Potencializar município é tema do curso de marketing de cidades e captação de recursos

Todo município deve encontrar sua vocação. Potencializar ou ajudar um município a encontrar a sua vocação é contribuir para um correto e mais eficiente desenvolvimento sustentável. Para isso é preciso projetos que tenham como propósito identificar claramente o potencial de cada município. Cada região ou cada cidade tem uma característica singular e, ao descobri-la, pode-se potencializar essa vocação, facilitando o caminho para o desenvolvimento. Ao vocacionar um município, o gestor está proporcionando ao poder público condições de melhorar seus investimentos em equipamentos e ações em benefício da comunidade. Representa mais cultura, lazer, esporte, mais saúde e educação a todos. Desenvolvimento vocacionado compreende ainda investimentos em projetos de geração de renda, em mão de obra qualificada e no crescimento sócio econômico do município.

Acreditando que se cada localidade puder crescer economicamente explorando seu potencial e sua efetiva vocação, certamente o progresso poderá chegar a todos, de forma a diminuir os desníveis sociais, a UPB preparou um curso sobre esse tema para capacitar os servidores municipais. Mas é preciso fortalecer cada cidade ou região, respeitando e otimizando sua vocação. Cada cidade tem a sua identidade visual. Pode ser uma paisagem, um monumento, uma festa tradicional. Para fomentar as potencialidades dos municípios, a UPB, dentro de sua Jornada de Capacitação Técnica, vai realizar nos dias 25 e 26 deste mês (hoje e amanhã), em seu auditório, o Curso de Marketing de Cidades e Captação de Recursos.

No primeiro dia do curso serão apresentados a realidade das cidades, forças internas e externas que colocam as cidades em dificuldades e o reflexo do gestor n resolução dos problemas. Em seguida será discutido o que as cidades estão fazendo para resolver seus problemas, divulgação da imagem da cidade, escolha das cidades pelos mercados alvos e o planejamento estratégico. Haverá trabalho de grupo com os participantes.

No segundo dia os temas a serem abordados são: atração dos mercados do turismo como negócios, desenvolvimento de produto focado no turismo, marketing cultural, qualificação pessoal, captação de recursos, definição do projeto alvo para captação, definição dos resultados do projeto quanto à geração de emprego e renda e aquecimento da economia da cidade, além de fontes, leis de incentivos, convênios, prestação de contas, portarias e recomendações e a resolução de pendências fiscais e jurídicas.

Os interessados poderão acessar a ficha de inscrição no site da UPB (www.upb.org.br). O curso, dirigido a todos os servidores municipais, é totalmente gratuito. As vagas são limitadas.



Estados e municípios podem comprar móveis escolares a preços baixos

Estados e municípios interessados em renovar e padronizar o mobiliário escolar de suas redes de educação básica já podem aderir ao pregão eletrônico para registro de preços realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a compra de mesas e carteiras para professores e estudantes. A partir de hoje, basta clicar no portal do FNDE em Compras e editais / Adesão a registro de preços / Mobiliário escolar para conhecer os modelos e preços dos móveis disponíveis e o passo a passo para a adesão. Os municípios, estados e Distrito Federal podem adquirir o mobiliário com recursos próprios ou de outras fontes. As escolas públicas dos municípios prioritários definidos no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) receberão os equipamentos gratuitamente.

Ergonomia – As especificações do mobiliário decorrem de acordo de cooperação técnica entre a autarquia e a Fundação de Desenvolvimento da Educação (FDE), de São Paulo, que cedeu o projeto de móveis escolares totalmente baseados nas determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O mobiliário é composto pelo conjunto do aluno (carteira e cadeira), conjunto do professor (mesa e cadeira) e por mesa acessível para estudantes cadeirantes. A carteira e a cadeira do aluno têm três tamanhos, conforme o nível de ensino, cobrindo toda a educação básica, e todo o mobiliário é adaptado ergonomicamente, de acordo com idade e série do aluno e ao seu uso por cadeirantes. Os móveis também foram projetados para ter mais durabilidade que o mobiliário escolar comum.

Registro de preços – “O pregão eletrônico para registro de preços garante maior transparência ao processo de compra, mais rapidez na contratação e padronização nacional do produto, graças à nossa parceria com o Inmetro, que verifica o cumprimento das especificações determinadas no edital”, afirma José Carlos Freitas, diretor de Administração e Tecnologia do FNDE. “Como o pregão prevê a compra de grandes quantidades, conseguimos reduzir bastante os preços em função do ganho de escala”. A primeira experiência da autarquia no registro de preço de produtos para aquisição pelos estados e municípios foi o programa Caminho da Escola, que permitiu a compra de ônibus escolares construídos especificamente para o transporte de estudantes da área rural. Desde sua implantação, em 2008, até fevereiro deste ano, o Caminho da Escola atendeu 2.697 municípios, com a compra de 5.721 ônibus escolares, bicicletas – Além dos veículos e dos móveis, estão sendo preparados registros de preços para a aquisição de bicicletas escolares, uniformes e cadernos. No caso das bicicletas, encomendou à Fundação Getúlio Vargas um estudo de mercado para ter um panorama geral do setor e, junto com os fabricantes, está elaborando um modelo próprio para uso pelos estudantes.

Uniformes – No final de 2009, o FNDE promoveu uma audiência pública em São Paulo para ouvir a sociedade e debater com os setores interessados, como a indústria têxtil e as secretarias estaduais e municipais de educação, a compra de uniformes escolares para os alunos das redes públicas de ensino. Na ocasião, foram apresentados os modelos e as especificações dos materiais a serem usados em sua confecção. O conjunto de uniformes para os alunos da educação básica é formado por dez peças: camiseta, bermuda, calça comprida, camiseta regata, calção e bermuda ciclista para educação física, agasalho de malha com capuz, boné, meia e tênis. Conheça os modelos.

Cadernos – Nesta quinta-feira, 25, em São Paulo, haverá mais uma audiência pública, desta vez para debater com a sociedade e os setores produtivos o registro de preços para a eventual aquisição por estados, Distrito Federal e municípios de cadernos para alunos das suas redes públicas da educação básica. Serão cotados cadernos tipo brochura, tamanho universitário, com pauta e sem pauta, de 48 e 96 folhas e cadernos tipo universitário, espiral, com pauta, para dez matérias, com 200 folhas. (Fonte: FNDE)


5º Fórum Urbano Mundial no Rio de Janeiro

Está acontecendo na cidade do Rio de Janeiro, o terceiro dia do Fórum Urbano Mundial, principal evento de urbanismo do mundo, promovido pela Organização das Nações Unidas, até o dia 26 de março. O Fórum foi estabelecido pelas Nações Unidas para analisar um dos problemas mais urgentes que o mundo enfrenta hoje: a rápida urbanização e seu impacto nas comunidades, cidades, economias, mudanças climáticas e políticas. Este ano o tema do Fórum é “O Direito à Cidade: Unindo o Urbano Dividido”.

Projeto amplia poder de fiscalização de conselhos do Fundeb

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6850/10, do deputado Iran Barbosa (PT-SE), que amplia o poder de fiscalização dos conselhos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A proposta altera a lei que regulamenta o Fundeb (Lei 11.494/07). Os conselhos do Fundeb são formados por representantes do governo, de educadores e de pais e estudantes, com a finalidade de fazer o controle social sobre o uso dos recursos dos fundos voltados para a educação.

A proposta inclui entre as atribuições desses conselhos o acompanhamento dos recursos do salário-educação, o acesso a informações relativas ao salário pago a profissionais da educação pelo Fundeb e a fiscalização do emprego do montante destinado à manutenção e desenvolvimento do ensino.

"A legislação nacional tem dado passos firmes na direção do aprofundamento do controle social sobre os recursos e as políticas públicas. A iniciativa é necessária para a ampliação da transparência, da publicidade e da democratização ao acesso às informações públicas", afirma o deputado Iran Barbosa.

Além de acompanhar os recursos do Fundeb, os conselhos fazem a supervisão do censo escolar, atuam na elaboração da proposta orçamentária anual, acompanham a aplicação dos recursos federais transferidos para o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) e para o Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos, entre outros.

A legislação atual não garante, no entanto, aos conselhos do Fundeb a prerrogativa de acompanhar os recursos do salário-educação. Também não assegura o acesso dos conselheiros ao valor pago durante o ano (massa salarial) a cada profissional com recursos do Fundeb, embora permita a verificação da folha analítica dos educadores, com níveis, modalidades de ensino e estabelecimentos em que atuam.

O projeto garante ainda o direito de os conselhos requisitarem ao Poder Executivo cópia de documentos referentes a informações acerca da aplicação dos recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino, conforme previsto na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96). (Agência Câmara dos Deputados)

Produtores de cacau vão propor a Lula anulação dos contratos do PRLCB

Um documento assinado pela Associação dos Produtores de Cacau (APC), Amurc, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Comissão Nacional do Cacau e sindicatos rurais de vários municípios do sul da Bahia será entregue ao presidente Lula nesta sexta-feira, 26, durante sua visita oficial a Itabuna e Ilhéus. Segundo o presidente da APC, Henrique Almeida, está sendo articulado um encontro dos produtores com Lula, que aguarda confirmação do cerimonial do presidente.

O texto, conforme adianta Almeida, relata o histórico do endividamento dos produtores baianos, demonstrando os equívocos do PAC do Cacau em relação à renegociação das dívidas. Eles querem o apoio de Lula para a anulação de todos os contratos do Programa de Recuperação da Lavoura Cacaueira Baiana (PRLCB), entendendo que merecem atenção especial do governo federal nesse item, por terem sido prejudicados com o que consideram “malfadadas etapas” e “recomendações equivocadas” do referido plano.

O documento que será entregue ao presidente Lula lembra que o tema já é amplamente conhecido pelo governo federal. Todos os dados relativos ao endividamento dos produtores baianos constam de relatório entregue ao ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e já foram debatidos em audiências públicas no Senado Federal e Câmara dos Deputados.

O débito dos produtores de cacau do sul da Bahia gira em torno de R$ 1 bilhão. O principal entrave para a renegociação das dívidas é a securitização e sua inclusão no Programa de Saneamento de Ativos da Agricultura (Pesa). Os signatários da carta que será entregue ao presidente Lula querem que o governo federal estabeleça novas regras para o PAC do Cacau, criando condições para que todos os produtores da região possam aderir ao programa, corrigindo assim o que eles chamam de “distorções históricas”.

O presidente da APC, Henrique Almeida, embora concorde com tudo isso, reconhece também que houve avanços nas renegociações da dívida dos produtores que aderiram ao plano, principalmente com o apoio do Governo do Estado, que propôs uma nova tabela de rebate da dívida, inclusão de novos contratos e alongamento dos prazos para adesão ao programa. “Mas o Ministério da Fazenda, infelizmente, não acatou essas propostas, deixando cerca de 3 mil produtores sem acesso à renegociação das dívidas”, ressalva. (Fonte: Ascom da Associação dos Produtores de Cacau)


Lauro de Freitas reforça equipes para enfrentar período chuvoso

O trabalho de desobstrução dos rios e mais de 60 córregos que cortam o município de Lauro de Freitas, realizado como rotina pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, terá reforço neste período de chuvas fortes. A secretária Vânia Almeida, disse que a equipe contará com mais dez homens. “Serão 50 homens para fazer estes serviços. Atuaremos na prevenção”, pontuou. Esse trabalho de prevenção fez com a cidade resistisse bem às fortes chuvas que caíram sobre toda a Região Metropolitana de Salvador na segunda (22) e terça-feira (23).

Na manhã de terça-feira, a secretária visitou os locais que costumavam apresentar problemas quando as chuvas ficam mais fortes. “Não identificamos os alagamentos de antes. Apenas a Avenida Luiz Tarquínio ficou alagada, mas a água escoou rapidamente”, disse. Ela também esteve na Rua São Cristóvão, em Itinga, também conhecida como Jibóia, mas os transtornos não se verificaram. Ela disse que o trabalho preventivo também se deu com a poda das árvores. “Mesmo com a chuva e vento fortes, não houve registro de queda de nenhuma árvore”, assegurou. A secretária informou dois números para os quais a população pode ligar em caso de incidentes: para problemas com rede de iluminação, o 0800 284 8181; e para demais ocorrências, o Alô Sesp (0800 284 8833). Na Defesa Civil o atendimento é feito pelos telefones 3288-8628, (no horário administrativo,)ou 9982-7223 ou 9975-1737, 9983-5867. Nos finais de semana e feriados, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 3288-8608.

Também em estado de alerta, a Secretaria de Infra-Estrutura vai reforçar o trabalho de desobstrução em alguns pontos da rede de drenagem. Segundo o secretário Luís Cláudio Magalhães, a atenção é maior nesse período por conta do lixo. “As pessoas jogam o lixo nas ruas fora do horário de coleta e, quando chove, vem o alagamento”, lamenta. Ele comemorou inclusive o não alagamento das regiões do Rio Sapato e de Ipitanga. Mas disse que a situação da Luiz Tarquínio só será resolvida após a conclusão das obras de drenagem.

Obras - Através do Programa Resposta aos Desastres, a prefeitura realizou intervenções nas quatro principais áreas de risco de deslizamentos da cidade. Foram obras no Parque Mangueiras de Ipitanga (Alto de Itinga); Jardim Metrópole (Itinga); no HBB, em Vila Nova de Portão, e no Jardim União, também em Portão. A prefeitura recebeu R$ 7 milhões do Ministério da Integração Nacional. “As obras representaram uma mudança de foco substancial, já que metade destes recursos foi para contenção de encostas”, disse o secretário de Governo, Ápio Vinagre. Ele destaca que as intervenções significam uma vitória para a Defesa Civil do município. “As obras que foram realizadas sob a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura evitarão catástrofes”, comentou Vinagre. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas)


Governo quer nova proposta de divisão de royalties

O governo quer construir no Senado uma alternativa que garanta, ao mesmo tempo, o estabelecimento de uma nova divisão de royalties do petróleo e a aprovação dos quatro projetos que formam o marco regulatório da exploração do pré-sal, antes das eleições de outubro. A ideia de apresentar um projeto específico sobre o rateio dos recursos obtidos com a compensação financeira só será colocada na mesa se os esforços para a construção de um novo entendimento falharem.

Segundo o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), a estratégia inicial é tentar construir na Casa, ao longo dos próximos 45 dias, uma proposta que substitua o mecanismo de divisão de royalties aprovado na Câmara. Essa solução precisa garantir que os chamados Estados produtores - como Rio de Janeiro e Espírito Santo - não sofram as perdas imputadas pela chamada emenda Ibsen e, paralelamente, aumente o volume de dinheiro a ser rateado entre os demais Estados, que pelas regras atuais recebem pouco ou quase nada de royalties, uma compensação devida pelas empresas que exploram petróleo.

Se nesse prazo nenhuma solução for apresentada, Jucá defende o desmembramento do projeto, o que significaria que a questão dos royalties seria tratada em uma proposta específica após as eleições.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou ontem à noite com os líderes dos partidos da base aliada no Senado e reiterou o apelo para que a Casa encontre uma solução que evite a batalha entre Estados e, ao mesmo tempo, garanta a votação dos projetos do pré-sal, antes do início da campanha eleitoral.

O senador Antônio Carlos Valadares, líder do PSB, sugeriu o estabelecimento de regras de aplicação para os recursos obtidos com os royalties para todos os Estados e municípios, o que foi aceito pelos participantes do encontro. A ideia é determinar que o dinheiro obtido seja aplicado em obras de infraestrutura, ciência e tecnologia, saúde e educação, disse o senador, evitando que os recursos sejam aplicados apenas com gastos corriqueiros.

As dificuldades para construção de uma nova sistemática de rateio dos royalties passam não somente pela posição dos Estados não-produtores como também pela divisão de posições dentro da própria base aliada. (Agência Estado)

Trecho da ferrovia Oeste/Leste unirá Ilhéus a Caetité até julho de 2012

A Ferrovia da Integração Oeste/Leste (FIOL), cujo edital de implantação será assinado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira, 26, em Ilhéus, deverá ter seu primeiro trecho concluído até julho de 2012; o segundo até 2013, e o terceiro ainda não tem uma data definida pelo Ministério dos Transportes. Ao todo, a ferrovia terá um trajeto de 1,5 mil Km, num investimento de R$ 6 bilhões, ligando o município de Ilhéus, no sul da Bahia, à cidade de Tocantins.

O primeiro trecho que deverá estar concluído e inaugurado em julho de 2012, compreende a ligação entre Ilhéus e Caetité – 536 Km, ficando a segunda etapa, até a cidade de São Desidério, também município baiano, para ser entregue no ano seguinte. Já os 524 Km, sendo 410 Km em território de Tocantins, que se cruza com a ferrovia Norte/Sul, não têm previsão nem de início e nem de término. “Este é, sem dúvida, o projeto âncora do Complexo Intermodal Porto Sul, previsto para acontecer em Ilhéus e mudar a realidade econômica da cidade e de toda a região”, assegura o prefeito do município, Newton Lima.

Na opinião do prefeito de Ilhéus, ao garantir no município a realização do projeto, o presidente Lula e o governador da Bahia, Jaques Wagner, dão a verdadeira dimensão do compromisso que têm com o povo sulbaiano, “permitindo que, aqui, se realize a maior intervenção de infra-estrutura ocorrida nas últimas décadas em toda a Bahia”.

O Governo Federal considera a Ferrovia da Integração como primordial para o fortalecimento e crescimento da mineração, e, foi por isso que terminou se decidindo por iniciar a obra entre Ilhéus e a cidade de Caetité, onde se encontra instalado o projeto da Bahia Mineração (Bamin), que pretende escoar uma produção de cerca de 18 milhões de toneladas.

Mas a projeção da Valec, estatal para projetos ferroviários do Governo Federal, é que até 2018 a ferrovia faça o escoamento de 52 milhões de toneladas de carga transportada, sendo 45 milhões em minério de ferro, e ainda 5,2 milhões de toneladas distribuídos entre soja, açúcar e álcool.

A Ferrovia da Integração faz parte do Projeto Intermodal, financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que inclui também a construção de um porto offshore (que se encarregará da exportação final do minério e outros produtos) e de um aeroporto internacional, tudo localizado em áreas de Ponta da Tulha, na zona norte de Ilhéus. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Projeto da CEPLAC beneficia escola municipal em Jequié

A escola municipal Nossa Senhora da Luz, localizada no Km 3, é a primeira escola na Bahia a colocar em prática o projeto “Produção de Alimentos Orgânicos em Garrafa Pet”, iniciativa da CEPLAC, em parceria com a Prefeitura Municipal de Jequié através das secretarias de Educação e de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente. O projeto consiste na utilização da garrafa pet na produção de alimentos orgânicos, sob estrutura suspensa, como fonte de alimentação saudável para os alunos da escola.

Em Jequié, o projeto foi implantado na sexta-feira, 12 de março, pelo engenheiro agrônomo da CEPLAC, Agamenon Farias.

A secretaria de Agricultura garante a infraestrutura do projeto. “Este é um presente que nós estamos dando à escola, que servirá de espelho para todas as outras”, disse o Secretário Walter Sampaio Filho. “O homem gera resíduos, o homem transforma em alimentos, isto é sustentabilidade”, explica o engenheiro agrônomo, Agamenon Farias.

Na horta orgânica suspensa da escola os alunos aprendem a cultivar hortaliças como: alface, salsa, cebolinha e coentro. O plantio pode ser diretamente com sementes ou por transplantio de mudas, a depender do tipo de hortaliça. A irrigação é feita por aspersão, ou seja, que faz a água respingar, com o uso da garrafa pet. O adubo orgânico será a mistura dos restos de alimentos da própria escola e esterco de gado.

Com a utilização dessa prática, os estudantes contribuem para minimizar os impactos ambientais, recolhendo as garrafas pet em locais inadequados, residências e estabelecimentos comerciais. A escola também desenvolve aliada a “Produção de Alimentos Orgânicos em Garrafa Pet”, o Projeto “Alimentação Saudável na Escola”, que incentiva o consumo de alimentos orgânicos saudáveis, com alto valor nutritivo, ricos em vitaminas e sais minerais, que são oferecidos na merenda escolar. (Prefeitura de Jequié)

Prefeitura de Barreiras busca parcerias para o desenvolvimento da cidade

Nessa semana a prefeita Jusmari Oliveira fortaleceu parceiras importantes para o desenvolvimento de Barreiras. Este tem sido um dos pontos fortes do governo municipal.

Dois importantes acordos foram firmados. O primeiro com o diretor da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, Emerson Leal, para maior investimento nos pequenos produtores do oeste, e o segundo com o grupamento do Corpo de Bombeiros em Salvador, para o treinamento da brigada que atuará no aeroporto de Barreiras.

Fortalecer a agricultura familiar é um dos principais compromissos do nosso governo e a cooperação técnica com a EBDA será fundamental nesse sentido. Não mediremos esforços”, comentou a prefeita Jusmari Oliveira.

Em sua visita ao grupamento do Corpo de Bombeiros, a prefeita solicitou o treinamento da brigada que atuará no aeroporto de Barreiras. “As parcerias são o ponto forte do nosso governo. Através delas conseguimos a vinda do esgotamento sanitário, o Programa Minha Casa, Minha Vida e muitas outras conquistas”, comentou a prefeita Jusmari Oliveira. (Prefeitura de Barreiras)

Prefeitura de Paulo Afonso cumpre pagamento do piso dos professores desde 2009

De acordo com a secretária municipal de Educação, Selma Carvalho, a remuneração dos professores do município varia entre R$ 1.358,50 a R$ 2.201,10, com formação em magistério a pós-graduação, valor inclusive maior do que o determinado pelo MEC, além da vantagem pessoal por tempo de serviço. "Como nós já pagamos o que determina o Ministério desde o ano passado, a grande maioria dos professores não aderiu à paralisação. Tivemos alguns casos que estão fazendo parte somente para dar apoio à luta dos colegas de outros municípios, que ainda não pagam o piso determinado", frisou Selma.

"Apesar de ter um prazo até este ano para que o valor seja pago aos docentes da rede municipal, o prefeito Anilton Bastos decidiu pagar integralmente a quantia desde fevereiro de 2009, e os professores municipais já vêm recebendo o valor sancionado desde então", falou a secretária.

Quanto ao aumento do tempo de planejamento das aulas para um terço da carga horária de trabalho do professor, a Prefeitura aguarda decisão do STF. A lei que prevê o piso do magistério foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em julho de 2008, instituindo que o piso nacional seja pago a todos os professores da Rede Pública para uma carga horária de 40 horas semanais, a partir deste ano. (Prefeitura de Paulo Afonso)

Inscrições para oficinas da Fundação Cultural de Ilhéus continuam abertas

Continuam abertas as inscrições para a temporada 2010 das Oficinas de Formação Artística e Cultural promovidas pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci). Mesmo com o começo das aulas, os cursos ainda dispõem de vagas que podem ser preenchidas, bastando apenas que os interessados compareçam à sede da entidade, localizada à rua Jorge Amado, das 13h às 18h. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 3634 – 8986.

São sete oficinas no total: Pintura em Tela, sob a orientação do artista plástico Carlos Makalé; Pintura em Tecido, com Maria Conceição Hoisel; Arte em Papel, com o professor Joferson Ferreira; Teatro Infantil com a atriz Jocélia Kaffer; Teatro para jovens e adolescentes com o professor Pawlo Cidade; Bateria com o músico Sabará e Restauração, com a restauradora do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (IPAC). As oficinas estão divididas nos turnos matutino (Teatro infantil e Pintura em Tela), vespertino (Arte em Papel, Restauração e Arte em Papel) e noturno (Teatro Adulto, Bateria).

Desde que a Casa de Cultura de Ilhéus, criada pela Lei nº 1.183, de 26/05/78, passou a se chamar Fundação Cultural de Ilhéus, em 30 de abril de 1995, foi instituída uma política pública de cultura com implantação das Oficinas Artísticas e Culturais. A princípio, denominadas de Oficinas de Arte Integrada, elas ocorriam somente na sede da Fundação. Por ano, cerca de 150 entre jovens, adultos e crianças, são beneficiados com as oficinas. Em 2010, a Fundaci dará continuidade às caravanas culturais, que promovem a descentralização das oficinas para bairros e distritos de Ilhéus. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)


Minha casa minha vida chegará a Quixabeira

O prefeito de Quixabeira, Eliezer Costa, participou no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, da solenidade de assinatura de protocolo do programa Minha Casa, Minha Vida.

Ele assinou convênio no valor de R$ 360 mil para a construção de 30 casas, na primeira etapa do programa em Quixabeira. O inicio da execução do projeto poderá acontecer dentro de três meses. O programa Minha Casa, Minha Vida é uma ação do governo federal com a contrapartida de Estados e Municípios e beneficia famílias de baixa renda que não dispõem de casa própria.

Segundo o prefeito Eliezer Costa, o desafio agora é encontrar um local que tenha uma infra-estrutura adequada e de acordo com as exigências do programa. "A construção dessa primeira etapa do programa Minha Casa, Minha Vida é de grande importância para o município de Quixabeira", ressaltou.

O prefeito garantiu que estará sempre em busca de recursos para beneficiar mais famílias do município. Ele acrescentou que não medirá esforços para vencer o desafio de combater o déficit habitacional em Quixabeira. (Prefeitura de Quixabeira)

Irecê: Diversas atividades diárias pela preservação do Meio Ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável interditou em Irecê uma queimada ilegal de ossos. As ossadas vinham sendo queimadas há mais de um mês, promovendo intensa poluição atmosférica, o que levou moradores a denunciarem a mesma. Uma equipe de agentes ambientais e da Polícia Civil acompanharam o Secretário João Gonçalves na operação, que resultou na interdição da prática e no acordo entre o Município e o proprietário; ficando firmado que a atividade só poderá continuar após a adoção de medidas técnicas e estruturais adequadas. Segundo o mesmo, as cinzas eram vendidas para fábrica de ração de frangos em Feira de Santana.

Foi realizado também o plantio de mudas arbóreas no bairro Recantos das Árvores, beneficiando moradores das ruas Lídio de Castro Dourado, Rio Tapajós, Rio Corumbá e Rio Iguaçú.

O secretário João Gonçalves informou que a ação vai ocorrer em outros bairros e povoados dando sequência ao programa “ADOTE UMA ÁRVORE”. Nesta etapa serão plantadas 2 mil mudas de árvores nativas, disse o secretário. (Prefeitura de Irecê)


Bahia é maior produtor de graviola do mundo, segundo governo

A Bahia é o maior produtor mundial de graviola, segundo divulgou nessa segunda-feira (22) a assessoria do governo do estado. Os dados são da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), mostrando que o estado produz oito mil toneladas de graviola ao ano. A fruta é típica do sul do estado, onde é a terceira cultura mais importante, atrás do cacau e da banana.

Para chegar a essa conclusão, foram visitadas propriedades em Una, Valença, Gandu, Ilhéus, Wenceslau Guimarães e Tancredo Neves, mais de 700 hectares. Segundo o diretor de defesa vegetal da Adab, Armando Sá, 'os produtores apostam cada vez mais na fruta, pois ela é utilizada em indústrias processadoras na produção de sucos e polpas e este mercado está em expansão”. (Correio da Bahia)


Prefeitura e CONDER unidas para o funcionamento do aterro sanitário

Na última terça (23), uma equipe da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (CONDER) compostas por Ana Cristina, Ângela Bahia e Lícia Helena reuniram-se com o prefeito Ramiro Campelo para exibição do projeto de inserção social que é voltado para os profissionais que utilizam a reciclagem como meio de vida. A pedagoga Ana Cristina, apresentou ao diretor de Promoção Social e a assistente social, André Coutinho e Luana Weber, respectivamente, o projeto que tem como objetivo implantar na comunidade a consciência da necessidade da coleta seletiva através de palestras educativas e posteriormente causar o efeito de dignificação dos recicladores no momento do processo seletivo dos materiais.

“Nosso objetivo é estar junto a prefeitura, que no momento demonstra total aceitação da ideia de nossa equipe, construindo uma percepção social capaz de beneficiar a comunidade e aos pais e mães de família que sobrevivem das atividades de reciclagem”, destacou Ana Cristina, pedagoga, responsável pelo projeto. A prefeitura municipal de Valença, através da secretaria de Promoção Social estará prestando total apoio institucional para realização do projeto. Participaram da reunião Vidalto Oiticica, Osni Melgaço, atual presidente do CDL e Juliana Brito. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Valença).

Programação especial celebra Dia do Teatro e do Circo

No sábado (27/03) é comemorado o Dia Nacional do Teatro e do Circo. Para marcar a data, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), realiza de hoje até domingo (28/03) diversas atividades para os públicos infantil e adulto. A programação especial começou no dia 23/03, com café da manhã, no auditório da Cidade do Saber, na presença do prefeito Caetano e do secretário de Cultura, Vital Vasconcelos, para debater a revitalização do Teatro Magalhães Neto.

As comemorações prosseguem até domingo, com espetáculos, oficinas de iniciação teatral, de preparação vocal para ator, teatro para crianças, oficinas de teatro e circo, cortejo afro, roda com grupos de teatro e circo, entre outros. Para crianças entre 6 e 14 anos de idade, serão oferecidas quatro turmas com cinco vagas cada uma. Já as oficinas de teatro destinadas aos adultos são oferecidas 25 vagas em duas turmas distintas. As mostras com o resultado das oficinas serão apresentadas no domingo.

Para participar das oficinas específicas de circo, os interessados devem se dirigir a Secretaria de Cultura, ou entrar em contato pelo telefone 3621-1588. As atividades são abertas ao público, com entrada gratuita. Confira abaixo a programação completa:

Dia 24/03/2010 (Quarta – feira)

Circo Kadoshy

10h - Abertura do I Encontro de Teatro e Circo e Homenagem aos Mestre Pé de Ferro e Cilene Guedes.

Casa da Criança e do Adolescente

13h às 17h - Oficina de Teatral para Crianças, com o diretor teatral Tony de Souza.

19h - Espetáculo Circo Kadoshy

Dia 25/03/2010 (Quinta – feira)

Circo Kadoshy

8h ás 12h – Oficinas de perna de pau, tecido, palhaço, trapézio.

Auditório da Cidade do Saber

13h às 17h - Oficina de Teatro físico, com o diretor teatral Tony de Souza.

19h - Espetáculo do Circo Kadoshy

Dia 26/03/2010 (Sexta – feira)

Auditório da Casa da Criança e do Adolescente

8h ás 12h - Oficina de Iniciação Teatral, com o diretor teatral Dadilson Aragão

Circo Kadoshi

8h ás 13h - Continuidade das oficinas de perna de pau, tecido, palhaço, trapézio.

Auditório da Cidade do Saber

13h - Mesa redonda: A atuação da Fundação Cultura do Estado da Bahia no Interior com Gisele Nussbaumer (Diretora da Funceb) e os respectivos diretores do núcleo de Circo e Teatro e o secretário de Cultura, Vital Vasconcelos.

19h - Espetáculo do Circo Kadoshy

Encontro de Teatro e Circo

Mostra Paralela em Vila de Abrantes, com o Grupo de Teatro Nossos Trecos

8h - Oficinas de perna de pau, malabares e construção de personagens.

13h - Debate sobre formação de grupos em comunidades

Oficina de preparação vocal para ator

Mostra de grupos locais, salvador e região metropolitana, acontecendo no Instituto Mario Novaes (em frente à escola Estadual Darcy Mamede).

Cortejo Artístico - Encerramento na escola Mario Novaes na praça da Matriz em Abrantes

Dia 27/03/2010 (Sábado)

Circo Kadoshi

8h às 12h – Oficinas de perna de pau, tecido, palhaço, trapézio.

14h – Roda com os grupos de Teatro e circo, com o tema O Teatro em Camaçari

20h - Teatro da Cidade do Saber – Espetáculo teatral “Batatas”, baseado na obra de Nelson Rodrigues.

Dia 28/03/2010 (Domingo)

Circo Kadoshy

10h – Mostra de Encerramento das Oficinas de Teatro e Circo

19h - Espetáculo do Circo Kadoshy (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)


Rede de Assistência discute a integração de ações em Itabuna

Técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Projovem, do Peti, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e outras entidades participam, nesta quinta-feira (25), de encontro voltado ao fortalecimento da rede de proteção social. Na agenda, também estão incluídas as dificuldades enfrentadas pelo Creas e as diversas unidades no atendimento a pessoas que tiveram seus direitos violados, vítimas de violência física, psicológica, sexual ou negligência.

O coordenador do Creas, Edson Braz, explica que a programação será iniciada no período da manhã, na sede Cras, situada no Jardim Grapiúna, com apresentação de relatórios das ações do Centro de Referência de Assistência Social, Projovem, Peti e Creas, inclusive com relação à aplicação de medidas socioeducativas determinadas pela Vara da Infância e da Juventude para adolescentes que praticaram atos infracionais.

No período da tarde, os grupos de trabalho participam de sabatina na sede Creas, na Avenida das Nações Unidas, onde cada equipe do Cras, Peti, Projovem, e do próprio Centro de Referência Especializado em Assistência Social terá um prazo de 30 a 40 minutos para responder a questões específicas. Braz explica que o Creas oferece atendimento por meio de uma intervenção psicosocial, com acolhimento das vítimas da violência nos seus vários aspectos e seus familiares. O centro oferece ainda oficinas de dança, artesanato, arte em unhas e toque de beleza, que têm o objetivo de proporcionar interação e inclusão social dos participantes, valorizando ao mesmo tempo a autoestima e a expressão dos sentimentos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)

CMS organiza regimento da IV Conferência da Saúde

Membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) estiveram reunidos em plenária com delegados para avaliar o regimento interno que disciplinará a IV Conferência Municipal de Saúde de Itabuna. Na reunião, nesta segunda-feira (22), foram votadas propostas de modificação nas normas regimentais.

A IV Conferência, que tem como tema central “A saúde que temos e a saúde que queremos”, será realizada nos dias 13, 14 e 15 de abril, no Centro de Cultura Adonias Filho. O evento terá como presidente de honra o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, e será presidido pelo vice-prefeito e secretário da Saúde, Antônio Vieira.

O evento apresenta como objetivo avaliar e propor diretrizes da política para o setor de saúde; discutir temas específicos para propor novas medidas da política de saúde, através da discussão dos problemas de saúde do município e da proposição de diretrizes para atualizar o Plano Municipal de Saúde. Além da temática central, a conferência ainda abrange os subtemas “A consolidação do Pacto de Gestão”; “Financiamento da saúde/fundo municipal”; “Controle social”, Modelo de atenção” e “Organização dos serviços”.

Promovida pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria da Saúde, a Conferência inclui na sua programação mesas redondas, plenárias temáticas e plenária final. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)