigação dos Governos Federal e Estadual, inviabilizam as obras necessárias no município, por outro lado a responsabilidade do prefeito com a população que dele espera o serviço, não pode deixar de ser feito, é como uma faca de dois gomos, um lado o serviço não pode ser cortado e no outro, é cega para os repasses das verbas para suprir os gastos.
O vereador Nino conversou e trocou experiências com os diversos gestores de cidades que sofrem os mesmos problemas da nossa região e ficou espantando com a conversa de uma prefeita, que nem transporte escolar tem para servir os estudantes da zona rural. Em Poções o prefeito vem fazendo de tudo para cumprir esta responsabilidade, de levar os estudantes do ensino médio para a escola que é obrigação do Estado, disse ele a prefeita.
Os vereadores Nelsão e Nino falaram ainda da boa noticia recebida em Brasília pelo prefeito Luciano Mascarenhas, sobre as verbas que vem no segundo semestre para calçamento e saneamento a serem liberadas pelo Governo Federal e que pode atender as emendas dos vereadores nos diversos bairros da cidade.
Os dois parlamentares conviveram na Capital Federal, com os esforços do prefeito Luciano Mascarenhas em cada Ministério, buscando apoio para os projetos e reforçando o pedido de liberação das emendas dos Deputados e Senadores que colocaram no orçamento da união suas emendas a favor de Poções. Tanto Nelsão como Nino, afirmaram confiança e ficaram satisfeitos com a disposição do prefeito, que em pouco mais de quatro (4) meses já demonstrou não só liderança, mas poder de lutar pelo povo de nossa terra. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções)
Jacobina: Secretaria de Agricultura da prefeitura inicia projeto de aproveitamento do babaçu
Postado por UPB2009 às 05:24Prefeitura reestrutura a Polícia Administrativa
Postado por UPB2009 às 05:23A Prefeitura de Itabuna está implementando o Projeto de Reestruturação da Polícia Administrativa Municipal (PAM), que inclui desde a mudança da nomenclatura da corporação, atividades de capacitação, curso básico de noções de Direito, bem como a aprovação de um novo regimento, estabelecendo critérios para cargos, carreira, vencimentos, regulamento disciplinar, ouvidoria e corregedoria.
Neste sentindo, atendendo ao convite formulado pelo prefeito Capitão Azevedo, o coordenador do Programa de Segurança Municipal (Prosem), coronel/PM Marcos Vinícius de Oliveira, estará em Itabuna na próxima segunda-feira, dia 18, para proceder levantamento das necessidades e orientar a finalização do projeto a ser encaminhado ao Ministério da Justiça que, depois de aprovado, viabilizará junto ao Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) os recursos para investimentos em capacitação da corporação e na compra de equipamentos e viaturas.
O secretário municipal da Administração, Gilson Nascimento, destaca que diversas ações estão sendo colocadas em prática desde o início do atual governo, visando à melhoria dos serviços prestados pela Polícia Administrativa, a exemplo da efetivação alguns aprovados no último concurso público, aquisição de fardamento e funcionamento da Corregedoria. Ele ressalta que, em curto prazo, será instalado o Serviço de Monitoramento Eletrônico, já está em fase final de estudos.
“Para atender às exigências da legislação brasileira, e de maneira específica do Ministério da Justiça, estaremos encaminhando à Câmara Municipal projeto de lei propondo a alteração da nomenclatura da corporação para Guarda Civil Municipal”, frisa o secretário da Administração.
Monitoramento eletrônico - Segundo o comandante da Polícia Administrativa, tenente/PM Manuel Cerqueira da Silva, hoje o efetivo da guarda é de 240 homens. Ele explica que o Serviço de Monitoramento Eletrônico irá possibilitar uma melhoria significativa no serviço prestado à comunidade, com a instalação de câmeras de segurança em todas as unidades de saúde e algumas escolas municipais, localizadas em área de vulnerabilidade.
Para operacionalizar o serviço, acrescenta Cerqueira, a cidade estará dividida por cinco setores: de Itamaracá ao bairro Lomanto; da Mangabinha ao Novo Horizonte; do São Roque a Vila das Dores; do São Judas ao Novo São Caetano; e da Central de Regulação ao Zildolândia (Unidade Izolina Guimarães).
“Este serviço será operado pela própria Guarda Municipal, diuturnamente, a partir de uma central. Cada setor contará com uma viatura, duas motos e um efetivo de três homens. Com isto, esperamos torna mais eficiente e racional o serviço”, pontua o tenente Cerqueira. Ele diz ainda que, ainda este ano, será oferecido a corporação um curso com a aplicação da matriz curricular nacional para formação e capacitação de guardas municipais, definida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
“Com a capacitação, será possível cumprir as competências funcionais estabelecidas para a Guarda Civil Municipal de Itabuna, que vão além da defesa e preservação dos bens, serviços e instalações do patrimônio público do município. O nosso objetivo é prestar um serviço que atenda a expectativa do cidadão e contribuinte itabunense, mostrando que não somos meros figurantes, mas protagonistas da segurança”, finaliza o comandante. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)
Camaçari realiza Conferência de segurança
Postado por UPB2009 às 05:23Camaçari se prepara para realização da primeira Conferência de Segurança Pública (Conseg). A etapa municipal é um momento inédito, em que o poder público e a sociedade civil propõem, juntos, melhorias para o setor. As discussões acontecem entre os dias 28 e 30 deste mês, na Centro Educacional Cosme de Farias. A Conferência é uma das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que reúne a população em torno da consolidação de uma política para o Brasil. Em Camaçari, a Conseg começou a ser debatida junto à comunidade em reuniões do Orçamento Participativo (OP) e encontros preparatórios nos Phocs 1, 2 e 3.
Os debates prevêem a elaboração de propostas e encaminhamento de relatórios à etapa nacional, realizada em Brasília, entre 27 e 30 de agosto. Durante a Conseg, o Município ainda elege um delegado, membro da sociedade civil. Um outro representante, integrante do poder público e escolhido pela Prefeitura, também representa Camaçari na etapa nacional. Segundo Jailce Andrade, secretária do Desenvolvimento Social (Sedes), a Conseg é o momento da cidade opinar sobre a segurança pública e colaborar com a construção de uma política nacional.
A Conferência Municipal é organizada por uma comissão composta pelo poder público, trabalhadores da área de segurança pública e sociedade civil. A equipe conta com uma Coordenação Executiva, que é formada pela Prefeitura, para apoiar e dar assistência técnica à realização das atividades. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)
Começa hoje as inscrições do Programa Minha Casa Minha Vida
Postado por UPB2009 às 05:22Wagner destaca inclusão do cacau no FNE Verde
Postado por UPB2009 às 05:21O governador da Bahia, Jaques Wagner, considerou um grande avanço a decisão do Banco do Nordeste, que enquadrou as dívidas dos produtores de cacau nos parâmetros do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste, o FNE Verde, com prazo de até 20 anos para pagamento, com até 8 anos de carência. A decisão envolve os produtores que contrataram financiamento nas etapas 1, 2, 3 e 4 do Programa de Recuperação da Lavoura Cacaueira e que produzem cacau em áreas de Mata Atlântica.
A medida beneficia cerca de 13 mil produtores que têm contratos com o Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Desenbahia e dará um impulso ao processo de renegociação das dívidas, uma das principais ações do Plano de Aceleração do Desenvolvimento do Agronegócio na Região Cacaueira da Bahia, o PAC do Cacau. Além do equacionamento dos débitos e da liberação de novos créditos para a retomada da produção de cacau, o plano, que terá recursos de R$ 2,2 bilhões em oito anos, prevê investimentos em projetos de diversificação como seringueira, pupunha, dendê, flores e frutas; implantação de 20 fábricas de chocolate, distribuição de mudas e sementes e contratação de técnicos para capacitação de trabalhadores e pequenos produtores e obras de infra-estrutura.
De acordo com Wagner, “esse é mais um avanço nessa nossa luta pela recuperação da lavoura cacaueira. Desde que nós entramos diretamente nessa luta, ainda antes de ser governador do estado e agora como governador no contato com o Governo Federal e o Ministério da Agricultura, estamos dando passos que considero significativos para a recuperação da lavoura. cacaueira”. “A inclusão do cacau no FNE Verde é uma ótima medida já que um número maior de produtores poderá se enquadrar no processo de renegociação”, disse o governador. “Hoje há uma condição muito mais favorável em renegociar as dívidas e receber dinheiro novo, que é o que interessa”.
Jaques Wagner disse ainda que “temos mostrado ao presidente Lula e ao Ministério da Agricultura a importância de dar um tratamento especial à lavoura do cacau e fico feliz que haja essa sensibilidade. É preciso aproveitar esse momento, preparar logo o manejo do cacau em áreas de Mata Atlântica, para que sejam enquadradas no FNE Verde e a gente finalmente comece a ver os novos recursos chegando para a lavoura sulbaiana”.
UNIÃO DE ESFORÇOS - O governador considerou que as novas medidas são o resultado da união de esforços entre os governos federal e estadual e as entidades representativas dos produtores. “Esse é o resultado do trabalho que vem sendo feito, é claro que para ter sucesso, dependemos da organização dos próprios cacauicultores e isso vem acontecendo”. “Do ponto de vista do Estado, creio que nunca foi dada tanta atenção como no nosso Governo na questão da lavoura do cacau e os próprios produtores reconhecem”, disse. “Com a instalação da Câmara Setorial Estadual do Cacau, esse trabalho melhora ainda mais. Tanto o ex-secretário de Agricultura Geraldo Simões, quanto o atual, Roberto Muniz se dedicaram e continuam se dedicando bastante a essa questão, justamente com a articulação dos produtores. Essa caminhada não pertence a ninguém isoladamente, ela pertence a nós do Governo do Estado, ao Governo Federal, a Ceeplac e evidentemente aos grandes heróis que são os cacauicultores”, finalizou Jaques Wagner.
O secretário Agricultura, Roberto Muniz, também destacou que “essa vitória é fruto da participação de produtores, da sociedade organizada, do Governo do Estado, do Ministério da Agricultura e dos bancos de fomento, que, juntos, na Câmara Setorial, construíram um pacto para a execução do PAC do Cacau”. Muniz disse ainda que “a partir de agora, vamos atuar no sentido de mobilizar os produtores, incentivar as adesões ao processo de renegociação, para que novos créditos sejam liberados e o Sul da Bahia possa ter sua economia fortalecida”.
Para o presidente da Associação dos Produtores de Caçau (APC), Henrique Almeida, “essa é uma grande noticia para a cacauicultura, na verdade é a ponta do iceberg para um grande projeto de desenvolvimento sustentável para a Cacauicultura do sul da Bahia que adotou o sistema cabruca para o cultivo do cacau”. De acordo com Almeida, “agora temos a oportunidade legal de, por exemplo, construirmos um projeto de manejo da madeira nativa certificada além do plantio de madeiras nativas certificadas para exploração comercial que pode vir a ser a garantia dos novos investimentos para a modernização da cacauicultura”. (Fonte: Ascom do evento)