Ações inéditas garantem acesso de famílias ao Bolsa Família

O município de Itabuna vem desenvolvendo ações inéditas visando garantir o acesso de famílias dentro do perfil apropriado para o recebimento do benefício do programa federal do Bolsa Família. Entre as inovações estão a criação da comissão permanente de auditorias e atendimento, a ampliação do número de atendentes que passou de quatro para 30, além do aumento no horário de atendimento que agora inicia às 8 e se estende até às 17 horas.

O diretor do Departamento de Combate a Pobreza, Márcio Abreu, informou que a comissão permanente de auditoria é uma equipe multidisciplinar, composta por estagiários de nutrição, economia, serviço social, psicologia, direito e pedagogia. “Desse modo, pretendemos garantir a percepção das necessidades de cada família, o que possibilita o encaminhamento das mesmas para serviço ou programa adequado dentro da rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, concluiu Márcio Abreu.

De acordo com a assessora de acompanhamento de programas externos, Marina Santos Silva, a formação dessa comissão possibilita o atendimento de auditorias solicitadas pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome como também das auditorias promovidas por iniciativa do município.

A partir de setembro, a população de Itabuna também vai contar com mais duas unidades de atendimento: uma no bairro Nova Ferradas e outra no Jardim Grapiúna. “Queremos descentralizar nosso serviço, para facilitar o acesso das pessoas ao auxílio” frisou o coordenador do Programa Bolsa Renda Municipal, Alisson das Virgens Silva.

Alisson Silva ainda lembrou que o município vem mantendo contato com profissionais de Brasília, com o intuito de cada vez mais melhorar o serviço e oferecer um atendimento mais eficiente. Neste sentido, vieram a Itabuna a Secretária Nacional de Renda de Cidadania Substituta, Camile Mesquita e a Coordenadora Geral de Gestão do Cadastro Único, Ana Gabriela Sambiase, do Ministério do Desenvolvimento Social. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)