Prefeitura de São Gabriel inaugura obras

A prefeitura de São Gabriel estará inaugurando entre os dias 31 de julho a 02 de agosto diversas obras realizadas no município. Em comemoração o prefeito Zé Carlos da Cebola irá promover uma grande festa para a população após as entregas das obras.

Confira a programação das inaugurações:

Dia 31 de julho, em Gameleira do Jacaré com saída às 16h:
Recuperação da estrada que liga a sede à Vila de Gameleira do Jacaré; Pavimentação de várias ruas totalizando seis mil metros de calçamento; implantação de bebedouros públicos para animais em Besouro e Pitial; implantação do novo sistema de irrigação na fazenda Taperivá e um ponto de apoio e ações de assistência social. Entre as atrações musicais estão Pankada Louka e Eraldo Maciel

Dias 01 e 02 de agosto na sede a partir das 18h:
Conclusão da primeira etapa da reforma do prédio da Prefeitura Municipal; reforma da delegacia; pavimentação das travessas Floris Oliveira, Adalberto Barreto e Rua da União, totalizando dois mil metros de calçamento; casa de apoio; aquisição de três veículos novos e a Praça Largo da Pátria. Entre as atrações musicais estão: Vanole Cigano, Asas Livres, Banda Pakeraê, Dourado, Kravo e Kanrla e Banda Fênix.
A prefeitura convida a todos.

Decreto permite a compensação financeira entre o RGPS e o RPPS

O decreto assinado pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de abertura da XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, dia 16 de julho, permite a compensação financeira entre o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) dos servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

A nova lei libera imediatamente aos Municípios que apresentaram requerimentos, os valores referentes ao período de estoque, 5 de outubro de 1988 e 6 de maio 1999. Essa compensação financeira se refere à contagem recíproca de tempo de contribuição para efeito de aposentadoria.
Um aspecto que deve ser observado pelos gestores é que o encontro de contas será efetuado apenas para os Municípios que lançaram os dados no sistema Comprev (Sistema de Compensação Previdenciária). No entanto, as prefeituras que ainda não lançaram os dados poderão lançar até dia 31 de maio de 2010, para receber o valor retido. (Fonte: CNM)

Região Oeste terá Feira do Bode

Produtores rurais dos municípios localizados no oeste do Estado, como Oliveira dos Brejinhos e Brotas de Macaúbas poderão expor seus produtos na VII Feira do Bode, que acontecerá nos dias 1º e 2º de agosto. O objetivo de evento é aumentar a competitividade da ovinocaprinocultura, produzida na região pelas chamadas comunidades de fundos de pasto. A feira é organizada pela Central de Associações dos Produtores de Caprinos e Ovinos (Ceapri).

Amargosa se destaca como geradora de empregos

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, Amargosa está entre os municípios que mais geram empregos na Bahia. No primeiro semestre deste ano, foram gerados 309 postos de trabalho com carteira assinada, contra apenas 136 desligamentos, o que resultou num saldo positivo de 173 novas vagas no município. O crescimento foi de 10,9%, um dos melhores resultados já registrados. "Isto mostra que estamos, realmente, vivendo um novo tempo, de desenvolvimento social e também econômico", afirma o prefeito Valmir Sampaio.

Valente inaugura CENARTE Sisal

Na última segunda-feira (20/07) foi inaugurado o Centro de Artesanato e Arte da Região do Sisal, CENARTE Sisal na cidade de Valente. O espaço abrigará os artistas populares da Região do Sisal da Bahia, com locais apropriados para comercialização de seus produtos.

Segundo o presidente da entidade, Antônio Dagoberto Rios, o CENARTE foi resultado de um esforço conjunto de toda a Diretoria, Gerências e colaboradores do IDRSisal, que se empenharam para tornar realidade um projeto de extrema importância para o segmento produtivo do artesanato, muitas vezes tão esquecido.

O CENARTE é um projeto em parceria com a Fundação Banco do Brasil, Ministério da Ciência e Tecnologia, SEBRAE e Prefeitura Municipal de Valente. O local possui uma loja para comercialização dos produtos artesanais, sanitários, depósitos, sala para capacitação e projeção de filmes educativos e documentários, lanchonete, centro digital equipado com oito computadores interligados à internet e administração, além de disponibilizar aos artesãos e artesãs, cursos de gestão, formação de preços, associativismo e cooperativismo, meio ambiente, oficinas de design.

Em Ilhéus, Samu continua melhorando a prestação de serviços à comunidade

Funcionando desde março passado no centro administrativo da Prefeitura de Ilhéus, na avenida Itabuna, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) continua aperfeiçoando o trabalho oferecido à comunidade. Além de suas seis unidades móveis (sendo duas reservas), o Serviço acaba de ganhar uma motocicleta para agilizar ainda mais o atendimento. De acordo com o coordenador administrativo do Samu em Ilhéus, Edson Freitas, em virtude de seu deslocamento mais fácil no trânsito, a motocicleta chegará antes das ambulâncias para prestar os primeiros socorros.

Edson Freitas informa ainda que, em Ilhéus, o Samu atende a uma média de 45 ocorrências diárias, sendo que esse número chega a dobrar na alta estação, quando o município recebe centenas de turistas. Segundo ele, uma das ocorrências mais comuns é o acidente no trânsito envolvendo carros e motos. “Para oferecer um atendimento rápido e eficiente, bem como para garantir a segurança das nossas equipes de trabalho em determinadas situações, contamos com o apoio do Corpo de Bombeiros e com uma importante parceria com a Polícia Militar”, acrescenta o coordenador administrativo.

Ao todo, o Samu de Ilhéus possui 82 funcionários, entre médicos, motoristas, atendentes, técnicos e auxiliares em geral. A nova sede, inaugurada pelo prefeito Newton Lima no dia 27 de março deste ano, funciona em ambiente totalmente climatizado. Sua estrutura é dotada de salas para a coordenação de enfermagem, administração, regulação, servidor, almoxarifado, farmácia, esterilização e estudos, além de copa, cozinha, banheiros e dormitórios masculinos e femininos. Na parte externa à sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, outras intervenções auxiliam o trânsito das ambulâncias como entrada exclusiva, semáforos e quebra-molas.

24 horas - O Samu é um programa que visa prestar atendimento à população em casos de emergência. Com o serviço, está sendo possível reduzir em todo o país o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O Samu funciona em regime de 24 horas por dia com equipes que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental, podendo ser acionado pelo número 192.

Utilizando a mesma sigla, o Samu foi idealizado na
França, em 1986, como Service d'Aide Médicale d'Urgence, sendo considerado pelos especialistas como o melhor do mundo. No Brasil, é oferecido pelo governo federal, em parceria com governos estaduais e municipais, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar à população. O projeto piloto aconteceu em Porto Alegre (RS) e em Ribeirão Preto (SP). (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Plano oferece 51 mil vagas para professores em exercício

As inscrições às vagas previstas pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica estão abertas. São 51.304 vagas, em 2009, para Bahia estão reservadas 18.805, para a graduação exclusiva de professores em exercício, nas redes públicas estaduais e municipais. As inscrições devem ser feitas na Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br).

A meta do plano nacional, lançado em 28 de maio deste ano, é formar, entre 2009 e 2011, 330 mil professores que hoje dão aulas sem licenciatura. Do total de vagas, 52% são em cursos presenciais e 48% em cursos a distância. O investimento do governo federal somará R$ 1,9 bilhão.
O plano oferece cursos de graduação para educadores em exercício no magistério público que estão em uma destas três situações: professor que ainda não tem curso superior (primeira licenciatura); professor com graduação, mas que leciona em área diferente daquela em que se formou (segunda licenciatura), e bacharel sem licenciatura, que precisa de estudos complementares que o habilitem ao exercício do magistério.
A primeira licenciatura tem carga horária de 3.200 horas, sendo 2.800 horas de conteúdos e 400 horas de estágio supervisionado; a segunda licenciatura tem carga horária de 800 horas para curso na mesma área de atuação do professor ou de 1.200 horas para curso fora da área de formação.
Professores - Para participar do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, o docente da escola pública tem de cadastrar o currículo na Plataforma Freire , onde também escolhe o curso que deseja e faz sua inscrição.
Secretarias de educação - Cabe às secretarias estaduais e municipais de educação informar aos professores sobre os cursos disponíveis na rede de instituições públicas de ensino superior e analisar as pré-inscrições dos professores na Plataforma Freire.
Bahia - Cinco instituições públicas de ensino superior da Bahia oferecem 18.805 vagas em 56 municípios: a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), a Universidade Federal de Feira de Santana (Uefs), e a Universidade Estadual do Recôncavo Baiano (Uerb), ofertam vagas no estado.
Plano Nacional de Formação - As vagas são exclusivas para professores que lecionam nas redes públicas estaduais e municipais e que ainda não têm formação de nível superior, conforme prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Essas vagas foram criadas com o Plano Nacional de Formação de Professores, lançado em 28 de maio deste ano, para ser executado entre 2009 e 2011. Nestes três anos serão abertas mais de 300 mil vagas para docentes que estão no exercício do magistério público da educação básica.
Nordeste - Professores das redes públicas de sete dos nove estados da região Nordeste podem concorrer a 39.763 vagas em cursos de licenciatura que começam em agosto próximo. As vagas são oferecidas por 22 instituições de ensino superior públicas da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Os professores devem fazer a inscrição no Portal <http://portal.mec.gov.br/mec/index.php> do MEC.
Ao entrar no portal do Ministério da Educação, os professores vão fazer a inscrição usando a Plataforma Freire. A plataforma traz uma série de informações, como a relação das instituições que têm vagas para este semestre, os cursos que elas abriram, o número de vagas, os municípios onde acontecerá a formação e a modalidade (presencial ou a distância). Todos os cursos são gratuitos e o certificado que o professor receberá é da instituição que promoveu a formação.
A plataforma também mostra que a maioria dos cursos está em cidades do interior dos estados. Na Bahia, por exemplo, os professores vão encontrar vagas em cidades como Xique-Xique, Piritiba, Itanhém, Jacobina, D'Ávila e Conceição do Coité; no Ceará, em localidades como Orós, Tauá, Itapipoca e Limoeiro do Norte.
Plataforma Freire - A Plataforma Freire, criada pelo Ministério da Educação, é a porta de entrada dos professores da educação básica pública, no exercício do magistério, nas instituições públicas de ensino superior. Ao mesmo tempo em que coloca em prática o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, a plataforma homenageia o educador brasileiro Paulo Freire.
É na Plataforma Freire que os professores vão escolher as licenciaturas que desejam cursar, fazer inscrição, cadastrar e atualizar seus currículos. Construída para ser uma ferramenta de fácil acesso do professor, ela também é informativa. Os docentes vão encontrar uma série de dados, entre eles, as tabelas com a previsão de oferta de cursos, as instituições, as modalidades de formação para o período 2009 a 2011. (Fonte: Ascom da Uesc)

Banco do Brasil comemora 30 anos da Superintendêmcia Estadual da Bahia

No próximo dia 24 de julho, às 8h30, na sede do órgão (Rua Direita da Piedade, 25, 7º andar), com café da manhã para funcionários da ativa, aposentados e convidados, o Banco do Brasil comemora os 30 anos de criação da Superintendência Estadual da Bahia, uma das maiores do País. Única Superintendência Estadual do Banco do Brasil nas regiões Norte/Nordeste a figurar entre as principais do Brasil, a Bahia terminou o primeiro semestre de 2009 em primeiro lugar na geração de negócios do BB em todo o Brasil, à frente das outras seis Superintendências Estaduais do BB de nível 1 (grupo que reúne duas em São Paulo – uma na capital e outra no interior; Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, além da Bahia), todas em Estados das regiões mais ricas e desenvolvidas do País. Todas as outras Superintendências do país são de nível 2 e 3.

“Esse feito demonstra a força da economia baiana, capaz de gerar mais negócios que Estados considerados mais desenvolvidos, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais”, diz o superintendente estadual do BB na Bahia, Rodrigo Santos Nogueira, que no dia 24 de julho recebe diretores do BB, ex-superintendentes e comunidade para comemorar a data.
Com cerca de 300 agências, 46 Postos de Atendimento Avançado, 100 Postos de Atendimento Bancário, 3 mil terminais de autoatendimento e mais de 4 mil funcionários, a Superintendência do BB mantém a maior infraestrutura bancária no Estado. “E esses números estão se expandindo, com as inaugurações que faremos nos próximos dias”, revela Rodrigo.
Além da Sala de Autoatendimento em Paripe, já inaugurada; remodelação de agências em toda a Bahia (Iguatemi Feira de Santana; Itamaraju, Itapetinga, Ruy Barbosa, Tremedal, Getúlio Vargas-Feira; Euclides da Cunha, Carinhanha, todas no interior; e Av. Estados Unidos, Barros Reis, em Salvador), serão inauguradas outras agências, como Shopping Paseo Itaigara, Salvador Shopping, Cabula e IAPI, entre outras. O BB investe R$ 120 milhões em modernização e expansão de estrutura na Bahia.
Na economia baiana, o BB, de acordo com o contrato assinado com o Governo do Estado, investe, até 2012, R$ 8 bilhões em áreas diversas, principalmente no segmento de agronegócios, micro e pequenas empresas, Pronaf e Desenvolvimento Regional Sustentável, além de ações de incentivo à cultura e ao esporte. Na Bahia, o BB tem 99 anos de atuação, completando o centenário da primeira agência no Estado em julho de 2010. (Fonte: Ascom do Banco do Brasil na Bahia)

Trabalho integrado entre a Saúde, Educação colocará em prática o Programa de Saúde e Prevenção nas Escolas

Mais um encontro para discutir as diretrizes do Programa de Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) e formar o Grupo Gestor Municipal (GGM), responsável em articular o projeto em Juazeiro e região, aconteceu na última terça-feira (21), no Centro de Saúde III, Angari, onde reuniu representantes da Saúde, Educação, organizações da sociedade civil, universidades, outras secretarias e instituições.

A proposta do Programa é realizar uma articulação integrada nas escolas do município e região para promover mais saúde e minimizar a situação atual com relação à gravidez precoce e as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). O objetivo do projeto é trabalhar a intersetorialidade das políticas públicas de saúde, educação e assistência, além de trabalhar a prevenção. Os representantes da Saúde, Educação e os parceiros serão os multiplicadores das informações junto à sociedade. A meta é reduzir os problemas sociais existentes que interferem diretamente na saúde e educação.

“Inicialmente foi feito um diagnóstico sutil para tomar conhecimento dos fatores de vulnerabilidade social e então definir a área de abrangência do projeto”, destacou a supervisora do Núcleo DST/AIDS de Juazeiro, Zilene Castro. De acordo com suas informações, o problema da gravidez precoce em Juazeiro é sério. Ela informa que só em 2008, foram realizados na cidade 3572 partos em mulheres com idade de 10 a 54 anos, sendo 904 em adolescentes de 10 a 19 anos. O trabalho de Prevenção e Promoção à Saúde será aplicado nas 98 escolas municipais, nos 59 colégios estaduais com sede em Juazeiro e em todos os colégios dos oito municípios da jurisdição da Direc 15.

“O fator primordial do projeto é a parceria entre as diferentes instâncias governamentais e não-governamentais e por isso devem ser enfrentados em conjunto pela Saúde, Educação e outros parceiros. A escola é um espaço privilegiado para este trabalho, pois é um local democrático e popular, onde podemos construir uma situação mais justa, solidária e compromissada com várias funções sociais e políticas”, afirmou a assistente social da Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc), Carla Theophilo.

A assistente social informou ainda que os professores serão capacitados para informar melhor e educar os estudantes em salas de aula juntamente com a presença essencial dos profissionais de saúde. “Vamos mexer com os valores internos e psicológicos das pessoas para que o projeto obtenha bons resultados e por isso precisamos do apoio de muitos colaboradores. Somente unindo forças poderemos solucionar este problema do município”, enfatizou.

De acordo o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde, Rogério Leal, o trabalho de redução da gravidez na adolescência e as DSTs será um desafio muito grande. “Esta ação integrada entre saúde, educação, instituições e sociedade, enfim de todos os níveis de gestão é de suma importância para o sucesso do Programa do Estado da Bahia na região do Vale”, comentou, e aprofundou ainda que o trabalho vai discutir diversas doenças, mas a gravidez não-planejada será o foco principal. “Este fato contribui para o abandono escolar e podemos pensar também na violência sexual, que pode ser uma grande alternativa para tantos agravos à saúde”, argumentou.

A educadora da Pastoral da Mulher de Juazeiro, Ana Paula Santos, fala sobre a importância do projeto. “Trabalhamos com a realidade que é a prostituição, e juntos com o poder público e sociedade poderemos articular melhor a ação para amenizar o quadro. O projeto é de suma relevância para a sociedade e não dá para trabalhar isoladamente este problema”, destacou.

A composição do GGM já está sendo planejada e será formada por representantes da Saúde, Educação, outras secretarias, universidades, organizações da sociedade civil, Conselhos, Justiça, entre outras. “Logo seja formulado o grupo, a programação do trabalho será desenvolvida e colocaremos o projeto em prática”, garantiu a supervisora do Núcleo DST/AIDS de Juazeiro, Zilene Castro.

O trabalho será inicialmente colocado em prática nas escolas dos bairros: Itaberaba, onde foram contabilizados 49 partos em adolescentes, Alto da Aliança (41 partos), Antônio Guilhermino (23 partos) e nos distritos de Maniçoba, localidade onde foram realizados 63 partos em mulheres na faixa-etária de 10 a 19 anos, Itamotinga (52 partos) e Mandacaru (19).

O projeto Saúde e Prevenção nas Escolas – SPE faz parte de uma iniciativa das Secretarias Estaduais de Saúde e Educação da Bahia, respectivamente, SESAB E SEC e conta com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde e Educação de Juazeiro.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro)

Prefeitura de Ibicaraí investe em ações sociais

A administração do prefeito Lenildo Santana em Ibicaraí elegeu como uma de suas prioridades cuidar das pessoas, garantindo dignidade ao cidadão. Seja ampliando os programas sociais em parceria com o governo federal, a exemplo do projeto “Peti e Projovem nos bairros”, seja dotando o município de espaços adequados para o atendimento a pacientes do Caps, a prefeitura vem realizando ações que colocam Ibicaraí como destaque na área social na região.

A iniciativa de fazer os programas Peti e Projovem itinerantes na época do recesso escolar teve como objetivo mobilizar as crianças e os adolescentes atendidos nos programas para as oficinas de lazer nas ruas, nos bairros. Os programas itinerantes atenderam crianças e jovens que não participam da versão original desses programas, e possibilitou a integração das comunidades de cada bairro onde foi realizado.

Já mo último dia 10, foram inauguradas as novas instalações da Secretaria Municipal de Saúde e do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial. Foram entregues à comunidade espaços amplos que vão possibilitar um atendimento com mais conforto e comodidade. O evento teve a presença do prefeito Lenildo Santana, do secretário de Saúde, José Carlos Aguiar, das equipes dos PSF’s e do CAPS, além de agentes comunitários de saúde e usuários.

O prefeito Lenildo Santana também prestigiou, recentemente, a cerimônia de certificação de alunos do Centro Digital de Cidadania. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores e contou ainda com a presença da secretária de Educação, professora Eunice Simões, e do presidente da Câmara, Valtaire Moreira, entre outras autoridades. Foram certificados mais de 60 alunos que concluíram o curso de informática básica. “Nosso município tem muitas carências sociais, mas o trabalho da prefeitura vem minimizando essas deficiências. Vamos continuar trabalhando”, afirma o prefeito Lenildo Santana. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ibicaraí)

Casos de dengue têm queda de 65% em junho

As ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti dengue não param em Camaçari e os agentes do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), realizam, diariamente, trabalhos educativos em todos os bairros. A iniciativa reduziu o número da doença no Município, que em junho registrou 13 ocorrências, uma queda de 65% em relação a maio quando foram notificados 37. Até meados de julho, Camaçari teve 209 casos de dengue. Para esclarecer a população sobre a importância de evitar a proliferação do mosquito, os agentes fazem oficinas e palestras nas escolas, associações de bairros e empresas do Pólo, distribuem panfletos e cartazes informativos e capas para tonéis. Um carro de som sobre as medidas que devem ser tomadas para livrar o Município da dengue reforça as ações.

Hoje (22/07), às 9h30, as atividades chegam na APAE, também no bairro Camaçari de Dentro. Na ocasião, acontece apresentação de teatro de bonecos, com o tema Educação Ambiental/Dengue. As divulgações de mensagens através de carros de som, fixação de cartazes, além de visitas domiciliares, prosseguem na quinta-feira (21/07), no bairro Camaçari de Dentro. Sexta-feira (22/07), a partir das 8h30, será montado um estande sobre a proliferação do mosquito.
A programação ainda conta com um mutirão de limpeza que acontece sexta-feira (24/07) e sábado (25/07), das 8h às 16h, no bairro Camaçari de Dentro. Os agentes também fazem distribuição de capas para tonéis. A concentração para a realização do mutirão será no Centro Educacional Monteiro Lobato. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Ilhéus marcou presença no Seminário do Sistema Nacional de Cultura

O Ministério da Cultura iniciou por Salvador uma série de 30 seminários que serão realizados em todo Brasil. Autoridades, gestores públicos e privados, membros de conselhos municipais e estaduais, além de mais de 400 representantes da área cultural de diversos municípios baianos estiveram reunidos no Hotel Tropical da Bahia, no Campo Grande (SSA), para participar do primeiro Seminário do Sistema Nacional de Cultura.

O evento contou com a presença do ministro da Cultura interino, Alfredo Manevy; da secretária de Articulação Institucional do MinC, Silvana Meireles; do coordenador geral do Sistema Nacional de Cultura, João Roberto Peixe; da representante do MinC na região Nordeste, Tarciana Portela; do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Albino Rubim; do secretário de Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meirelles, e do presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, que foi mediador em dois módulos de debate: “O Desenvolvimento do Sistema Nacional de Cultura: Arcabouço Jurídico e o Modelo de Gestão” e “Programas de Gestão de Cultura do Estado da Bahia, Sistema Estadual de Cultura e III Conferência Estadual de Cultura da Bahia”, dentre outros temas importantes que foram debatidos em plenária.

O Sistema Nacional de Cultura, que integra a Política Nacional de Cultura, é uma iniciativa do MinC que tem como objetivo definir uma agenda de ações para a cultura em todo o País, envolvendo estados e municípios que, por sua vez, deverão consolidar sistemas de cultura locais. Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, este é um momento ímpar da cultura nacional e Ilhéus tem que estar inserida em todo o processo de articulação, gestão e promoção de políticas públicas para a cultura desenvolvidas em conjunto com os governos federal, estadual e a sociedade civil. “A idéia é ganhar força com a união das diversas instâncias de governo e a participação de todos, objetivando a construção conjunta de caminhos para o desenvolvimento da cultura em Ilhéus”, afirma Corso, que também é Secretário Geral do Fórum de Dirigentes Culturais do Estado da Bahia.

Agora, é o momento da Fundação Cultural de Ilhéus ampliar o debate e propor aos artistas, produtores e gestores culturais a construção das bases locais para a implantação do Sistema Municipal de Cultura, a aprovação do Fundo Municipal de Cultura e fortalecer o planejamento, formação e qualificação das Redes de Cultura, diz Maurício Corso. “É com esse objetivo que a FUNDACI convida a todos para participarem da OPEC - Oficina de Planejamento Estratégico em Cultura, que acontecerá nos dias 23 e 24 de julho, nesta quinta e sexta-feira, a partir das 18:00 horas, no Auditório da Fundação Cultural de Ilhéus”, salienta. As Oficinas tratarão de elaborar um planejamento estratégico para um trabalho na área de gestão cultural de uma maneira mais sólida e continuada”, de acordo com Maurício Corso, Presidente da Fundação Cultural de Ilhéus. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Encontro debate turismo em Camaçari

Nesta sexta-feira (24/07), representantes da área turística se reúnem para discutir ações e metas da Prefeitura de Camaçari para desenvolver o segmento nos próximos anos. O encontro acontece no auditório da Secretaria de Governo (Segov), no Centro Administrativo, às 8h. São esperadas cerca de 150 pessoas, que irão discutir formas de estimular e fortalecer o turismo interno, além da captação de recursos para investimentos, sinalização turística da orla de Camaçari e a revitalização de Arembepe.

Durante o encontro, acontece a apresentação dos pontos turísticos do Município, com destaque para o turismo náutico e o Caminho dos Sete Paraísos, o calendário de eventos e o Mapa Turístico e Comercial da Estrada do Coco. No evento, realizado pela Secretaria de Turismo (Setur) do Município, são esperadas as participações do prefeito Luiz Carlos Caetano, os secretários de Turismo, Waldy Freitas, de Desenvolvimento Urbano (Sedur), José Cupertino, e de Infraestrutura (Seinfra), João Batista Bessa. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Prefeitura de Itapetinga trabalha para a construção de 500 unidades habitacionais

A prefeitura de Itapetinga quer reduzir o déficit habitacional local com a construção de 500 novas casas através do Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal. O prefeito do município do sudoeste baiano, José Carlos Moura já assinou o termo de adesão ao projeto do Governo Lula que é o maior projeto habitacional da história do País. “Contabilizamos 8950 pessoas interessadas, Antes, de forma democrática e participativa, reunimos a população para informar quais os critérios para a inclusão no projeto”, informou o prefeito petista José Carlos Moura.

Durante duas semanas a prefeitura desenvolveu o processo de cadastramento em vários bairros e na principal unidade industrial do município, a fábrica da Vulcabras/Azaléia. O processo foi comandado pela Secretaria Municipal de Planejamento com a participação do gerente local da Caixa Econômica Federal(CEF),Pedro Rosa. “Conseguimos reunir duas mil pessoas em uma audiência pública. Nunca houve em toda a história do município tamanha mobilização popular em torno de um projeto”, ressalta o secretário de Planejamento, André Dantas.
Todo esse interesse tem uma explicação. Itapetinga tem um déficit habitacional de 3.211 moradias, segundo dados de 2000 do IBGE. O número, considerado defasado devido ao crescimento do município, será encaminhado ao Ministério das Cidades, responsável pela execução do programa, que visa sanar 14% do déficit habitacional brasileiro. “Esperamos reduzir nosso déficit em 500 unidades. Esse número está dentro do que prevê o programa em nível nacional”, afirma o prefeito José Carlos Moura (PT).
Projetos - Além do “Minha casa, minha vida”, José Carlos Moura busca outros projetos para Itapetinga. O município espera implantar, em breve, uma nova unidade hospitalar, um posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão(SAC), e obras de pavimentação e esgotamento sanitário para a cidade. “A saúde é o principal gargalo na nossa cidade. Temos o apoio do deputado federal Geraldo Simões (PT) e do governador Wagner para a implantação de um moderno hospital em nossa cidade para atender a toda população regional”, informa o prefeito. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itapetinga)

Azevedo defende fortalecimento político e econômico da região

Ao participar de uma exposição do Pólo Moveleiro de Itabuna na AABB, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo elogiou o projeto da Associação Itabunense de Marceneiros, Carpinteiros e Moveleiros (Aitamovel), como um evento importante para o desenvolvimento de Itabuna e da região Sul da Bahia. Ele também defendeu como estratégias para o fortalecimento regional, a eleição de uma bancada representativa no Congresso Nacional e Assembléia Legislativa, além das ações de incentivo ao empreendedorismo, associativismo e à qualificação de profissionais, que serviu de base para a criação da Aitamovel.

Capitão Azevedo manifestou também o seu contentamento pela articulação entre o poder público e a iniciativa privada para a implantação do pólo moveleiro. “Nós precisamos acreditar no nosso potencial de desenvolvimento, e isso exige inclusive ações integradas. No nosso governo, por exemplo, nenhuma secretaria pode funcionar como uma ilha, mas como uma unidade articulada com os demais setores da administração e da própria sociedade e, com isso, acredito que estamos no caminho certo”.

Na solenidade, onde estavam presentes os secretários de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy; Assuntos Governamentais e Comunicação Social, Walmir Rosário; Desenvolvimento Urbano, Fernando Vita; Educação, Gustavo Lisboa; Saúde, Antônio Vieira, que também é vice-prefeito; Assistência Social, José Rebouças e do chefe de gabinete, Ivann Krebs Montenegro, presidente da Emasa, Alfredo Melo; Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, Cyro de Mattos; Fundação Marimbeta, Geraldo Pedrassoli e da procuradora-geral do município, Juliana Burgos, além de representantes da Associação Comercial de Itabuna, CDL, Apemi, Uesc, Banco do Brasil, Sebrae, Sesi e 30 dirigentes e associados da Aitamovel.

Para Carlos Leahy, a mostra do material produzido pelos empresários itabunenses – móveis, esquadrias e outros produtos de madeira representa a oportunidade de mostrar o potencial de Itabuna, num projeto que une o governo municipal com o Sebrae, Sudic – a quem deverá competir a implantação de galpões no centro industrial, com espaços para 34 empresas itabunenses já filiadas. “Identificamos mais de 200 unidades empresariais que poderão ser integradas ao pólo, cujas atividades foram iniciadas em 2005”, ressalvou. Anunciou que o projeto será complementado com a implantação de um showroom, que deverá funcionar como uma exposição permanente dos móveis fabricados em Itabuna.

Na mesma solenidade, também falaram destacando a importância do projeto do pólo moveleiro no âmbito local e regional o delegado de Meio Ambiente, Jamil Youssef; representantes da Aitamovel, Alexandro Fagundes de Freitas; Banco do Brasil, Silvio Nascimento; Sesi, Alexandre Regis e da Uesc, Raimundo Bomfim, para quem o projeto é essencial porque gera emprego, renda e promove ao mesmo tempo a circulação de capital. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

População de Serrolândia é beneficiada com ações do Água para Todos

Após recuperar o trecho de 31 km da BA 131, facilitando o acesso as cidades de Jacobina e Miguel Calmon com recursos da ordem R$ 12,7 milhões, o governador Jaques Wagner retorna mais uma vez ao território de Piemonte da Diamantina. Em homenagem aos 47 anos de emancipação política do município de Serrolândia (a 317 km de Salvador) serão inauguradas obras do Programa Água para Todos pelo governador nesta quinta-feira (23) pela manhã, que ao lado do prefeito Gildo Mota ainda autoriza a implantação dos Sistemas Integrados de Abastecimento de Água em mais quatro comunidades.

Ao todo, foram investidos aproximadamente 300 mil reais na construção do sistema simplificado de abastecimento de água (SSAA) das comunidades de Santa Rosa, Várzea Cumprida, Algodões, Caxingó, Amarante e Várzea Danta. Através da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb) também serão atendidas as localidades de Alto do Coqueiro, Várzea Bonita e Várzea do Uruçu, no município de Serrolândia, além da comunidade de Pé do Morro, no município de Várzea do Poço, levando água para a torneira da casa de 800 pessoas, por meio de um investimento de R$ 400 mil. No total, são mais de R$ 700 mil em recursos destinados exclusivamente para a universalização da água aos moradores de Serrolândia.
Até 2010, serão aplicados R$ 2,1 bilhões em obras de acesso a água tratada e de qualidade para mais de 3,5 milhões de baianos, que ao longo das décadas foram vilipendiados pela cultura do carro pipa. O Água para Todos já atingiu 375 municípios e mais de 1,9 milhão de pessoas. (Fonte: Agecom)

Caetano conhece sistema educacional da Dinamarca

O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, faz viagem técnica à Dinamarca para conhecer o sistema educacional do país, em especial o uso da robótica. A visita está prevista para acontecer na primeira quinzena de agosto. A proposta é aproveitar os projetos bem-sucedidos na área tecnológica para implantar no Município. O desenvolvimento da robótica educacional na Dinamarca é uma das razões que motivam a visita técnica. O país europeu abriga a matriz da empresa de brinquedos de montar, Lego, que incentiva os campeonatos de robótica em todas as esferas, das municipais as internacionais.

Preocupado em estimular e desenvolver nos alunos conceitos importantes, como trabalho em equipe, capacidade de solucionar problemas, criatividade, e integração de disciplinas, Camaçari implantou o ensino de robótica em mais de 50 escolas da rede municipal, tendo participado de vários campeonatos, como o municipal e o sulamericano.
EDUCAÇÃO NA DINAMARCA - O recurso destinado à educação na Dinamarca é um dos mais elevados entre os países pertencentes a Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE), que conta com 30 países comprometidos com os princípios que garantem um ensino de qualidade.
Na Dinamarca quase não há registro de analfabetos. No país, as crianças começam estudar aos sete anos e a educação é compulsória (obrigada por lei) até os 16 anos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Praças da cidade são beneficiadas com a execução de várias melhorias

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Serviços Públicos, vem realizando uma série de intervenções na cidade com o objetivo de melhorar sua infraestrutura física. O trabalho vem dando ênfase para a recuperação de praças, colocação de sistemas de iluminação e execução de pequenos reparos na pavimentação de diversos logradouros públicos. O esforço inclui a construção de uma praça localizada ao lado do Shopping Popular, centro da cidade, que recebeu, entre outros, pavimentação em bloquetes, canteiros, iluminação, bancos e um moderno projeto de paisagismo.

Segundo o secretário Carlos Freitas, entre as praças que se encontram em fase final de recuperação, destacam-se a da subida do alto do Pacheco, que recebeu canteiros e um novo piso; a localizada na avenida Itabuna, nas proximidades do Viaduto Catalão, beneficiada por bancos, jardim e pavimentação em bloquetes; a situada na avenida Antônio Carlos Magalhães, que foi revitalizada por novo piso, colocação de mesa e pintura geral; e a praça localizada nas proximidades da rua do Filtro, favorecida por instalação de mesas, pintura e ampliação da pavimentação e do acesso à escada local.
Duas outras praças, continua Carlos Freitas, também estão sendo beneficiadas: a Misael Tavares, localizada nas proximidades da Clínica Sacro, e a Barão do Rio Branco, em frente ao Hospital de Ilhéus. A primeira está recebendo canteiros em volta das árvores, plantas ornamentais e troca do alambrado da quadra. Já a segunda está sendo favorecida por uma pintura geral e pelas recuperação dos canteiros e dos meios-fios. O diretor de Serviços Urbanos, Waldemar Bonfim (Dema), chama atenção ainda para a execução de consertos na pavimentação de ruas que vêm sendo realizados em alguns pontos da cidade, como a rua Dom Pedro II e a avenida Esperança (1ª e 7ª travessas). (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Grupo de Trabalho II apresentasugestões para o combate à violência

Representantes de entidades sociais e religiosas, integrantes do grupo de trabalho II, reuniram-se, segunda-feira (20), na sala de comissões técnicas da Câmara Municipal de Vereadores, com o objetivo de sugerir ações para o desenvolvimento do pacto contra a violência em Itabuna. Participaram da reunião o chefe de gabinete e representante do poder Executivo, Ivann Krebs; sub-procurador municipal, José Augusto Ferreira; suplente da coordenação geral do pacto, pastor Antongnony Coelho; secretário de Esporte e Recreação, Alcântara Pellegrini; promotor público, Clodoaldo Anunciação; juiz da Vara da Criança e do Adolescente, Marcos Bandeira; Defensor Público, André Martins e o presidente do Conselho de Defesa e Segurança Pública, Washigton Cerqueira.

Diversas intervenções foram sugeridas pelos presentes. Clodoaldo Anunciação apresentou algumas demandas iniciais para o pacto: reestruturação da iluminação, principalmente próximo às escolas; a formatação de um plano de trânsito; a reestruturação do Imeam; fiscalização das festas realizadas em Itabuna e buscar junto ao Estado o melhoramento do Departamento de Polícia Técnica. Ele também destacou o incentivo ao esporte como recurso de combate à violência, com a criação de escolinhas de futebol e construção de quadras poliesportivas nos bairros. “A reforma da Vila Olímpica é uma iniciativa que ajuda no combate à violência, sendo um espaço de esporte e lazer para a população” destacou o promotor.

O radialista Val Cabral ressaltou a possibilidade de implantar na cidade a operação Manzuá, realizada na Paraíba, onde são feitas abordagens com policiais nas entradas e saídas de determinadas cidades. Val Também apontou a estruturação de delegacias para a defesa de crianças e idosos, a construção de um lar para mulher vítima de violência e o retorno da patrulha do sossego como medidas importantes para o pacto.

O representante do Lions Clube Centro, César Brandão, comentou sobre a necessidade de observar a conduta de jovens que ficam durante a noite em postos de gasolina da cidade, além de sugerir o retorno da lei da madrugada. Já o representante do Sindicato Rural de Itabuna, Fernando Ferreira, frisou como uma ação relevante o lançamento de uma campanha publicitária contra as drogas.

O professor Dilson Cardoso sugeriu a profissionalização dos jovens e o sub-procurador, José Augusto Ferreira, apontou a necessidade da cidade manter uma casa de passagem para tratar dependentes químicos. Outros aspectos foram apresentados pelo pastor Antongnony Coelho, como segurança nas praças públicas, a realização de conferências nos diversos bairros e a retirada de crianças das ruas.

O juiz Marcos Bandeira observou que o trabalho para combater a violência deve considerar duas vertentes: a prevenção, com atividades nos eixos paternidade responsável e com adolescentes em conflito com a lei. A segunda vertente relaciona-se com a efetividade da ação policial. “Precisamos de uma unidade de internamento, de semi-liberdade e terapéutica em Itabuna” mencionou o juiz.

O chefe de gabinete, Ivann Krebs, lembrou que muitas ações que contribuem no combate à violência já estão sendo realizadas pelo governo e lembrou as 1 mil lâmpadas colocadas em diversos pontos da cidade. “As ações promovidas pelo governo serão fortalecidas com as propostas apresentadas pelos participantes do pacto, o que contribuirá para eliminar gradativamente a violência em Itabuna” complementou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

CAM realiza 5 mil atendimentos por mês

Uma moderna estrutura garante ao contribuinte de Camaçari atendimento ágil e desburocratizado. Tudo oferecido com total conforto e comodidade pela Central de Atendimento Municipal (CAM), que atualmente realiza cerca de 5 mil atendimentos por mês nos seus três postos. Na CAM o contribuinte pode emitir dívida de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e do imposto de transmissão para registro de escritura, solicitar alvará de funcionamento da empresa, autorização e autenticação de talão de nota fiscal e certidão negativa de débitos.
A Central ainda realiza emissão de guias de pagamento e 2ª vias, alvará de construção, alvará de habitice e emissão de nota fiscal avulsa (NFA). Camaçari possui três centrais, localizadas no Centro Administrativo, sede do Município, na Prefeitura Avançada da orla, em Vila de Abrantes, e no Shopping Capemi, em Salvador. Todo serviço é oferecido por 40 funcionários. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Na capital baiana, o expediente segue até às 17h30.
Romildo Santos da Silva, 53 anos, que utiliza com freqüência os serviços da Central de Atendimento da sede, aponta as mudanças. “De uns anos pra cá, tudo ficou mais rápido, humanizado e menos burocrático. Antes, cansava de ficar aqui a tarde toda, em um ambiente abafado e pequeno”, diz o técnico em instrumentação.
A comerciante Maria Cleide Carvalho, fala satisfeita do curto prazo utilizado para solicitação de uma nota fiscal avulsa. “Não passei nem 20 minutos aqui. Além disso, os funcionários são atenciosos”, assegura. Idosos, gestantes, portadores de necessidades especiais, mães acompanhadas com crianças de colo e contribuintes com problemas de saúde recebem atendimento diferenciado.
REFORMA - Em maio do ano passado, a Central de Atendimento Municipal da sede de Camaçari passou por uma ampla reforma e ganhou novos serviços. Foi incorporada uma estrutura composta de sistema de áudio e vídeos institucionais do Município, novos equipamentos e mobiliário, sala para arquiteto plantonista, pintura, piso, sinalização apropriada, computadores, persianas padronizadas, painéis com fotos de obras marcantes na cidade, ar condicionado e salas para gerente e pessoal de apoio.
O contribuinte conta também com atendimento preferencial e criação de um pré-atendimento, onde os usuários recebem esclarecimentos sobre as dúvidas e pegam a senha. Preocupada em conhecer o nível de satisfação dos usuários, a Prefeitura disponibilizou nas três CAM´s, o Formulário de Avaliação da Satisfação, Críticas e Sugestões. A ferramenta serve como consultor da opinião popular. O cafezinho no pré-atendimento foi uma das sugestões dos contribuintes, garante a gerente da CAM na sede, Virgínia Benício.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Encontro debaterá a segurança pública em Ilhéus, no dia 24

“Segurança pública é responsabilidade de todos nós” é o principal tema do II Fórum Baiano de Segurança Municipal e do I Encontro de Guardas Municipais da Bahia, que acontecem na cidade de Ilhéus, neste dia 24, no auditório do Fórum Epaminondas Berbert de Castro a partir das 08h30min. A iniciativa, que tem como objetivo discutir os instrumentos de mobilização da comunidade para a sua segurança, alem de esclarecer a sociedade civil como surgiram e o que vem a ser a Guarda Municipal, é promovida pelo Sindguardas-BA, com apoio da Prefeitura de Ilhéus, Câmara Municipal, Ministério da Justiça, Prosem, Força Sindical, Anpuad e Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

Após credenciamento e composição da mesa solene de abertura dos trabalhos, que contará com a presença do prefeito Newton Lima, entre outras autoridades, o secretário de Administração de Ilhéus, Abelardo Andréa de Souza fará palestra abordando “A contribuição da guarda municipal na administração pública”. Às 10 horas, será a vez do delegado-chefe da Polícia Federal, Dr. Cristiano Barbosa Sampaio falar sobre “As guardas municipais e o seu papel no Estatuto do Desarmamento”.

Logo depois de um coffe break, às 11 horas, o professor Marcos Vinícius, coordenador nacional da Prosem, falará a respeito da “Guarda municipal e as polícias estaduais no contexto da segurança pública”, seguindo-se do sub-comandante do II BPM/Ilhéus, major Adriano de Araújo Costa que se responsabilizará sobre a palestra “O papel dos municípios na segurança pública”.

Depois de intervalo para almoço, o fórum recomeça às 13h30min com a juíza de Direito da Comarca de Ilhéus, Dra. Sandra Magali que abordará o tema “A contribuição das guardas municipais frente a atual legislação”, vindo após a Dra. Cristina Gross VilaNova, coordenadora de Ações do Programa em Segurança Pública que falará sobre “Os investimentos na segurança pública municipal com recursos federal e credenciamento das guardas municipais no Pronaci”.

Às 14h30min acontece nova palestra sob a responsabilidade do secretário de Administração de Itabuna, Gilson Nascimento, abordando “O papel dos municípios na segurança pública; às 15 horas “A regulamentação e o poder de polícia das guardas municipais” será enfocado por Arnaldo Farias de Sá, deputado federal por São Paulo e relator da PEC 534/02; às 15h30min, Maurício Domingos, presidente da Ong SOS Segurança falará sobre “As guardas municipais inseridas no contexto da segurança pública”, e, encerrando as palestras, Dr. Protogenes Queiroz, delegado da Polícia Federal/DF abordará o tema “Os meios de prevenção e combate a criminalidade com integração”.

Para Pedro de Oliveira Santos, presidente do Sindguardas-BA, os eventos pretendem difundir entre os organismos representativos da sociedade os principais conceitos que norteiam a eficácia dos serviços de uma Guarda Municipal e sua relação com o aparelho policial em vigor apresentando alternativas para policiamento comunitário. “Por isso, convidamos a comunidade em geral para que compareça e prestigie as palestras, pois teremos uma oportunidade ímpar de planejar e executar a segurança municipal”, afirmou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Settran anuncia construção de uma unidade do Sest/Senat em Itabuna

Itabuna ganhará uma unidade do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). A pedra fundamental para a construção da sede será lançada no próximo dia 28, numa área próxima ao Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, integrando as comemorações do aniversário do município. O anuncio foi feito na manhã de terça-feira, 21, pelo secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Wesley Melo, durante uma palestra de abertura da programação em homenagem aos motoristas do transporte urbano, na sede da Empresa São Miguel. O secretário informou que o Sest/Senat é um projeto do Governo Federal e será desenvolvido através da parceria com a Prefeitura de Itabuna.

O secretário considera o projeto uma grande conquista, porque os profissionais de Itabuna e de toda a região terão um espaço para cursos e aperfeiçoamento técnico e também para o lazer. “Fomos buscar essa parceria com a União e para nós é também o cumprimento de uma promessa do prefeito Capitão Azevedo feita durante sua campanha e que está se cumprindo”, ressalva.

A nova unidade, segundo Wesley, deverá ser entregue aos profissionais dentro de um ano, ou seja, no dia 28 de julho de 2010, quando Itabuna completará seu centenário. O clube terá salas para treinamento, palestras, campo de futebol, piscinas e áreas de lazer para todos os rodoviários regionais. O secretário disse que a Settran tem buscado, de todas as formas, a melhoria do sistema de transporte e Trânsito em Itabuna. “Junto com isso, buscamos a qualificação e o bem estar tanto dos motoristas quanto da comunidade que se utiliza do transporte urbano na cidade”, completa.

Uma grande responsabilidade - Wesley lembrou que os profissionais do volante são responsáveis pelo transporte diário de cerca de 60 mil usuários em Itabuna, o que não é uma tarefa fácil. Ele também já foi rodoviário e diz saber da grande responsabilidade que é. “Temos que ser e dar o melhor profissionalmente, porque vocês são nossos representantes diretos”. A palestra integrou a programação do Dia do Motorista (comemorado em 25 último) e foi feita para dois grupos de motoristas da Empresa São Miguel (uma na parte da manhã e outra à tarde) na sede da empresa. Na quarta-feira (22), será a vez dos motoristas da Empresa Rio Cachoeira também participarem da palestra que servirá para “um momento de reflexão sobre educação e segurança no trânsito”, segundo a pedagoga e coordenadora do Setor de educação da Settran, Elessandra Bispo, que abordou o tema.

Uma equipe multidisciplinar da Secretaria (pedagogos, psicólogos, professores de educação física, administradores e contadores) também participa da programação. Ao final da programação, os motoristas receberão como brinde, um kit com itens educativos, como estímulo ao uso de cinto de segurança e a preservação do meio ambiente.

Está incluída ainda na programação festiva em alusão ao aniversário de Itabuna, elaborada pela Settran, a realização de blitezen educativas para a comunidade, nas ruas e avenidas de Itabuna. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).