Sons do Vale no lançamento da revista Canta Vale

No dia 05, sábado, a partir das 22h no Quintal do Poeta, no município de Juazeiro, será realizado o show Sons do Vale com a participação do compositor e instrumentista Paulo Gabiru e o lançamento da revista Canta Vale-15 anos, transformando arte em fonte de emprego e renda para o povo do Vale do Rio São Francisco.

O Canta Vale desenvolve há 15 anos campanhas, programas e eventos que visam o fortalecimento de ações em defesa da preservação do Velho Chico, não apenas do ponto de vista ecológico, mas também, do ponto de vista sociocultural. Através da cultura, da divulgação da música regional, do folclore e de das artes em geral, tem conseguido manter uma dinâmica e criado possibilidades para o resgate e consolidação da Cultura Popular no Vale do Rio São Francisco.


Compositor e instrumentista, Paulo Gabiru compõem com boa dose de dramaticidade com perfil épico da região são-franciscana, articulando acordes nos meandros do contexto sociocultural. Sua presença no campo musical é de fundamental importância não só como componente de um quadro que se expande conquistando fronteiras, senão também por influenciar novas gerações de compositores que interagem para o fortalecimento da música popular em nosso país e, especificamente, promover a musica regional: inesgotável fonte de transformações estilísticas sobre sólida base rítmica.

Seu trabalho musical apresenta estruturas nitidamente ecléticas, um trabalho onde a criatividade é tônica marcante. Basta atentar para os arranjos que evidenciam rico mosaico de variações. Não obstante a inserção de outros ritmos há um traço predominante, provavelmente originário das toadas regionais: traços como se fora estigma de um temperamento musical sempre revigorado pelas raízes do vale do Rio São Francisco.

Paulistano de nascimento, criado na baixada santista, identificou-se com as águas barrentas e ‘cheias de segredos’ do Rio São Francisco, indo e vindo nos “velhos gaiolas” junto com seus pais, em todas as férias, aportou de modo definitivo em Bom Jesus da Lapa (Ba), por volta do ano de 1974, onde, há alguns tempos atrás, foi agraciado com o titulo de cidadão lapense, por Decreto do Poder Legislativo Municipal.

Apresenta passagens por diversos grupos musicais no interior do Estado, destacando-se em Salvador no Quinteto Fred Dantas em 1989. Participou de alguns festivais de musica em cidades como: Montes Claros (MG), Januária (MG), Juazeiro da Bahia (BA), Ibotirama (BA), Livramento (BA), Brumado (BA), Barreiras (BA), Carinhanha (BA), Bom Jesus da Lapa (BA) sagrando-se sempre vencedor, em 2003 venceu o Festival da Educadora com a musica Razão que também faz parte da trilha sonora do Filme Espelho d’água.

Paulo Gabiru cresceu ouvindo o resfolegar da antiga ‘Maria Fumaça’ da já extinta estrada de ferro Sorocaba, depois substituída pelas (na época moderna) locomotivas a ‘Díesel’. (Seu Pai era ferroviário). Viu no horizonte do mar os grandes navios que lentamente se aproximavam do porto de Santos e trocou a água salgada pelo doce sabor de viver às margens do Rio São Francisco. Segundo os organizadores do evento, adquirindo o kit cultural (01 Revista, 01 DVD e 01 etiqueta) relacionado ao movimento, você estará contribuindo para a turnê de divulgação do Movimento Velho Chico Beat em outras regiões do Brasil. Contatos: (71)9932-4261 (71)8859-7890 e-mail projetocantavale@yahoo.com.br