Iniciados os preparativos para a I Feira de Turismo do Território de Irecê

Após mobilização envolvendo os gestores de meio ambiente e turismo da região, inclusive do Comitê Gestor do Território e da União das Prefeituras do Platô de Irecê, foi realizada na na sala de reuniões da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da cidade de Irecê - SEMADES, encontro de trabalho visando a organização da I Feira de Turismo do Território, prevista para acontecer ainda neste semestre.

Durante o evento os secretários municipais comentaram sobre as potencialidades de cada município, onde pode se desenvolver o turismo ecológico, rural, cultural e de eventos, bem como o comercial e o de prestação de serviços.

A pedido do colegiado, a SEMADES ficou como ponto de apoio e foi criado o Forum de Dirigentes Municipais de Turismo e Meio Ambiente, que será o responsável pelas articulações preparatórias para o evento.

Sustentabilidade – Na opinião dos dirigentes o desenvolvimento dos diferentes eixos turísticos é estratégico para a geração do emprego e renda, redução das desigualdades sociais e consequentemente da violência rural e urbana. No campo, o turismo rural, cultural e ecológico pode estimular o sentimento de revitalização e proteção dos recursos naturais, potencializando a preservação da biodiversidade local, revivificar a cultura popular e a fixação das famílias em seu habitat.

Nas cidades, o turismo comercial, cultural, de eventos e prestação de serviços, pode ampliar a qualificação do emprego e aumentar o número de postos de trabalho em bares, restaurantes, nas áreas de saúde, educação, hotelaria e transporte, além de estimular a indústria criativa. (Prefeitura de Irecê)