Camaçari experimenta um novo ciclo de expansão e acumula bons investimentos na indústria, comércio e setor de serviços. A expectativa é de que nos próximos meses, com inauguração de novos empreendimentos, sejam gerados mais de 15 mil postos de trabalho. Estão em andamento, na Via Parafuso, as obras de construção da Fixar, fábrica de pregos, e o Centro de Distribuição das Casas Bahia. Na área do Pólo Plástico, será inaugurada a Manserv, empresa de prestação de serviços; a Sugar, fabricante de ventiladores, exaustores e fogões; a Peroxi Bahia, produtora de hidrogênio; mais a Reistar. Esta última vai produzir aparelhos de DVD, rádios, batedeiras e secador de cabelos.
No dia 7 de abril, o Pólo Industrial ganha a Linde Gases, maior produtora de gases do mundo. A empresa vai ocupar a área da antiga Rhodia Nutrição Animal. Também está prevista a construção do complexo hoteleiro Sol Meliá, na praia de Jenipabu, Guarajuba. As obras devem começar ainda este ano. Esta semana o Pólo de Apoio de Camaçari recebeu a Terwal Máquinas. O crescimento do Município foi significativo nos últimos quatro anos. Somente as indústrias passaram de 201 para 336, um acréscimo de 67,16%. O comércio, que somava 1.504 estabelecimentos, passou para 2.473 empreendimentos.
O setor de serviços foi o que mais cresceu, com 93,65% de acréscimo. Em 2005, o número de empresas era de 1.908 e hoje são 3.695 estabelecimentos. O Pólo Industrial de Camaçari, primeiro complexo petroquímico planejado do país, é um dos grandes responsáveis pelos resultados. Atualmente, são mais de 90 empresas químicas, petroquímicas e de outros ramos de atividade, a exemplo da indústria de celulose, metalurgia do cobre, têxtil, bebidas, automotiva, entre outras.
LEGISLAÇÃO - As políticas de incentivos fiscais também colaboraram com o desenvolvimento econômico de Camaçari. Empresários e trabalhadores contam com o Programa Municipal de Desenvolvimento Industrial, Comercial e de Prestação de Serviços (Pró-Desenvolver) e o Programa de Promoção do Emprego (Pró-Emprego).
O primeiro está regulamentado pela lei 438/99, que garante às novas empresas redução ou isenção, por até 10 anos, dos impostos sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Transmissão Inter-Vivos (ITIV). Os critérios de incentivos fiscais variam de acordo com o tipo de atividade, número de empregos diretos e indiretos gerados e investimentos sociais feitos.
Já o Pró-Emprego, previsto na Lei 618/03, determina que os postos de trabalho devem ser ocupados, em pelo menos 80%, por trabalhadores residentes e domiciliados em Camaçari há mais de dois anos. A legislação também inclui benefícios para as empresas que garantirem 5% das vagas aos portadores de necessidades especiais e mais 5% aos jovens com idade entre 16 e 24 anos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)