Seguem em ritmo final as obras do Fórum Eleitoral de Ilhéus, localizado na Avenida Governador Roberto Santos, Esperança. Considerado um dos maiores do interior da Bahia, o prédio vem recebendo retoques finais e deve ser entregue à comunidade no próximo mês. O Fórum Eleitoral de Ilhéus é o décimo a ser construído no estado e possui 900 metros² de área total construída, incluindo depósito para os equipamentos, sala de treinamento e espaço adequado para o funcionamento dos cartórios eleitorais das duas zonas que funcionam na cidade, além de Central de Atendimento ao Público (CAP).
A sede própria visa sanar, definitivamente, com o problema de instalação da estrutura administrativa da Justiça Eleitoral em Ilhéus. Atualmente o cartório eleitoral funciona em salas cedidas pelo Judiciário Estadual, no Fórum Epaminondas Berbert de Castro. Além de atender à comunidade ilheense, o Fórum irá prestar atendimento também às cidades circunvizinhas de Canavieiras, Una, Uruçuca e Itacaré, funcionando como pólo regional. Na Bahia, as cidades de Barreiras, Juazeiro, Vitória da Conquista, Guanambi e Cruz das Almas contam com Fórum Eleitoral em sede própria. Já Alagoinhas, Feira de Santana, Jacobina, Camaçari e Jequié também iniciaram a construção de um prédio próprio para abrigar o Fórum Eleitoral.
Com o prédio, a estrutura da Justiça Eleitoral na cidade será ampliada e permitirá ainda uma grande economia com despesas de locação de imóveis para armazenamento de urnas e melhoria da logística das eleições, além de proporcionar condições necessárias para o atendimento de excelência e qualidade aos cidadãos. De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ilhéus possui 126.569 eleitores, distribuídos em duas zonas eleitorais (25ª e 26ª) e é considerado o quinto maior colégio eleitoral da Bahia. O prédio integra plano de extensão do TRE. Já o terreno foi doado pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, em abril do ano passado, com a anuência da Câmara Municipal. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)