Na reunião dos prefeitos associados da Amirs vários temas foram colocados pelo presidente da entidade o prefeito de Barra do Choça, Oberdan Rocha, sendo enfocado o tema saúde como base do encontro. Mirian Souto, explicou que o consórcio da saúde irá levar aos municípios a uma forma legal de atender as necessidades da população em todas as cidades associadas. Para ela a força política dos prefeitos foi determinante na vinda da UPA a ser instalada em Poções e que irá atender a região, estimada em quase 250 mil habitantes.
Outro ponto destacado por Mirian, foi o Samu 192, que está em negociação com a central única em Vitória da Conquista e completou: “não tenho dúvida que após o fechamento deste consórcio, a saúde da região será outra, na qualidade e na rapidez do atendimento, se o povo cobra dos prefeitos soluções, agora estão tendo a resposta com a UPA e o Samu”, disse Mirian.
Para o prefeito de Poções, Luciano Mascarenhas, esta união vem de anos na entidade. “O municipalismo é a bandeira que hoje mobiliza e traz os resultados. O consórcio da saúde já é realidade e não só a população de Poções será atendida, mas todas as cidades que fazem parte desta formação administrativa legal, para atender a população carente”, afirmou Luciano.
O presidente da Amirs, Oberdan Rocha, disse que Vitória da Conquista não pode ter medo do crescimento das cidades em sua volta, “ter autonomia e não saber direcionar é viver na ditadura, vamos continuar lutando em todas as esferas dos governos para a implantação do Samu, um braço forte para ajudar a UPA e os hospitais da região”, concluiu Oberdan.
Durante a reunião foi apresentado aos prefeitos, o projeto da Cana, que pode ser implantado no município em forma de associação ou cooperativa, visando à produção de álcool combustível, cachaça, melaço e rapadura. A implantação da usina é fácil e tem um custo baixo para atender toda a produção dos agricultores, principalmente da agricultura familiar.
Oberdan informou aos prefeitos sobre a reunião com os membros da concessionária vencedora da exploração do pedágio na BR 116, foi agendado para o dia 13 de agosto às 9 horas na Câmara de Vereadores de Poções. Segundo o presidente, as dúvidas sobre a cobrança do ISS serão tiradas com os prefeitos envolvidos com o território da BR de cada município.
Várias reivindicações foram apresentadas pelos prefeitos, o de Caetanos, Antonio de Silvino, reivindicou ajuda para uma mobilização junto ao governo, já que as obras do sistema de abastecimento de água pararam em seu município. A empresa retirou as máquinas e deixou a obra no meio do caminho. Como solução, os prefeitos aprovaram uma audiência com o governador e até mesmo uma mobilização na praça com a participação de todos os prefeitos, vereadores, população, justiça e a imprensa.
Outra situação difícil relatou o prefeito de Nova Canaã, Marivaldo Fraga, as 18 salas de aulas em construção pelo governo do estado não “anda” e ele vem realizando com recursos do município. A administração estadual nunca deu satisfação do repasse das verbas.
O prefeito de Poções Luciano Mascarenhas, explicou ainda que todas as medidas que vem sendo feitas pela diretoria da Amirs, são conduzidas em beneficio da população e completou, “o governo de Poções agradece o apoio e a confiança na aquisição da UPA, isso mostra a nossa união e o desejo de continuar defendendo o municipalismo que fortalece ainda mais os prefeitos que levam para suas cidades o desenvolvimento”, completou Luciano. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções)