Porta de entrada para o Litoral Norte, Lauro de Freitas abre a discussão sobre a importância do fortalecimento dos produtores locais para o abastecimento da infraestrutura hoteleira e de serviços no desenvolvimento do turismo da região. A questão é tema central do “III Fórum Comunidades e Turismo – A Produção local associada ao Turismo”, que será realizado entre os dias 10 e 13 de dezembro, no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão. O Fórum é promovido pelo Cluster de Turismo Costa dos Coqueiros e Prefeitura de Lauro de Freitas, com apoio do banco Santander.
A intenção do evento é associar de forma positiva a produção local com a cadeia produtiva de turismo, por isso o fórum será ocasião para reunir autoridades governamentais, empresariais e comunitárias para conhecer e participar do desenvolvimento da cadeia produtiva. O tema será trabalhado através de palestras, mesas redondas, mini-cursos para produtores e empresários locais e também com a apresentação de estandes de órgãos públicos e privados de fomento à produção. Durante o fórum, produtores locais poderão expor seus produtos, serviços e manifestações artísticas da Costa dos Coqueiros. Os organizadores do evento acreditam que a cultura de cooperação e do associativismo é o melhor caminho para o desenvolvimento regional.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Antônio Lyrio, aponta que a escolha da cidade de Lauro de Freitas como sede do evento já mostra o potencial que a cidade tem e que pode ser ainda melhor desenvolvido com o andamento das políticas realizadas pelas diferentes pastas que dotam a cidade de infra-estrutura para acolher os visitantes. “O incremento das atividades do turismo mexe com todo o governo, principalmente porque há necessidade de investimentos desde a saúde até o serviço de transportes”, apontou o secretário. Lyrio ressaltou a força das manifestações culturais como chamariz para o turismo e apontou o esforço da administração municipal para que Lauro de Freitas desponte como um dos mais importantes destinos turísticos da Bahia.
Para o diretor executivo do Cluster de Turismo Costa dos Coqueiros, Armando Ollandezos, a maioria dos empreendimentos da região desconhece a qualidade do que é produzido na região. Ele destaca, no entanto, que falta qualificação na produção local de hortaliças, frutas e verduras e microcrédito para os pequenos produtores. “Seriam créditos que iriam de R$ 2 mil a R$ 10 mil, mas que, no conjunto, fariam uma grande diferença na qualificação dos produtores locais”. Ele critica ainda a infraestrutura viária entre as cidades que compõem a Costa dos Coqueiros (Lauro de Freitas, Camaçari, Mata de São João, Entre Rios, Esplanada, Conde e Jandaíra), o que dificulta o transporte de mercadorias da região para as empresas de hotelaria.
Discussões – Entre as mesas redondas, estão previstas as discussões de “negócios e associativismo”, “desenvolvimento econômicos e preservação ambiental”, “organização/gestão estratégica de destinos turísticos” e “políticas públicas para o setor de turismo”. Já as palestras serão sobre “O turismo na Bahia”, “programas internacionais de inclusão social”, “projeções do mercado turístico e imobiliário local”, “os arranjos produtivos locais”, “a produção associada ao turismo” e “projetos de sustentabilidade”. A programação ainda prevê mini-cursos (processos e produtos; gestão associativista; controle financeiro – custos e preços; e alimentos seguros) e exposições (produtos artesanais; produtos industriais; stands de órgãos públicos e de fomento; e apresentações artísticas regionais). (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas)