Ilhéus abre inscrições de professores para Programa Brasil Alfabetizado 2009

Desde 2003, o Ministério da Educação (MEC) realiza o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), que tem como objetivo central a alfabetização de jovens, adultos e idosos. No Brasil, o programa atende 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Todas essas cidades recebem apoio para a implantação do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Em Ilhéus, a Secretaria Municipal de Educação deu início às inscrições do Programa na última sexta-feira (07).

De acordo com informações do Secretário da pasta, Sebastião Maciel, os professores interessados deverão comparecer à sede da Secretaria de Educação, no Centro Administrativo, localizado na Avenida Itabuna, nº 2222, munidos de cópia xerografa da identidade, CPF, comprovante de endereço e currículo. Maiores informações podem ser obtidas por meio dos telefones (73) 2101 – 6460 e 2101 - 6488 e também no portal do MEC: http://portal.mec.gov.br. “Poderão concorrer a uma vaga para participar do programas, professores que sejam graduados ou que estejam em graduação, e que tenham experiência no programa em sala de aula”.

De acordo com a coordenadora de Projetos e Programas da Secretaria Municipal de Educação, Celiney Tavares, as inscrições seguem até o dia 20 deste mês. “Após o encerramento das inscrições, será realizada a seleção dos professores-alfabetizadores, o cadastramento dos alunos e a formação inicial do programa, que dura um período total de oito meses”. As aulas, ainda segundo Celiney Tavares, podem ser realizadas em sala de aulas alternativas “podendo ser ministradas em salões de igreja, de entidades ligados à movimentos sociais, etc, desde que sigam os padrões exigidos pelo MEC”.

O Programa Brasil Alfabetizado é considerado uma porta de entrada para o sistema regular de ensino para pessoas, que por algum motivo, não conseguiram concluir a alfabetização, antes dos 15 anos de idade. Ano passado, somente em Ilhéus, sessenta e cinco pessoas, entre professores e coordenadores, realizaram as aulas do programa com a participação de seiscentos alunos. Para este ano, a meta da Secretaria de Educação é alfabetizar cerca de 800 pessoas. Ainda de acordo com a coordenadora, aproximadamente setenta professores devem participar do programa. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)